> > >

Pesquisar este blog

segunda-feira, 28 de julho de 2008

IG - IG (Evangelho)


Veja o que um ateu nos pergunta: "Se Deus nos ama tanto e quer que estejamos com ele, por que ele poria nossas almas em risco AO DEIXAR A DIFUSÃO DE SUA PALAVRA A CARGO DE SERES HUMANOS FALÍVEIS, mentirosos e pecadores? Será que um professor deixaria um dos alunos assumir seu lugar se isto pusesse em risco o futuro da classe?" Como um protestante responderia a esta provocação? Não sei, mas o que o católico responderia, mais ou menos, seria isto: "Se ele não tivesse poder para tornar INFALÍVEL UMA AUTORIDADE RESPONSÁVEL POR SUA PALAVRA, pelo menos na questão do ensino de sua doutrina, ou, se tendo não o quisesse usar, também não poderia ser Deus por ser imperfeito ou por falta de poder ou de amor."


'
ig - IGREJA


igADVENTISTA - Ver av

igANTÍOCO - CUMPRIMENTO DA PROFECIA DE DANIEL (175-164) - O epíteto de EPIPHAFÉS ("que se manifesta com explendor") denota a pretensão do rei de ser a manifestação terrestre de Zeus. 

INSTALAÇÃO DOS CULTOS PAGÃOS - "O rei prescreveu, em seguida, a todo o seu reino, que todos formassem um só povo, renunciando cada qual a seus costumes particulares. E todos os gentios conformaram-se ao decreto do rei. Também muitos de Israel comprazeram-se no culto dele, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado. Além disso, o rei enviou, por emissários, a Jerusalém e às cidades de Judá, ordens escritas para todos adotassem os costumes estranhos a seus país e impedisse os holocaustos, o sacrifício e as libações no Santuário, porfanassem sábados e festas, contaminassem o Santuário e tudo o que é santo, construíssem altares, recintos e oratórios para os ídolos e imolassem porcos e animais impuros. Que deixassem também, incircuncisos seus filhos e se tornassem abomináveis por toda sorte de impureza e profanação, de tal modo que se olvidassem assim a Lei e subvertessem todas as observâncias. Quanto a quem não agisse conforme a ordem do rei, esse incorreria em pena de morte. Nesses termos ele escreveu a todos o seu reino, nomeou inspetores para todo o povo e ordenou às cidades de Judá que oferecessem sacrifícios cada uma por sua vez. Muitos dentre o povo aderiram a eles, todos os que eram desertores da Lei. E praticaram o mal no país, reduzindo Israel a ter que se ocultar onde quer que encontrasse refúgio. No décimo quinto dia do mês de Casleu do ano centro e quarenta e cinco, o rei fez construir, sobre o altar dos holocaustor, a Abominação da desolação..." (1 Macabeus 1, 41-54)
'
igAPÓSTOLOS COMO UM CORPO MORAL - "Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (São Mateus 28,18-20).
'
igATEU - NECESSIDADE DE INERRÂNCIA - Veja o que um ateu nos pergunta: "Se Deus nos ama tanto e quer que estejamos com ele, por que ele poria nossas almas em risco AO DEIXAR A DIFUSÃO DE SUA PALAVRA A CARGO DE SERES HUMANOS FALÍVEIS, mentirosos e pecadores? Será que um professor deixaria um dos alunos assumir seu lugar se isto pusesse em risco o futuro da classe?" Como um protestante responderia a esta provocação? Não sei, mas o que o católico responderia, mais ou menos, seria isto: "Se ele não tivesse poder para tornar INFALÍVEL UMA AUTORIDADE RESPONSÁVEL POR SUA PALAVRA, pelo menos na questão do ensino de sua doutrina, ou, se tendo não o quisesse usar, também não poderia ser Deus por ser imperfeito ou por falta de poder ou de amor."


igAUTORIDADE - "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." (Atos dos Apóstolos, 20,28).

"Portanto, considerem-nos os homens como servidores de Cristo e administradores dos MISTÉRIOS DE DEUS. Ora, o que se requer dos administradores, é que cada um seja fiel". (1Cor 4,1-2)

"Qual é, então, o administrador fiel e prudente que o senhor constituirá sobre o seu pessoal para dar em tempo oportuno a ração de trigo?" (Lc 12,42)

"Será como um homem que, partindo em viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie" (São Marcos 13,34)

"... sede submissos e obedecei aos que vos guiam (pois eles velam por vossas almas e delas devem dar conta). Assim, eles o farão com alegria, e não a gemer, que isto vos seria funesto." (Hebreus 13,17)

"Assim, aquele que resiste à autoridade, opõe-se à ordem estabelecida por Deus; e os que a ela se opõem, atraem sobre si a condenação" (Romanos 13,2)

"Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu." (São Mateus 18,18)
'
igBABILÔNIA - " 'Sai dela povo meu'!?! Sair da Igreja Católica e ir para onde? Todos que fizeram isso só causaram mais saídas. Para onde eu irei então? Cristão adventista (ou suas divisões), testemunha de Jeová (ou suas divisões), universal, assembléia de Deus (quais das milhares divididas)? Muitos estão saindo da Católica para serem Judaísmo Tradicional, Ortodoxo, Progressista, Messiânico, outros para serem budistas, espíritas, hinduístas.... Apenas como um exemplo dentre vários: A Presbiteriana saiu da tal babilônia católica e os de lá, saíram da presbiteriana e fundaram a batista (que já está muito dividida), dos batistas saíram os fundadores da Assembléia de Deus (que agora está com várias ramificações).... isto sim é uma saída após a outra.... tudo porque saíram daquela que julgavam ser a babilônia apocalíptica... " (Orkut - Emerson & Cristo)
'
igBATISTA - BELZEBU - PERSEGUIÇÃO A SEUS FILHOS - "Basta ao discípulo ser tratado como seu mestre, e ao servidor como seu patrão. Se chamaram de Beelzebul ao pai de família, quanto mais o farão às pessoas de sua casa!" (São Mateus 10,25)
'
igBATISTA - A IGREJA CATÓLICA É O REINO MALDITO PREDITO POR DANIEL E SÃO JOÃO? - Um protestante me enviou um artigo que tenta mostrar que a Igreja Católica é o Reino Maldito predito por Daniel e São João Apóstolo. Infelizmente a maioria destas mentiras não trazem o nome de seus autores. Segundo o artigo as profecias prediziam a apostasia da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
'
Segundo o artigo: "O Sistema Político-religioso Católico Romano por ser de grande envergadura mereceu menção especial nas Sagradas Escrituras. O Profeta Daniel (ano 600 A-C.) e o apóstolo João que escreveu o Apocalipse (ano 90 D.C.) foram os que mais se ocuparam de Roma com sua "igreja". Fascinados teólogos e exegetas de todo o mundo comparam textos bíblicos com as características do Papado e encontram identidade: Profetas e apóstolos descreveram esse pequeno reino advindo de um império desfeito que assemelha-se ao Vaticano sem deixar dúvidas!"
____________________________
'
A única coisa que a ignorância ou a má fé do autor das linhas abaixo acertou é que tanto as profecias de Daniel e São João Apóstolo, apontavam para um mesmo alvo. Entretanto, este alvo não era a Santa Igreja Fundada por Jesus Cristo e confirmada pelos apóstolos e seus sucessores, mas sim o próprio Império Romano como veremos a seguir.Continuando:"Esse pequeno estado teria segundo as profecias bíblicas:
'
1- Caráter religioso."O Império Romano via na figura de seu imperador um deus. Todas as civilizações que estavam sobre o domínio romano deveria adorar a César. O Império Romano deveria ser visto com governo secular e religioso.
'
2 - Ambicionaria ocupar na terra o lugar de Deus."O Imperador desejava ser visto como um deus. A idolatria no império era tão grande que se chegava a oferecer sacrifícios em honra a César.
'
3 - Destruiria os 'Santos do Altíssimo. Nero foi o imperador que mais perseguiu os cristãos. Várias obras Patrísticas trataram deste tema. Os cristão que não abjurassem sua fé, eram entregues para serem devorados pelas feras. A perseguição contra o cristianismo só acabou no IV século quando Constantino deu liberdade de culto aos cristão com o Edito de Milão.
'
4-Teria sede numa cidade edificada sobre 7 montes. Isto aponta para o Império Romano, pois Roma sede do Império, fica sobre 7 montes.
'
5-Teria um número de identificação. Tome sua Bíblia e confira: O número de identificação foi fornecido por São João Apóstolos, era o número 666 que representava o Imperador Nero, como veremos mais adiante.
Continua o artigo:
"1 - A Bíblia refere-se a um pequeno Reino (Ponta Pequena) brotando de um império desfeito. (Apocalipse 13:12 e Daniel 7:8). Foi o que sucedeu quando o Império Romano desintegrou-se no ano 476 DC, surgindo dele o Papado conservando o latim como língua".
NOTA: A Igreja conservou o Latim, pois era a língua falada na época. O Papado não iniciou-se com o fim do Império. Cristo o instituiu quando deu a São Pedro o governo de toda a Igreja (Mt 16:19, etc). Irineu de Lião, discípulo de São Policarpo, que foi discípulo de São João Apóstolo, nos fornece ainda no fim do segundo século a lista da sucessão papal até seu tempo, desmentindo o argumento da instituição do Papado no final do V século: "[Pedro e Paulo] confiaram a Lino o ministério do episcopado. [...] A Lino sucedeu Anacleto. A seguir, Clemente; Clemente vira os apóstolos, conversara com eles e ainda tinha ouvido sua pregação. [...] A Clemente sucedeu Evaristo, e a Evaristo, [sucedeu] Alexandre. Depois, em sexto lugar após os apóstolos, veio Xisto, e, a seguir, Telésforo. Depois, Higino, Pio e Aniceto. Sotero sucedeu Aniceto. Agora, Eleutero, em décimo-segundo lugar, possui a herança do episcopado após os apóstolos[...]" (Ireneu de Lião, +202, Contra as Heresias III,3,2-3).
O RESTO DESTE ARITIGO AINDA SERÁS ELABORADO.
'
'
igBÍBLIA - DEUS - Carlos Alberto (Debatedor evangélicos no Orkut):
S/ MENS.:-"... ?????AUTORIDADE É A IGREJA E NÃO A BÍBLIA?????? Cade as provas para esta afirmação? ..."
_____________________________
'
RESP.:- DEUS >>>>> IGREJA >>>>> BÍBLIA Para provar que foi enviado por Deus, Jesus deixa de invocar o testemunho de João, mas invoca o sinal irretorquível de seus milagres:
"Mas tenho maior testemunho do que o de João, porque as obras que meu Pai me deu para executar - essas mesmas obras que faço - testemunham a meu respeito que o Pai me enviou" (São João 5,36)
A Igreja, igualmente, invoca a seu respeito, para provar que foi ela verdadeiramente enviada por Cristo, a mesma autenticação divina e, diante de muitíssimos falsos "milagres" operados pelo demônio, ela não somente exibe os sinais verdadeiros, como prova que esses sinais são, de fato, verdadeiros.
Os falsos milagres, por não ter uma causa sobrenatural, mas apenas natural, são matérias passíveis de ser examinadas pela ciência a fim de identificar o agente que provocou o fenômeno. No caso, porém, da Santa Igreja Católica, tais fenômenos, quando examinados pela ciência, mesmo sob condições rigorosamente controladas, esta não consegue determinar-lhe a causa porque é sobrenatural (vem de Deus), por isto, tais fenômenos são considerados INEXPLICÁVEIS.
É assim que a Igreja, além dos outros testemunhos históricos, documentais e arqueológicos, da mesma forma que Cristo, comprova que efetivamente foi enviada por ele.
E A BÍBLIA?
A Bíblia, sem a autoridade da Igreja, que lhe confere autenticidade, não passaria de um livro tão "inspirado" quanto são, os Vedas, o Livro dos Mórmons, o Mahabaratha(*) ou o Alcorão. Um livro não pode ser crido como inspirado somente que ele mesmo diz que é.(*) Mahabaratha - Poema épico gigantesco, mais extenso que a Bíblia, que conta a história da humanidade pelos olhos da Índia. Teria sido escrito pelo deus Ganesha que ouviu tudo da boca de Vyasa, um velho eremita.
'
igBÍBLIA - QUEM É MAIOR? A igreja é maior do que a Biblia, que é a própria palavra de Deus? Mas claro! É muito maior! A Bíblia é toda ela verdade e útil para ensinar (2Tm 3,15-17), mas tem coisas difíceis de entender (2Pd 3,16), precisa ser explicada pela Igreja (At 8,30-31; 2Pd 3,16), não foi feita para interpretação particular (2Pd 1,20-21) e não está completa (Jo 20,30-31; Jo 21,25; 2Ts 2,14). Já a Igreja é a Coluna e Fundamento da Verdade (1Tim 3,15), foi fundada pelo próprio Cristo (Mt 16,18; Mt 28,19; Mc 16,15; 1Cor 3,11; Ef 2,20; 1Pd 2,4-6), é o Corpo de Cristo (Rm 12,4; 1Cor 12,12; Ef 1,22-23; Ef 5,22; Col 1,18), e Cristo é a Cabeça da Igreja (Ef 1,22; Ef 5,23; Col 1,18), que foi comprada pelo Sangue de Cristo (At 20,28; Ef 5,25; Hb 9,12), é eterna (Mt 16,18; Mt 28,20), visível (Mt 5,14; Mc 4,30-32; Ef 2,19-22), infalível (Mt 16,18; Mt 28,20; Mc 16,16; Lc 10,16; 1Tm 3,15) e tem Autoridade dada por Deus (Mt 16,18-19; Mt 18,18; Jo 20,23).
'
igCABEÇA DA IGREJA - " E sujeitou todas as coisas a seus pés, e sobre todas as coisas o constituiu como cabeça da igreja" (Efésios 1,22)"Porque o marido é a cabeça da mulher, como também Cristo é a cabeça da igreja, sendo ele próprio o salvador do corpo" (Efésios 5,23)"E ele é a cabeça do corpo, da igreja; é o princípio e o primogênito dentre os mortos, para que em tudo tenha a preeminência" (Colossenses 1, 18)
'
igCALÚNIA CONTRA OS SACERDOTES DO BRASIL - Notícias do Brasil e do MundoUma calúnia gravíssima contra os sacerdotes no Brasil - 17/12/2005Denuncia presidente da CNBB"Uma afirmação caluniosa e carente de todo fundamento", assim qualifica, o Cardeal Dom Geraldo Majella Agnello, Presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e Arcebispo de São Salvador da Bahia, a informação difundida pela revista ISTO É que assinalava que 1.700 sacerdotes desse país estão comprometidos em abusos sexuais. A reportagem foi recolhida em forma destacada por importantes meios de comunicação de todo o mundo."Esta gravíssima afirmação que se publica como algo seguro é uma afirmação caluniosa além de que carece de todo fundamento", afirma o purpurado."Será que a revista e/ou o autor da reportagem desconhece o que é um 'crime sexual', e o que é uma figura jurídica prevista no Código Penal? Afirmar em uma revista como ISTO É que 10% do clero católico do Brasil estão comprometidos em 'crimes sexuais', sem uma devida comprovação, constitui um delito estabelecido nas leis do país", assinala o cardeal em carta dirigida ao diretor da revista."Em nome dos bispos e presbíteros da Igreja do Brasil, agrega, solicito à direção de sua revista que revise estas afirmações, suas fontes, assim como a qualidade e responsabilidade dessas mesmas informações. Se isto não pode ser feito - o que estou seguro será o caso - que o desminta publicamente, pois do contrário esta mentira passará a ser indefinidamente repetida pelos meios de comunicação e acreditada por todo o povo, trazendo um enorme prejuízo aos milhares de sacerdotes que de ponta a ponta do país prestam um inestimável serviço religioso e social ao povo do Brasil".Fonte: ZenitEditora CléofasAv. Peixoto de Castro, 1381 - Lorena/SPCep. 12606-058 - Caixa Postal 100Fone/Fax: (12) 3152-6566Email: cleofas@cleofas.com.br
'
igCARACTERÍSTICAS BÍBLICAS - A BÍBLIA dá as CARACTERÍSTICAS da Igreja de CRISTO e a ÚNICA IGREJA EXISTENTE QUE TEM TODAS ESSAS CARACTERÍSTICAS É A IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA."Rogo-vos, porém, irmãos, pelo nome de nosso Senhor JESUS CRISTO, QUE DIGAIS TODOS A MESMA COISA, e que NÃO HAJA ENTRE VÓS DIVISÕES, para que SEJAIS UNIDOS no mesmo sentir e no mesmo parecer" (1Cor 1,10).
DIVISÃO, DIVISÃO, DIVISÃO... MILHARES DE "IGREJAS" QUE SE DIZEM SEGUIDORAS DE JESUS E "FIÉIS" DEFENSORAS DA BÍBLIA SAGRADA... Será que realmente conhecem JESUS? Praticam mesmo sua Palavra? A resposta só pode ser uma: Não! JESUS reza pela unidade (cf. Jo 17,22) e ensina que todo reino dividido contra si mesmo será destruído (cf. Mt 12,25).


igCARACTERÍSTICAS BÍBLICAS - (de:Luciano - para: Renato e CIA...)

desafio-o e a seus amigos protestantes e outros não-católicos que reivindicam ser seguidores de Cristo:

(Autor:Jacob Michel; Tradução: Rondinelly Ribeiro)

Façam este simples teste e veja se a sua igreja é verdadeiramente uma igreja bíblica!

(1) "E de todas as nações, como oferta ao Senhor, trarão todos os vossos irmãos a cavalo, em carros e em liteiras, em mulos e dormedários, até meu Monte Santo de Jerusalém - diz o Senhor -, como os israelitas trazem a oferenda numa vasilha pura ao tem plo do Senhor. Dentre eles escolherá sacerdotes e levitas - diz o Senhor" (Is 66:20-21).

O Antigo Testamento profetiza que na Nova Aliança haverá um sacerdócio ministerial. A sua igreja tem um sacerdócio ministerial?

(2) "Por esse tempo apresentou-se João Batista no deserto da Judéia, proclamando: - arrependei-vos, pois está próximo o reinado de Deus" (Mt 3:1-2).

A bíblia descreve a Igreja como um reino, uma monarquia. A sua igreja assemelha-se uma a monarquia, uma democracia ou uma anarquia?

(3) "Do nascente ao poente, é grande minha fama nas nações, e em todo lugar me oferecem sacrifícios e ofertas puras; porque minha fama é grande entre as nações - diz o Senhor dos Exércitos" (Ml 1:11).

O Antigo Testamento profetiza que na Nova Aliança, serão oferecidos sacrifícios e oblações puras do leste ao oeste. A sua igreja oferece sacrifícios e ofertas imaculadas quando se reune?

4) "E quando chegares ao fim de tua vida e descansares com teus antepassados, estabelecerei depois de ti uma descendência tua , nascida das tuas entranhas, e consolidarei teu reino. Ele edificará um templo em minha honra, e eu consolidarei seu trono real para sempre" (2 Sm 7:12-13);

"Meu servo David será seu rei, o único pastor de todos eles. Caminharão segundo os meus decretos e cumprirão meus preceitos, pondo-os em prática" (Ez 37:24);

"Vê: conceberás e darás à luz um filho, a quem chamarás Jesus. Ele será grande, levará o título de Filho do Altíssimo, o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai" (Lc 1:31-32);

"Vós, ao contrário, vos aproximastes de Sião, monte e cidade do Deus vivo, da Jerusalém celeste com seus milhares de anjos, da congregação" (Hb 12:22).

A Bíblia ensina que Jesus veio restaurar o Reino de Davi, e o elevar a um plano celestial. A sua igreja manifesta esta restauração do Reino de Davi?

5) "Naquele dia chamarei o meu servo Eliacim, filho de Helcias: eu o vestirei com tua túnica e o cingirei com tua faixa, lhe darei teus poderes; será um governante para os habitantes de Jerusalém e para o povo de Judá. Eu lhe porei no ombro a chave do palácio de Davi: o que ele abrir ninguém fechará, o que ele fechar ninguém abrirá" (Is 22:20-22).

A Bíblia ensina que o Reino de Davi restaurado por Jesus inclui um Ministro Superior, que possui "a chave da casa de Davi," a quem é dado "poder," e é "como pai" aos cidadãos do reino. A sua igreja reconhece tal ministro superior, e a autoridade das chaves?

(6) "Jesus lhes disse: - Eu vos asseguro que vós, que me tendes seguido, no mundo renovado, quando o Filho do Homem sentar em seu trono de glória, também vós sentareis em doze tronos para reger as doze tribos de Israel" (Mt 19:28).

A Bíblia ensina que este Reino restaurado de Davi tem príncipes que regem o Reino. A sua igreja reconhece estes príncipes?

(7) "Betsabéia foi ao rei Salomão para lhe falar de Adonias. O rei levantou para recebê-la, fazendo-lhe um reverência; depois sentou-se no trono, mandou pôr um trono para sua mãe, e Betsabéia sentou-se à sua direita" (1 Rs 2:19-20);

"Roboão, filho de Salomão, subiu ao trono de Judá com quarenta e um anos. Reinou dezessete anos em Jerusalém...Sua mãe chamava-se Naama e era amonita" (1 Rs 14:21):

"Abias subiu ao trono de Judá no ano décimo oitavo de Jeroboão, filho de Nabat. Reinou três anos em Jerusalém. Sua mãe chamava-se Maaca, filha de Absalão" (1 Rs 15:1-2);

"Asa subiu ao trono de Judá no vigésimo ano do reinado de Jeroboão de Israel. Reinou quarenta anos em Jerusalém. Sua avó chamava-se Maaca, filha de Absalão" (1 Rs 15:9-10).

A Bíblia ensina que o Reino de Davi inclui o papel da rainha-mãe. A sua igreja reconhece o papel da mãe do Rei?

(8) "Saibas como comportar-ter na casa de Deus, que é a Igreja do Deus vivo, coluna e base da verdade" (1Tm 3:15).

A Bíblia ensina que a Igreja é a "coluna e base da verdade". A sua igreja ensina esta autoridade sobre si mesma?

(9) "Portanto, irmãos, permanecei firmes, conservai o ensinamento que aprendestes de mim, oralmente ou por carta" (2Ts 2:15).

A Bíblia ensina que a Tradição Apostólica deve ser mantida, seja por carta ou por ensino oral. A sua igreja antém ambas as tradições, escritas e orais?

(10) "Maria disse...daqui para a frente me felicitarão todas as gerações" (Lc 1:46.48).

A Bíblia ensina que todas gerações chamarão Maria de "abençoada". A sua igreja lhe encoraja a abençoar a Mãe de Deus?
=====================================

Se a sua resposta a qualquer uma destas perguntas é NÃO, então é melhor você se tornar católico agora mesmo!

igCATÓLICA/PAPA - São Cipriano em 249, já dizia: "Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja Católica." (Epist. 55, n.1, Hartel, 614) '

igCOMUNHÃO COM O PAPA - São Cipriano em 249, já dizia: "Estar em comunhão com o Papa é estar em comunhão com a Igreja Católica." (Epist. 55, n.1, Hartel, 614) '

igCOMUNIDADE ECLESIAIS DA IGREJA - CARTAS ENDEREÇADAS AS 7 IGREJAS - APOCALIPSE
EVANGÉLICO: - "Quero Ressaltar que em nenhum momento nesse vercículo o Senhor Jesus Cristo diz que a Igreja Apostólica Romana é a Única Igreja... o Livro de Apocalipse existe a carta inderessada as 7 Igrejas do ...

_______________



"E eu te declaro: tu és Pedro, e sobre esta pedra EDIFICAREI A MINHA IGREJA; as portas do inferno não prevalecerão contra ela. " (São Mateus 16,18).
É no versículo acima que você notou que Cristo iria edificar mais de uma Igreja?

Nem tem o que discutir, né?

Crente tem o seu jeito peculiar de entender as Escrituras.

Assim, por exemplo, quando lê "ISTO É O MEU CORPO", ele sempre irá entender "ISTO REPRESENTA MEU CORPO"; se está escrito "EDIFICAREI A MINHA IGREJA" haverá de entender "EDIFICAREI AS MINHAS IGREJAS". Se eu entendo que determinado texto diz 'PAU', seguramente ele irá entender que diz "PEDRA"!!!...

É claro que, para quem entende a Bíblia da forma que lhe dá na telha nem tem como explicar que a Igreja FOI E SEMPRE SERÁ UMA SÓ, mas que havia, e ainda há entre nós, o costume de se chamar a uma comunidade eclesial de algum lugar de "a Igreja desse lugar", por exemplo, a comunidade de Cêncris (Rom 16,1) é chamada de "Igreja de Cêncris".

Veja que São Paulo se refere à Igreja como UMA ÚNICA e, não obstante, bem pertinho, já chama as comunidades de "AS IGREJAS":

REFERINDO-SE À ÚNICA IGREJA DE CRISTO

"Saúda-vos Gaio, meu hospedeiro, e de TODA A IGREJA." (Romanos 16,23);

"Não vos torneis causa de escândalo, nem para os judeus, nem para os gentios, nem para A IGREJA DE DEUS." (I Coríntios 10,32)


REFERINDO-SE A TODAS AS COMUNIDADES DA IGREJA



"Saudai-vos uns aos outros com ósculo santo. TODAS AS IGREJAS DE CRISTO vos saúdam." (Romanos 16,16)

***
'
igCONCÍLIO - IGREJA - CONCÍLIO DE NICÉIA - O Concílio de Nicéia foi convocado - ao que parece - somente pelo imperador Constantino. É o que diz Eusébio, sem porém negar positivamente a participação do Papa na convocação. O Padre Leonel Franca, que nos dá essa informação, complementa ainda - citando o historiador católico Héfele - que o III Concílio de Constantinopla se pronunciava de modo diverso:"Levantou-se Ario como adversário da doutrina da Trindade e Constantino e [o Papa] Silvestre convocaram o Concílio de Nicéia." (Franca, Leonel, Pe., Catolicismo e Protestantismo, Ed. Agir, 2a. Ed, pag. 90)Portanto, parece que o imperador convocou o Concílio de comum acordo com o Papa Silvestre, além de ter convidado os bispos a participarem sem nenhuma imposição, mas como forma de resolver o conflito ariano, que ameaçava a ordem do império.Porém, afora o problema da convocação do Concílio, a presença dos legados do Papa confere a Nicéia o status de Concílio aprovado pela Igreja.Assim, mostra o Pe Franca:"O Concílio de Nicéia foi presidido por Osio, bispo de Córdova, e Vito e Vicente, presbíteros romanos - como legados do Papa Silvestre. (...) Que Osio tivesse presidido o Concílio afirma-o Santo Atanásio, comtemporâneo de fato (Apol. de fuga sua, c. 5), afirmam-no implicitamente os próprios arianos escrevendo que ele "publicara o sínodo de Nicéia" (Ap. Athânas, Hist. arian. c. 42)".Outra prova dessa presidência é que as assinaturas dos três clérigos - Osio, Vito e Vicente - estão sempre em primeiro lugar, bem como a citação de seus nomes pelos historiadores do Concílio, o que seria estranho, dado que o Concílio se deu no Oriente, e os três clérigos eram ocidentais - o primeiro um bispo espanhol e os outros dois sacerdotes romanos. Só o fato de serem representantes do Papa explicaria tal comportamento.O Pe. Leonel Franca indica ainda Gelásio de Cízico (Hist. Conc. Nic. 1, II, c.5) e Sócrates (Hist. ecl., I, 13) como historiadores do Concílio, além de Eusébio de Cesaréa. Você pode encontrar um resumo do Concílio e alguns documentos (em inglês) no endereço: http://www.newadvent.org/cathen/11044a.htm. Evidentemente a documentação é mais escassa que a de Trento, dada a antiguidade desse evento histórico. '
'
igCONCÍLIO DE CONSTANTINOPLA - 381 dC. - O Concílio de Constantinopla (381), foi presidido por Timóteo de Alexandria, Melétio de Antioquia, Gregório Nanziano e Nectário de Constantinopla, para debater o arianismo. Jamais por Teodósio. (Enc. Wikepédia). '

igCONDENAÇÃO - Quem não crer será condenado: "Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" (Marcos 16, 14-16)
'
igCONSTANTINO - EDITO DE MILÃO - Apesar das perseguições iniciais, no ínicio do século IV da nossa era o cristianismo é já uma força social determinante no seio do Império Romano.Devido aos problemas que o Império enfrenta e à existência de comunidades cristãs externas, implantadas desde a época apostólica, o cristianismo alastra a todas as classes sociais iniciando um processo de implantação que se revelaria inexorável.Não só os sacerdotes e apologetas contribuem para isso. Trata-se mais do enlevo da sociedade romana em doutrinas social e espiritualmente mais dinâmicas e da constatação do fracasso das anteriores políticas religiosas e sociais que propriamente da assimilação racional das idéias de alguns doutrinadores.O imperador Constantino está à cabeça do Império. Trata-se de um governante educado pelos pais segundo padrões de valores bastante mais tolerantes que os seus pares dos primeiros anos do século.Quando a força da conjuntura o exige, Constantino não encontra dificuldades em tentar assimilar o cristianismo na esfera do poder da águia romana.O Edito de Milão (esta cidade possuía já uma importante comunidade cristã) vem na sequência da constatação de que a crença monoteística estava já de tal forma espalhada pela população do império que a única forma de Roma sobreviver aos Romanos seria assumir os factos consumados.No entanto, a estrutura do Poder em Roma não estava preparada para a cohabitação com a concepção cristã do mundo. Desta tolerância inicial iria resultar uma nova concepção da religião: uma vez que a religião cristã era incompatível nos seus valores com aqueles do Estado, devido à sua origem específica e à sua finalidade última, acaba por ser apreendida uma nova fórmula na percepção da religião. A de que esta deve ficar fora do controlo do Estado.Para resolver este problema político da religião o Império acaba por tentar controlar o fenômeno através da assimilação e dignificação da religião com a finalidade do Estado.EDITO DE MILÃOPois que eu, Constantino Augusto, e eu, Licínio Augusto, viemos sob bons auspícios a Milão e aqui tratamos de tudo o que respeitava ao interesse e ao bem público, entre as outras coisas que nos pareciam dever ser úteis a todos sob muitos aspectos, decidimos em primeiro lugar e antes de tudo, emitir regras destinadas a assegurar o respeito e a honra da divindade, isto é, decidimos conceder aos cristãos e a todos os outros a livre escolha de seguir a religião que quisessem, de tal modo que tudo o que existe de divindade e de poder celeste nos possa ser favorável, a nós e a todos os que vivem sob a nossa autoridade.Assim pois, num salutar e rectíssimo propósito, decidimos que a nossa vontade é que não seja recusada absolutamente a ninguém a liberdade de seguir e de escolher a prática ou a religião dos cristãos, e que a cada um seja concedida a liberdade de dar a sua convicta adesão à religião que considere útil para si, de tal forma que a divindade possa conceder-nos em todas as ocasiões a sua habitual providência e a sua benevolência.Assim, bem foi que nos aprouvesse emitir esta decisão, a fim de que, depois de completamente suprimidas as disposições anteriormente dirigidas à Tua Devoção a propósito dos cristãos, fosse abolido o que se afigurasse absolutamente injusto e incompatível com a nossa clemência, e que agora, cada um dos que, livre e claramente, tomaram a livre determinação de praticar a religião dos cristãos, a pratique sem de algum modo ser prejudicado. Eis o que nós decidimos comunicar integralmente à Tua Solicitude, a fim de que saibas que demos um poder livre e sem entraves aos referidos cristãos de praticarem a sua religião. Posto que a Tua Devoção compreende que nós lhes atribuímos esta liberdade sem qualquer restrição, ela compreende igualmente que também aos outros que o queiram é concedida a possibilidade de seguir a sua prática e a sua religião, o que evidentemente é favorável para a tranquilidade dos nossos tempos: deste modo, cada um tem a possibilidade de escolher e praticar a religião que quer. Isto foi decidido por nós de forma que não parecesse que limitávamos a alguém qualquer rito ou religião.E além disso, eis o que nós decidimos no que respeita aos cristãos. Os seus locais, onde antes costumavam reunir-se e a respeito dos quais, numa disposição dirigida anteriormente à Tua Devoção, uma outra regra tinha sido estabelecida em momento anterior, se tiverem sido comprados, pelo nosso fisco ou por quem quer que fosse, que os devolvam aos referidos cristãos sem pagamento e sem reclamar nenhuma compensação, sem negligência nem ambiguidade. E se alguns receberam estes locais como dádiva, que eles os restituam com a maior brevidade aos referidos cristãos. Assim, se os adquirentes destes locais ou os que os receberam gratuitamente reclamarem alguma coisa à nossa benevolência, que eles se apresentem ao tribunal do magistrado local, a fim de que, pela nossa generosidade, lhes seja concedida uma compensação. Todos estes bens deverão ser devolvidos à comunidade dos cristãos pela tua diligência sem qualquer delonga e integralmente.E como os referidos cristãos não possuíam somente os locais de reunião, mas eram tidos como proprietários também de outros locais que não lhes pertenciam a título individual, mas ao domínio da sua comunidade, isto é, à comunidade dos cristãos, tu determinarás que todos estes bens, segundo a lei que citamos atrás, sejam completamente devolvidos, sem qualquer contestação, aos referidos cristãos, isto é, à sua comunidade e assembléia. As aludidas disposições devem ser ostensivamente observadas, de tal forma que aqueles que os restituírem sem receber o preço, como atrás dissemos, possam contar com uma indenização, em virtude da nossa generosidade. Por tudo isso, deves conceder à aludida comunidade de cristãos o zelo mais eficaz, a fim de que a nossa determinação seja cumprida o mais rapidamente possível, para que também esta matéria contribua pela nossa benevolência para a tranquilidade comum e pública.Efectivamente, por esta disposição, conforme foi dito acima, a solicitude divina para conosco, já demonstrada em numerosas circunstâncias, permanecerá para sempre. E, a fim de que os termos da nossa presente lei e da nossa generosidade possam ser levados ao conhecimento de todos, é conveniente que o que nós escrevemos seja afixado por ordem tua, seja publicado em toda a parte e chegue ao conhecimento de todos, por forma que a lei devida à nossa generosidade não possa ser ignorada por ninguém. '
'
igCONVERSÕES - Madri, 13 de outubro de 2003 (Zenit.org-Veritas)Homens e mulheres transformados pelo encontro com a Igreja Católica se reuniram este fim de semana em Ávila em um congresso organizado por "Miles Jesu" sob o lema "Caminho para Roma".A iniciativa encerrou no domingo com uma eucaristia presidida pelo bispo de Ávila, Dom Jesus Garcia Burillo e pelo Fundador e Diretor Geral de Miles Iesu, o padre Alfonso Maria Durán.O Chanceler Secretário da diocese de Ávila, padre Miguel Garcia Yuste, perguntou em seu discurso inaugural se era necessário "Caminho para Roma" na Espanha, país em que a grande maioria da população é de origem católica.A isso respondeu dizendo que «todos nós temos algum familiar que saiu da Igreja Católica e que é necessário fortalecer e defender nossa fé.O padre fundador de Miles Jesu sustentou durante sua intervenção que "Caminho para Roma" foi fundado para manifestar "as boas notícias da Igreja Católica" que longe de debilitar-se, "cresce e se fortalece". A quem crê que "a Igreja já não é o que era", o padre Durán responde não, é mais e melhor.Como exemplos, afirmou que cada ano nos Estados Unidos ingressam 75.000 novos católicos na Igreja, que aumenta o número de vocações sacerdotais na Ucrânia, ou que cresce o número de jovens intelectuais que se convertem ao catolicismo na Finlândia.

igCORPO DE CRISTO - "Com efeito. o corpo é um e, não obstante, tem muitos membros, mas todos os membros do corpo, apesar de serem muitos, formam um só corpo. Assim também acontece com Cristo, pois fomos todos batizados num só Espírito para ser um só corpo... e todos bebemos de um só Espírito" (1Cor 12,12-13)

igCORPO DE CRISTO E SUA PLENITUDE - "Tudo ele (Deus) pôs debaixo dos seus pés, e o pôs, acima de tudo, como Cabeça da Igreja, que é o seu Corpo: a plenitude daquele que plenifica tudo em tudo" (Efésios 1,22-23)Nota: A Igreja, Corpo de Cristo (1Cor 12,12+) '

igCORPO MORAL - "Mas Jesus, aproximando-se, lhes disse: Toda autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, e ensinai a todas as nações; batizai-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinai-as a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (São Mateus 28,18-20).

igCRISTO - O PRÓPRIO CRISTO - "Saulo, Saulo, por que me persegues?" (At 9,4)

igCUBA - PROFECIA - Profecia de Santo Antonio Maria Claret sobre CubaSegundo a ACI (Havana - 01ago06) – o anúncio oficial feito ontem de que o ditador Fidel Castro, 79 anos, foi operado às pressas de uma hemorragia intestinal, e passado o governo a seu irmão Raul de 75 anos, trouxe `a tona a famosa profecia de S. Antonio Maria Claret que profetizou em meados do século XIX que Cuba voltaria ao concerto das nações logo após a morte de Fidel Castro, com um breve período de violência interna.O santo espanhol foi Arcebispo de Cuba entre 1851 e 1857. E de acordo com uma forte tradição oral e escritos conservados pela Congregação que fundou, a Virgem da Caridade do Cobre revelou a Santo Antonio, enquanto percorria as montanhas da ilha, que esta sofreria uma ditadura de mais de 40 anos, que terminaria com a morte do líder (Castro) em sua cama.A profecia falava de um jovem líder muito ousado, barbudo e acompanhado de outros homens também barbudos, e que seria aclamado por todos e que iria se apoderando do poder pouco a pouco, submetendo o povo cubano a uma férrea ditadura que duraria 40 anos, nos quais Cuba sofreria numerosas calamidades e penúrias. Finalmente esse homem morreria na cama.O povo cubano tem grande convicção desta profecia e muitos sempre aguardaram o seu cumprimento, na esperança de ver Cuba se livrar de uma ditadura comunista e ateísta que já dura 40 anos.Vamos rezar para que Cuba de fato volte a ser um pais democrático depois de 40 anos de férrea e sanguinária ditadura e seu povo possa viver a sua fé católica em paz.Prof. Felipe AquinoProfecia do Arcebispo Antônio Maria Claret:"A esta Sierra Maestra virá um jovem da cidade e passará algum tempo cometendo atos muitos distantes dos mandamentos de Cristo.Haverá inquietude, desolação e sangue.Vestirá um uniforme não tradicional, jamais visto no país, muitos de seus seguidores levarão rosários e crucifixos no pescoço e imagens de muitos santos junto com armas e munições.Este jovem descerá as encostas da Sierra Maestra com barba e muitas vezes fumando um charuto.Será recebido com fervor pelo povo cubano, ao qual enganará, dividirá e deixará consumir-se em angústias com muita dor e sangue.A República será entregue a um homem que vem de um país muito distante, que falará uma língua que não é local nem latina.Com a riqueza da ilha Cuba entregará a soberania e a independência pela qual se luta hoje (aqui ele se referia à Guerra da Independência).Todos os cubanos serão presos e escravos de um sistema maléfico.Esse jovem governará por quatro décadas e se aproximará de meio século.Nessa época haverá sangue, muito sangue, o país ficará debilitado.Quando se cumprir esse tempo, esse jovem, que já será velho, cairá morto e então o céu cubano se tornará limpo e azul, sem essa escuridão que agora me rodeia.Levantarão-se colunas de pó e outra vez o sangue inundará o solo cubano, por poucos dias, entretanto, como diz o refrão, depois da tempestade virá a bonança.Quando isso acontecer virá um estado de alegria, paz e união entre cubanos e a república florescerá como ninguém ainda pode imaginar.Haverá tal movimento de barcos nas águas, que, de longe, as grandes baías de Cuba parecerão cidades incrustadas no mar.Haverá revanches e vinganças entre grupos ofendidos e outros invejosos, que por algum tempo encherão os olhos de lágrimas.Depois destes dias de tormento, virá o melhor para Cuba.Erradicarão-se as doenças, virá o arrependimento, se extinguirão as falsas religiões e a fé cristã entrará nos corações ateus.Depois de toda essa catástrofe que vejo agora, sairá o arco-íris, anunciando paz e prosperidade para todos os cubanos.Cuba será causa de admiração para toda a América, incluindo a do Norte".Editora CléofasAv. Peixoto de Castro, 1381 - Lorena/SPCep. 12606-058 - Caixa Postal 100Fone/Fax: (12) 3152-6566Email: cleofas@cleofas.com.br

igCUNCTOS - VER - me

igDANIEL, PROFECIA DE - OS QUATRO ANIMAIS - A quem se refere a profecia de Daniel no capítulo 7? O primeiro animal: leão com azas de águiA - identifica-se com o império da BabilôniaO segundo animal: urso com três costelas humanas na boca - identifica-se com o reino dos medos.O terceiro animal: leopardo com quatro asas e quatro cabeças - identifica-se com o reino dos persas.O quarto animal: animal extremamente forte, com dentes de ferro e dez chifres - identifica-se com o império grego de Alexandre Magno.Foquemos este este último reino, o mais importante antes dos romanos. O dez chefres indicam a dinastia dos Selêucidas. O chifre é com freqüência empregado para simbolizar a força e o poder.O chifre pequeno simboliza ANTÍOCO IV EPÍFANES que reinou no período 175 a 163 a.C. o qual adquiriu grande proeminência quando conseguiu desembaraçar-se de seus três concorrentes."Proferirá insultos contra o Altíssimo; ele tentará mudar os tempos e a Lei"Alusão à política de helenização de Antíoco Epífanes, notadamente à sua interdição do sábado e das festas.Já que não acredita na inspiração deste livro, pelo menos confira-o como livro histórico. Leia 1Macabeus 1,41-54:[blue]"O rei prescreveu, em seguida, a todo o seu reino, que todos formassem um só povo, renunciando cada qual a seus costumes particulares. E todos os gentios conformaram-se ao decreto do rei. Também muitos de Israel comprazeram-se no culto dele, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado. Além disso o rei enviou, por emissários, a Jerusalém e às cidades de Judá, ordens escritas para que todos adotassem os costumes estranhos a seu país e impedissem os holocaustos, o sacrifício e as libações no Santuário, profanassem sábados e festas, contaminassem o Santuário e tudo o que é santo, construíssem altares, recintos e oratórios para os ídolos e imolassem porcos e animais impuros. Que deixassem incircuncisos seus filhos e se tornasse abomináveis por toda sorte de impurezas e profanações, de tal modo que olvidassem assim da Lei e subertessem todas as observâncias.. Muitos dentre o povo aderiram a eles, todos os que era desertores da Lei. E praticaram o mal no país, reduzindo Israel a ter de se ocultar onde quer que encontrasse refúgio. No décimo quinto dia do mês de Casleu do ano cento e quarenta e cinco, o rei fez construir, sobre o altar dos holocaustos, a Abominação da desolação.

igDEPÓSITO - PAI-- > FILHO--> SÃO PAULO --> FIÉIS --> OUTROS FIÉIS - "Sei em quem acreditei... Toma por norma as sãs palavras que ouviste de mim, na fé e no amor do Cristo Jesus. Guarda o bom depósito ('paratheken') com o auxílio do Espírito Santo que habita em nós" (2Tm 1,12-14).Nesta passagem o Apóstolo emprega um termo técnico da linguagem jurídica de seu tempo, o qual é altamente significativo: "paratheke". Este vocábulo designava um tesouro confiado pelo respectivo proprietário aos cuidados de um amigo, o qual se obrigava em consciência a guardá-lo e restitui-lo; não era lícito ao depositário utilizar tal tesouro em seu proveito pessoal ou segundo seu bel-prazer. O ato de depositar pressupunha confiança da parte de quem os recebia; severas penas eram infligidas a quem violasse tais normas. Era esta a concepção de "depósito" vigente tanto em gregos e romanos como entre judeus; atribuíam mesmo índole e autoridade religiosas à legislação concernente ao depósito. Alguns autores antigos chegaram a equiparar a religião (com suas crenças e práticas) a um depósito ('parathéke') entregue pela Divindade aos homens, depósitos que os fiéis deviam conservar ciosamente, sem o ousar retocar em ponto algum (cf. Ranft, 'Der Ursprung des Katholischen Traditionsprinzips. Wuerzburg 1931).Pois bem. No texto de São Paulo acima citado vê-se que o depósito cristão são as palavras de doutrina que o Apóstolo fez ouvir a Timóteo, e que Paulo, por sua vez, recebeu de Cristo; esboça-se então a linha pela qual passa o depósito:Cristo(o qual recebeu suas palavras do Pai, como Ele mesmo afirmou em Jo 8,28.40)>Paulo>TimóteoA linha continua..., conforme 2Tm 2,2:"E, o que ouviste de mim em presença de muitas testemunhas, confia-o (ou deposita-o, 'parathou', forma verbal derivada da mesma raiz que 'paratheke') a homens fiéis que sejam capazes de o ensinar ainda a outros".Tem-se conseqüentemente a seguinte sucessão de depositários:O Pai>Cristo>Paulo (Os Apóstolos)>Timóteo (Os discípulos imediatos dos Apóstolos)>Os Fiéis>Outros (Fiéis)Desta forma a Escritura mesma atesta a existência de autênticas porposições doutrinárias de Cristo a ser transmitidas por via meramente oral de geração a geração, sem que os cristãos tenham o direito de as menosprezar ou, como quer que seja, retocar. Este depósito oral chegou até a geração presente e é expresso pela voz oficial da Igreja.

igDEPÓSITO DA FÉ - 1 - GUARDAR BEM - "Ó Timóteo, guarda o bem que te foi confiado!" (I Timóteo, 6, 20)

igDEPÓSITO DA FÉ -  2 - OUVIDO DOS APOSTOLOS - "O que de mim OUVISTE na presença de muitas testemunhas, confia-o a homens fiéis, que sejam idôneos para ensiná-lo a outros! (2Tm 2,2)

igDEPÓSITO DA FÉ -  3 - PALAVRAS OUVIDAS DOS APÓSTOLOS - "Sei em quem acreditei... Toma por norma as sãs PALAVRAS que ouviste de mim, na fé e no amor do Cristo Jesus. Guarda o bom depósito ('paratheken') com o auxílio do Espírito Santo que habita em nós" (2Tm 1,12-14).

igDIVISÕES - 1 - "O homem que assim fomenta divisões, depois de advertido uma primeira e uma segunda vez, evita-o... (Tito 3,10)

igDIVISÕES - 2 - "Rogo-vos, irmãos, que desconfieis daqueles que causam divisões e escândalos, apartando-se da doutrina que recebestes. Evitai-os! (Romanos 16,17)

igDOAÇÃO DE CONSTANTINO - 1 - A FALSA DOAÇÃO DE CONSTANTINO - Ao que consta este documento do século VIII foi tido como verdadeiro até o século XV, quase 80 anos antes da Rebelião Protestante. Foi em 1440 que a Igreja, analisando certas características deste documento desconfiou de sua autenticidade e para seu estudo confiou esta pesquisa ao erudito humanista italiano Lorenzo Valla que provou que a doação era falsa. Portanto, não fosse a Igreja, até hoje tais documentos seriam tidos como verdadeiros. MAS ISTO E SOMENTE PARA OS QUE AMAM A VERDADE. Até hoje, os "Crentes" ainda aceitam como verdade:- a forja perpetrada pelo protestante P.P.Vergério no que se refere ao famoso documento publicado, reproduzido, propagado em prosa e verso sobre "Direções Concernentes aos Métodos Adequados a Fortificar a Igreja de Roma" atribuído aos três dos mais sábios bispos de Roma, Vicentius De Durtantibus, Egidus Falceta, Gerardus Busdragus;- o livro "Dom Inefável" e demais publicações. Já teriam tirado de circulação este livro mentiroso do ex-padre Charles Chinigui;- os escritos do falso ex-jesuíta (nunca foi padre e muito menos jesuíta), o escandaloso Alberto Rivera;- a carta forjada e os livros mentirosos do ex-padre Aníbal Pereira dos Reis;- muitas outras maxambetas das grossas entre as quais o depoimento da falsa freirinha (ficção evangélica) a quem chamam de Charlotte Weills;- Inclusive, sequer mencionariam o nome do semi-analfabeto e falso ex-padre (nunca foi padre), pastor da Igreja Assembléia de Deus, Raimundo Correia.Mas voltando à falsa doação de Constantino. Algumas fórmulas contidas ali eram realmente da época do império de Constantino, mas parte do latim empregado não poderia ter sido escrito no século IV e, também, por constarem nele algumas incongruências além de mencionar o caso da cura da lepra de Constantino o que não passa de lendas surgidas posteriores a essa data. Quem teria forjado este documento?Até hoje ainda ninguém sabe.

igDOAÇÃO DE CONSTANTINO - 2 - VER pa

igDOGMAS - Dogmas da Igreja Católica - (Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.)

No Catolicismo, o dogma é uma verdade revelada por Deus. Com isto o Dogma é imutável e definitivo (não pode ser revogado). Para que um ensinamento da Igreja seja considerado um dogma são necessárias duas condições:

1. O Sentido deve estar suficientemente manifestado;[carece de fontes?]
2. Esta doutrina deve ser definida pela Igreja como revelada.[carece de fontes?]

[editar] Lista dos dogmas proclamados pela Igreja Católica[carece de fontes?]
A Igreja Católica proclama a existência de 43 Dogmas[carece de fontes?]:

1- A Existência de Deus

"A idéia de Deus não é inata em nós, mas temos a capacidade para conhecê-Lo com facilidade, e de certo modo espontaneamente por meio de Sua obra"

2- A Existência de Deus como Objeto de Fé

"A existência de Deus não é apenas objeto do conhecimento da razão natural, mas também é objeto da fé sobrenatural "

3- A Unidade de Deus

"Não existe mais que um único Deus "

4- Deus é Eterno

"Deus não tem princípio nem fim"

5- Santíssima Trindade

"Em Deus há três pessoas: Pai, Filho e Espírito Santo; e cada uma delas possui a essência divina que é numericamente a mesma "

6- Jesus Cristo é verdadeiro Deus e filho de Deus por essência

"O dogma diz que Jesus Cristo possui a infinita natureza divina com todas suas infinitas perfeições, por haver sido engendrado eternamente por Deus."

7- Jesus possui duas naturezas que não se transformam nem se misturam

"Cristo é possuidor de uma íntegra natureza divina e de uma íntegra natureza humana: a prova está nos milagres e no padecimento"

8- Cada uma das naturezas em Cristo possui uma própria vontade física e uma própria operação física

"Existem também duas vontades físicas e duas operações físicas de modo indivisível, de modo que não seja conversível, de modo inseparável e de modo não confuso"

9- Jesus Cristo, ainda que homem, é Filho natural de Deus

"O Pai celestial quando chegou a plenitude, enviou aos homens seu Filho, Jesus Cristo"

10- Cristo imolou-se a si mesmo na cruz como verdadeiro e próprio sacrifício

"Cristo, por sua natureza humana, era ao mesmo tempo sacerdote e oferenda, mas por sua natureza Divina, juntamente com o Pai e o Espírito Santo, era o que recebia o sacrifício."

11- Cristo nos resgatou e reconciliou com Deus por meio do sacrifício de sua morte na cruz

"Jesus Cristo quis oferecer-se a si mesmo a Deus Pai, como sacrifício apresentado sobre a ara da cruz em sua morte, para conseguir para eles o eterno perdão"

12- Ao terceiro dia depos de sua morte, Cristo ressuscitou glorioso dentre os mortos

"ao terceiro dia, ressuscitado por sua própria virtude, se levantou do sepulcro"

13- Cristo subiu em corpo e alma aos céus e está sentado à direta de Deus Pai

"ressuscitou dentre os mortos e subiu ao céu em Corpo e Alma"

14- Tudo o que existe foi criado por Deus a partir do Nada

"A criação do mundo do nada, não apenas é uma verdade fundamental da revelação cristã, mas também que ao mesmo tempo chega a alcançá-la a razão com apenas suas forças naturais, baseando-se nos argumentos cosmológicos e sobretudo na argumento da contingência."

15- Caráter temporal do mundo

"O mundo teve princípio no tempo "

16- Conservação do mundo

"Deus conserva na existência a todas as coisas criadas "

17- O homem é formado por corpo material e alma espiritual

"a humana como comum constituída de corpo e alma"

18- O pecado de Adão se propaga a todos seus descendentes por geração, não por imitação

"Pecado, que é morte da alma, se propaga de Adão a todos seus descendentes por geração e não por imitação, e que é inerente a cada indivíduo"

19- O homem caído não pode redimir-se a si próprio

"Somente um ato livre por parte do amor divino poderia restaurar a ordem sobrenatural, destruída pelo pecado"

20- A Imaculada Conceição de Maria

"A Santíssima Virgem Maria, no primeiro instante de sua conceição, foi por singular graça e privilégio de Deus omnipotente em previsão dos méritos de Cristo Jesus, Salvador do gênero humano, preservada imune de toda mancha de culpa original"

21- Maria, Mãe de Deus

"Maria gerara a Cristo segundo a natureza humana, mas quem dela nasce, ou seja, o sujeito nascido não tem uma natureza humana, mas sim o suposto divino que a sustenta, ou seja, o Verbo. Daí que o Filho de Maria é propriamente o Verbo que subsiste na natureza humana; então Maria é verdadeira Mãe de Deus, posto que o Verbo é Deus. Cristo: Verdadeiro Deus e Verdadeiro Homem"

22- A Assunção de Maria

"A Virgem Maria foi assumpta ao céu imediatamente depois que acabou sua vida terrena; seu Corpo não sofreu nenhuma corrupção como sucederá com todos os homens que ressuscitarão até o final dos tempos, passando pela descomposição."

23-A Igreja foi fundada pelo Deus e Homem, Jesus Cristo

"Cristo fundou a Igreja, que Ele estabeleceu os fundamentos substanciais da mesma, no tocante a doutrina, culto e constituição"

24- Cristo constituiu o Apóstolo São Pedro como primeiro entre os Apóstolos e como cabeça visível de toda Igreja, conferindo-lhe imediata e pessoalmente o primado da jurisdição

"O Romano Pontífice é o sucessor do bem-aventurado Pedro e tem o primado sobre todo rebanho"

25- O Papa possui o pleno e supremo poder de jurisdição sobre toda Igreja, não somente em coisas de fé e costumes, mas também na disciplina e governo da Igreja

"Conforme esta declaração, o poder do Papa é: de jurisdição, universal, supremo, pleno,
ordinário, episcopal, imediato"

26- O Papa é infalível sempre que se pronuncia ex catedra

"Para compreender este dogma, convém ter na lembrança:

Sujeito da infalibilidade papal é todo o Papa legítimo, em sua qualidade de sucessor de Pedro e não outras pessoas ou organismos (ex.: congregações pontificais) a quem o Papa confere parte de sua autoridade magistral.

O objeto da infalibilidade são as verdades de fé e costumes, reveladas ou em íntima conexão com a revelação divina.

A condição da infalibilidade é que o Papa fale ex catedra:

- Que fale como pastor e mestre de todos os fiéis fazendo uso de sua suprema autoridade.

- Que tenha a intenção de definir alguma doutrina de fé ou costume para que seja acreditada por todos os fiéis. As encíclicas pontificais não são definições ex catedra.

A razão da infalibilidade é a assistência sobrenatural do Espírito Santo, que preserva o supremo mestre da Igreja de todo erro.

A conseqüência da infalibilidade é que a definição ex catedra dos Papas sejam por si mesmas irreformáveis, sem a intervenção ulterior de qualquer autoridade."

27- A Igreja é infalível quando faz definição em matéria de fé e costumes

"Estão sujeitos à infalibilidade: - O Papa, quando fala ex catedra - O episcopado pleno, com o Papa cabeça do episcopado, é infalível quando reunidoem concílio universal ou disperso pelo rebanho da terra, ensina e promove uma verdade de fé ou de costumes para que todos os fiéis a sustentem"

28- O Baptismo é verdadeiro Sacramento instituído por Jesus Cristo

"Foi dado todo poder no céu e na terra; ide então e ensinai todas as pessoas, batizando-as em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo"

29- A Confirmação é verdadeiro e próprio Sacramento

"Este Sacramento concede aos batizados a fortaleza do Espírito Santo para que se consolidem interiormente em sua vida sobrenatural e confessem exteriormente com valentia sua fé em Jesus Cristo."

30- A Igreja recebeu de Cristo o poder de perdoar os pecados cometidos após o Batismo

"Foi comunicada aos Apóstolos e a seus legítimos sucessores o poder de perdoar e de reter os pecados para reconciliar aos fiéis caídos depois do Batismo"

31- A Confissão Sacramental dos pecados está prescrita por Direito Divino e é necessária para a salvação

"Basta indicar a culpa da consciência apenas aos sacerdotes mediante confissão secreta"

32- A Eucaristia é verdadeiro Sacramento instituído por Cristo

"Aquele que come Minha Carne e bebe Meu Sangue tem a vida eterna"

33- Cristo está presente no sacramento do altar pela Transubstanciação de toda a substância do pão em seu corpo e toda substância do vinho em seu sangue

"Transubstanciação é uma conversão no sentido passivo; é o trânsito de uma coisa a outra. Cessam as substâncias de Pão e Vinho, pois sucedem em seus lugares o Corpo e o Sangue de Cristo. A Transubstanciação é uma conversão milagrosa e singular diferente das conversões naturais, porque não apenas a matéria como também a forma do pão e do vinho são convertidas; apenas os acidentes permanecem sem mudar: continuamos vendo o pão e o vinho, mas substancialmente já não o são, porque neles está realmente o Corpo, o Sangue, Alma e Divindade de Cristo."

34- A Unção dos enfermos é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo

"Existe algum enfermo entre nós? Façamos a unção do mesmo em nome do Senhor"

35- A Ordem é verdadeiro e próprio Sacramento instituído por Cristo

"Existe uma hierarquia instituída por ordenação Divina, que consta de Bispos, Presbíteros e Diáconos"

36- O matrimónio é verdadeiro e próprio Sacramento

"Cristo restaurou o matrimónio instituído e bendito por Deus, fazendo que recobrasse seu primitivo ideal da unidade e indissolubilidade e elevando-o a dignidade de Sacramento."

37-A Morte e sua origem

"A morte, na atual ordem de salvação, é consequência primitiva do pecado"

38- O Céu (Paraíso)

"As almas dos justos que no instante da morte se acham livres de toda culpa e pena de pecado entram no céu"

39- O Inferno

"As almas dos que morrem em estado de pecado mortal vão ao inferno"

40- O Purgatório

"As almas dos justos que no instante da morte estão agravadas por pecados veniais ou por penas temporais devidas pelo pecado vão ao purgatório. O purgatório é estado de purificação"

41- O Fim do mundo e a Segunda Vinda de Cristo

"No fim do mundo, Cristo, rodeado de majestade, virá de novo para julgar os homens"

42- A Ressurreição dos Mortos no Último Dia

"Aos que crêem em Jesus e comem de Seu corpo e bebem de Seu sangue, Ele lhes promete a ressurreição"

43- O Juízo Universal

"Cristo, depois de seu retorno, julgará a todos os homens."

igENVIADOS - "E como pregarão, se não forem enviados, como está escrito: Quão formosos são os pés daqueles que anunciam as boas novas (Is 52,7)? " (Romanos 10,15)

igESCRIBAS E FARISEUS - AUTORIDADE - "Os escribas e fariseus estão sentados na cátedra de Moisés. Portanto, FAZEI O OBSERVAI TUDO QUANTO VOS DISSEREM" (Mt 23,2)NOTA - Enquanto transmitem a doutrina tradicional que receberam de Moisés. Isso não implica observar suas interpretações pessoais.

igESPÍRITO SANTO - 1 - "... O Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ENSINARÁ TUDO e vos RECORDARÁ TUDO o que eu vos disse" (Jo 14,26)

igESPÍRITO SANTO - 2 - "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." (Atos dos Apóstolos, 20,28)

igESPLENDOR DA IGREJA DE CRISTO - Honrado - O Templo de Salomão não é e nunca será uma Icar do passado!
______________________________________
'
O esplendor do templo de Salomão foi suplantado pelo segundo templo por causa da vinda do Messias."No segundo ano do reinado de Dario, no vigésimo primeiro dia do sétimo mês, a palavra do Senhor fez-se ouvir por intermédio do profeta Ageu nestes termos: Fala ao governador de Judá, Zorobabel, filho de Salatiel, ao sumo sacerdote Josué, filho de Josedec, e ao resto do povo. Haverá alguém entre vós que tenha visto esta casa em seu primeiro esplendor? E em que estado a vedes agora! Tal como está, não parece ela insignificante aos vossos olhos? Todavia, ó Zorobabel, tem ânimo, diz o Senhor. Coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote! Coragem todos vós, habitantes da terra, diz o Senhor. Mãos à obra! Eu estou convosco - oráculo do Senhor dos exércitos. Segundo o pacto que fiz convosco quando saístes do Egito, meu espírito habitará convosco. Não temais. Porque isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um pouco de tempo, e abalarei céu e terra, mares e continentes; sacudirei todas as nações, afluirão riquezas de todos os povos e ENCHEREI DE GLÓRIA ESTA CASA, diz o Senhor dos exércitos. A prata e o ouro me pertencem - oráculo do Senhor dos exércitos. O ESPLENDOR DESTA CASA SOBREPUJARÁ O DA PRIMEIRA - oráculo do Senhor dos exércitos.Ambos foram destruídos apesar de toda sua glória. Nenhum dos dois podem ser equiparados com o esplendor do TERCEIRO TEMPLO, isto é, da igreja edificada por Cristo sobre CEFAS (pedra), que é o seu próprio corpo:"Respondeu-lhes Jesus: Destruí vós este templo, e eu o reerguerei em três dias" (São João 2,19).O Evangelho deixa bem claro isto:"Os judeus replicaram: Em quarenta e seis anos foi edificado este templo, e tu hás de levantá-lo em três dias?! Mas ELE FALAVA DO TEMPLO DO SEU CORPO" (São João 2,20-21).A Igreja de Cristo é a SUPREMA AUTORIDADE, pois ela é o Corpo de Cristo do qual ele mesmo é a cabeça (Efésios 1,22-23).Se a sua igreja se declara falível, sujeita a erros, é porque NÃO É A IGREJA DE CRISTO! Sendo ele a CABEÇA da única e verdadeira Igreja, ela nunca pode errar.Suas orientações a todos os cristãos vêm do próprio Cristo e é por isto que ela e chamada na Bíblia como a inabalável "COLUNA" e sólido "FUNDAMENTO" da "VERDADE" (1Timóteo 3,15). O próprio Cristo fala através dela:"Quem vos ouve a mim ouve, quem vos despreza a mim despreza, e quem me despreza, despreza aquele que me enviou" (São Lucas 10,16).A IGREJA DE CRISTO está à sua frente. Ela foi enviada por ele para ensinar a todos, transmitindo-nos perfeitamente intato o DEPÓSITO DA FÉ recebido dos santos apóstolos:"Sei em quem acreditei... Toma por norma as sãs palavras que ouviste de mim, na fé e no amor do Cristo Jesus. Guarda o bom depósito com o auxílio do Espírito Santo que habita em nós" (2Tm 1,12-14).O QUE A IGREJA ENSINA É A PLENA VERDADE! É O PRÓPRIO CRISTO QUE ESTÁ ENSINANDO. QUEM VAI TER A CORAGEM DE DESPREZAR A CRISTO?

igESPOSA DE CRISTO - 1 - "...pois ninguém jamais quis mal à sua pópria carne, antes a alimenta e dela cuida, como também faz Cristo com a Igreja, porque somos membros do seu Corpo". (Ef 5,29-30)

igESPOSA DE CRISTO - 2 - "Este mistério é grande, quero dizer, com referência a Cristo e à Igreja" (Efésios 5,32)

igESPOSA PURÍSSIMA - "Maridos, amai as vossas mulheres, como Cristo amou a Igreja e se entregou por ela, para santificá-la, purificando-a pela água do batismo com a palavra, para apresentá-la a si mesmo toda gloriosa, sem mácula, sem ruga, sem qualquer outro defeito semelhante, mas santa e irrepreensível. " (Efésios 5,25-27)

igESTATÍSTICA - 1 - Católicos crescem 1,5% em todo o mundo12/02/2007O Vaticano revelou que o número de católicos aumentou em 17 milhões, uma percentagem correspondente a 1,5%, ao longo do ano 2005, continuando a representar cerca de 17,2% da população mundial.De 1,098 mil milhões de católicos passou-se para 1,115 mil milhões, crescimento semelhante ao do total da população mundial (1,2%).

igESTATÍSTICA - 2 - Desespero dos hereges - Qto mais a ICAR avança, mais seus inimigos se desesperamAutor: A SERVIÇO DA VERDADE em 18/02/2004, 14:18:23 (e-mail não disponível)Contra fatos não há argumentos.Entre os dados deste ano, está o crescimento do número dos estudantes de teologia e de filosofia nos seminários diocesanos e religiosos. O número total de seminaristas aumentou 73% desde 1978, passando de 63.882 nesse ano para os 110.583 em 2000.O número de ex-pastores que hoje são católicos praticantes aumenta a cada dia, existindo já livros escritos por eles e até associação de Ex-Pastores nos Eua.Quanto mais a ICAR avança, maior é o desespero dos protestantes inconformados. Pela atitude deles nesse fórum que se diga.Mas ICAR , sempre ICAR. JAMAIS AS PORTAS DO INFERNO PREVALECERÃO CONTRA A ICAR.O Anuário Pontifício 2007 apresenta os últimos disponíveis à Igreja Católica em todo o mundo, com 2915 circunscrições eclesiásticas.As estatísticas, já entregues ao Papa, mostram que no biénio 2004-2005 os católicos cresceram 3,1% em África , 2,71% na Ásia e 1,2% na América, num ritmo superior ao aumento global da população. Na Europa assiste-se a um "leve aumento dos católicos", assinala o comunicado oficial da Santa Sé hoje divulgado.
'
igESTATÍSTICA - 3 - No mundo há 1,098 bilhão de católicosAumenta também o número de sacerdotes CIDADE DO VATICANO, domingo, 19 de fevereiro de 2006 (ZENIT.org).- No mundo há 1,098 bilhão de católicos, revela a edição do «Anuário Pontifício 2006», que foi apresentada esse sábado a Bento XVI.Este registro de algo menos de 2.400 páginas dos bispos, dioceses, congregações religiosas, universidades católicas e outras realidades eclesiais oferece uma visão do estado da Igreja Católica atualmente.Um comunicado emitido pela Santa Sé --no qual se sintetizam alguns dados aportados pelo volume-- revela que «entre o ano 2003 e 2004 os católicos no mundo passaram de 1,086 bilhão para 1.098 bilhão, um crescimento de 12 milhões de fiéis, o que equivale a um aumento de 1,1%».«Comparando estes dados com a evolução da população mundial no mesmo período, que passou de 6,301 bilhões a 6,388 bilhões, observa-se que a presença relativa dos fiéis católicos batizados descende em um por mil, passando de 17,2 católicos por 100 habitantes em 2003 a 17,1 por 100 no ano sucessivo», explica a nota.O «Anuário Pontifício» mostra que, após as crises experimentadas em décadas anteriores, «a tendência ao crescimento no número de sacerdotes continuou em 2004».«Nesse ano, o número total de sacerdotes foi de 405.891»: um terço sacerdotes religiosos, os outros dois terços diocesanos.«Em seu conjunto, os sacerdotes aumentaram entre 2003 e 2004 em 441 unidades. Este aumento é válido mundialmente, pois no caso dos diferentes continentes a evolução está diversificada. Frente aos importantes aumentos de Ásia e África, onde se registra no mesmo período um aumento 1.422 e 840 sacerdotes respectivamente, experimenta-se uma situação estacionária na América e Oceania, enquanto que na Europa se deu uma diminuição de 1.876».O aumento dos diáconos permanentes é constante desde 1978. No ano 2004 eram 32.324.«Estão presentes sobretudo na América do Norte e Europa, com uma quota respectiva de 47,3% e de 32,3% em relação com o mundo, e aumentaram em 2,5% com respeito ao ano 2003». Em 1978, eram 5.562.«Os candidatos ao sacerdócio, diocesanos e religiosos, apresentam globalmente uma evolução positiva, passando de 112.373 em 2003 a 113.044 em 2004».«Contudo --explica o comunicado vaticano-- neste caso surgem motivos de preocupação na Europa, onde nos últimos anos a queda é evidente. Pelo contrário, África e Ásia demonstram uma alentadora vitalidade de vocações».O «Anuário Pontifício» foi apresentado ao Papa pelo cardeal Angelo Sodano, secretário de Estado, e pelo arcebispo Leonardo Sandri, substituto da Secretaria de Estado para os Assuntos Gerais.A redação do novo «Anuário» foi coordenada por Dom Vittorio Formenti, encarregado da Sala Central de Estatística da Igreja.A impressão ocorreu a cargo de monsenhor Elio Torrigiani S.D.B., diretor geral da Tipografia Vaticana.O volume será comercializado nos próximos dias.[Mais informações e pedidos em http://www.libreriaeditricevaticana.com/].ZP06021904
'
igESTATÍSTICA - 4 - Instituições - Número de instituições sustentadas pela Igreja:
Campo da Educação
1. Escolas Maternais: 64.307 – atendendo a 6.394.295 alunos
2. Escolas Primárias: 92.461 – atendendo a 28.511.698 alunos
3. Escolas Secundárias: 39.404 – atendendo a 16.454.439 alunos

Assistência Social:
1. Hospitais: 5.2362.
Postos de Saúde: 16.6793.
Leprosários: 6564.
Casa para idosos: 14.7945.
Orfanatos: 9.9966.
Creches: 10.6347.
outras instituições: 22.6178.

Em parceria com a comunidades; ongs: milhares

Fontes: Agência Fides 22/10/2005 – Vaticano (http://www.blogger.com/www.fides.org ou http://www.pom.org.br/)
'
igESTATÍSTICA - 5 - No Brasil - Total de católicos caiu de 74% para 67%, em cinco anosOs pentecostais são o grupo de evangélicos que mais atrai fiéis da Igreja Católica.De 15,2 milhões de brasileiros que mudaram de religião,58,9% trocaram a fidelidade ao papa por uma igreja evangélica pentecostal, enquanto13,8% preferiram igrejas evangélicas históricas e16,3% se filiaram a outras religiões,conforme pesquisa apresentada ontem à assembléia-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Itaici, município paulista de Indaiatuba. A notícia está nos principais jornais do Brasil como O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil, 11-8-05.Outros 10,9% de um universo de 2.870 pessoas ouvidas em 50 municípios, entre agosto e dezembro de 2004, disseram que se transferiram para religiões indeterminadas e 0,1% não respondeu ao questionário.'A Igreja sabia que estava perdendo fiéis - a porcentagem de católicos caiu de 73,9% para 67,2% nos últimos cinco anos -, mas não dispunha de dados sobre seu destino', disse a coordenadora da pesquisa, a socióloga Sílvia Fernandes, do Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris).O levantamento mostrou que o pentecostalismo atrai mais adeptos também para a Igreja Católica, na qual essa linha é representada pela renovação carismática.Por que as pessoas trocam de religião?Segundo a pesquisa,35% dos católicos abandonam a Igreja por discordar de sua doutrina. Entre os evangélicos pentecostais, o índice é de13,9%. A falta de acolhimento foi a causa apontada por10% dos entrevistados que deixaram o catolicismo e por35% dos que pertenceram a outras religiões.Boa surpresa do levantamento foi constatar que o grau de participação em pastorais ou atividades da própria religião é maior entre os convertidos, aqueles que vieram de outras igrejas. Entre os católicos,25,4% deles participam da liturgia e28,1% trabalham na evangelização ou na pregação.O porcentual dos que vão à missa uma vez por semana é de24,7% entre os católicos que nunca mudaram de religião e de33,3% entre os que já mudaram e agora se declaram católicos.Os entrevistados avaliam positivamente sua nova religião. A nota média dada pelos católicos à Igreja é8,8. 'É uma boa nota, embora inferior à obtida pelos evangélicos, cuja avaliação foi superior a9', disse a socióloga Sílvia Fernandes."A pesquisa parece indicar que nos últimos quatro anos a proporção de evangélicos de cunho pentecostal cresceu e o catolicismo vem mantendo o declínio já constatado nas últimas décadas. A novidade é que há também uma mobilidade religiosa retornando para o catolicismo — disse Silvia Fernandes.
'
igESTATÍSTICA - 6 - Número de católicos no Brasil parou de cair - SÃO PAULO, quarta-feira, 2 de maio de 2007 (ZENIT.org).-Uma pesquisa da Fundação Getúlio Vargas divulgada esta quarta-feira em São Paulo demonstra que o número de católicos no Brasil parou de cair nos últimos anos.A taxa de católicos no país vinha caindo desde os primeiros registros censitários brasileiros de 1872.Segundo informações do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), nos anos 90, o número de católicos reduziu-se de forma acelerada no país, chegando a diminuir 1 ponto percentual por ano, passando de 83.3% em 1991 para 73.89% em 2000.Mas nos últimos anos, segundo dados do instituto, pela primeira vez em mais de um século a proporção de católicos no Brasil parou de cair.Os católicos, que em 2000 eram 73.89%, são, em 2003, 73.79%.Os dados implicam um aumento do contingente absoluto de católicos, acompanhando o crescimento populacional no período.Usando a população de hoje (188,7 milhões), haveria, segundo o instituto, cerca de 139,24 milhões de católicos no Brasil.Santa SéDados oficiais do Vaticano, do Departamento Central de Estatísticas da Igreja, demonstram que o número de católicos no Brasil é de 155,62 milhões, sendo que, a cada 100 habitantes, 84,5 são católicos.ZP07050219 '

igEVANGELHO QUADRANGULAR - SEU FUNDADOR - "Irmã" Aimee Semple Mc Pherson (1890-1944):Foi a indiscutível fundadora da "International church of foursquare gospel", que no Brasil, é chamada de "Igreja do Evangelho Quadrangular".O livro americano "The Dictionary Of Pentecostal and Charismatic Movements", a chama de "the most proeminent woman leader has produced to date". Em bom português, o livro a chama "a mais proeminente líder feminina, que o pentecostalismo produziu até hoje".Se Aimee Semple Mc Pherson, foi uma proeminência, um fenômeno religioso, isto nem o mais ateu dos homens, pode discutir. Do nada, ela fundou um Igreja, com milhões de seguidores.A sua vida religiosa, começou quando ela acompanhou o seu marido, numa viagem missionária até a China. Neste país, o seu marido adoeceu. Morreu logo à seguir. A jovem viúva, retornou para os USA. Nenhuma pessoa imaginaria o que viria a seguir.Logo depois de voltar, ela se casaria com Harold Stewart Mc Pherson, era 1911. Este segundo casamento, foi um fracasso do começo ao fim. Aimee Mc Pherson, era histérica, nervosa, negligente, preguiçosa. Além de tudo, traiu o seu infeliz marido. Nenhum de seus biógrafos sabe quantas dezenas de amantes, Aimee teve, enquanto o pobre Harold sofria. Ele finalmente, pediu divórcio em 1921(Ver o livro de Eve Simson, The Faith Healer, página 36).Em maio de 1926, Aimee Mc Pherson deu para sumir por uns tempos. No mês seguinte, ela reapareceu no México, inventando uma fábula, de que teria sido sequestrada. Na verdade toda a fábula era para evitar que percebessem que ela havia tido uma tórrida paixão, com muito sexo, com um homem casado, chamado Kenneth Ormiston. O casal, já havia sido visto antes, numa viagem conjunta à Europa(Sobre esta parte da vida de Aimee, ver os livros "The Vanishing Evangelist" , do autor Lately Thomas).Uma recepcionista de uma loja, mostrou que Aimee e seu amante, estavam na cidade de Karmel, Califórnia. Aimee "comia" o seu amante, ao tempo em que depois inventou à imprensa que estava sequestrada. Várias outras testemunhas mostraram terem visto, as aventuras de Aimee. Enquanto isto, Aimee ia tendo cada vez mais seguidores.Um ano depois deste escândalo, Aimee começou a enrolar os seus cabelos, a usar jóias, peles caras, usar vestidos curtos. Igualmente, bebia muito e em público, dançava, aproveitava a vida. Anos antes ela pregava contra tudo isto, garantindo o fogo do inferno a quem tivesse tais pecados. Agora, praticava aos montes estes terríveis pecados(ver o livro "Least of all saints". Autor:Robert Barh).Em 1931, Aimee casou pela terceira vez. Desta vez o imbecíl marido, se chamava David Hutton. De novo, veio divórcio desta vez em 1934.Menos de três anos de infeliz união. Aimee, casou já tendo um harém de homens. E virou ex- mulher de novo.No livro, já citado, de Robert Barh, tem uma foto de Aimee, com alguns de seus seguidores. Ela aparece caída de bêbada, no chão. Os seguidores, se acham "batizados no espírito santo".E também no chão.O livro "Sister Aimee", página 221,do autor Epstein, mostra as pregações religiosas, de Aimee. Diante de grandes multidões, ela pregava:"As suas desgraças serão destruídas. As suas doenças serão todas curadas. Basta apenas vocês acreditarem.Onde estiver o espírito de Deus, alí estará a sua cura."Aimee avisava que a cura era parte do evangelho. Bastava ter muita fé e dar dinheiro a sua Igreja. Para se ter acesso à sessões de cura espritual de Aimee, os crentes tinham que comprar um cartão e alí, ficar na linha de cura de Aimee.O livro "The Healing Question", do autor Arno Clemens Gaebelein, publicado em New York em 1925, editora Our Hope Publications, página 93, mostra um caso triste, envolvendo Aimee Mc Pherson.O autor descreve o que viu:"Uma jovem garota, usava um óculos. Uma das lentes era totalmente preta.Eu percebi que a menina era totalmente cega de um olho e quase cega do outro. Eu observei tudo o que ocorreu, sentado, bem perto de todo o ocorrido. Enquanto orações eram feitas para ela, a jovem menina, que parecia ter em torno de 11 anos de idade, chorou e contorceu-se toda. Em sua vontade de se curar, ela fazia todos os esforços, para ser curada. Ela deixou o altar e houve um clamor público, iniciado por um dos obreiros presentes, de que ela teria sido curada. Ela gesticulou, dando a impressão, que tinha sido curada. Uma hora depois, quando o culto pentecostal acabara, eu ví um grupo de mulheres agrupadas. De longe, naquele grupo, percebi a presença da garota "curada".Mandei minha esposa ver o que era e falar com a garota "curada", caso fosse necessário. Ela achou a garota supostamente "curada", caída no chão,chorando copiosamente, com as esperanças destruídas e o coração partido. Sua decepção era completa. Assim como a sua desilusão. A melhora da visão, que havia supostamente tido, no altar, tinha sumido totalmente".**Nota do autor: A tradução acima, é minha. Traduzido, de autor já falecido. Direito autoral já público.O autor Robert Barh, no livro "The Least of All Saints", diz muito bem dos últimos anos de vida de Aimee. Aimee ia aos poucos se viciando em drogas. Sua paixão por barbitúricos, se completava ao seu amor por homens na cama.Amores à parte, ela tinha uma mãe. Ela se chamava Mildred (Minnie) Kennedy. A mãe ajudava a filha no milionário negócio evangélico. O "Angelus Temple" de Aimee era uma supermina de ouro em dinheiro. De fato, dividiam mãe e filha o dinheiro arrecadado dos fiéis. Tanto dinheiro, que deu numa sucessão de brigas horríveis, entre mãe e filha. Já em 1927, Aimee demitiu sua mãe do cargo que exercia na Igreja do Evangelho Quadrangular. Depois,por um curto período de tempo, Mildred voltou à administrar coisas na Igreja, pois a filha havia feito uma série enorme de investimentos fracassados. Uma briga entre mãe e filha, teve como resultado Aimee quebrar o nariz da mãe com um forte soco(Ver página 296, da obra de Robert Barh, já citada).A ligação de mãe e filha terminava. O dinheiro e os escândalos de Aimee não. Em 1937, Mildred, apoiada pela neta Roberta, decidiu processar a filha Aimee. Não era a questão do nariz quebrado. O dinheiro era de novo o centro do processo. Aimee ganhou a questão.Se Aimee ganhava cada vez mais dinheiro, com seu imenso e crescente império religioso, não ganhava paz de espírito. Cada vez mais, se entregava às drogas. Morreu de overdose de drogas em 1944. Deixou para a mãe a quantia de dez dólares, dizendo que caso ela contestasse isto, então não receberia nada (Ver a obra de Robert Barh, página 282).


IR PARA: <-^->



'

Nenhum comentário:

.............................CABEÇALHO
------------------------------------------------------------------------------



1) - ANOTAÇÕES APOLOGÉTICAS (27 Páginas)



2) -
MENTIRAS PROTESTANTE (Vai para outro site)



3) - ARTIGOS DIVERSOS



------------------------------------------------------------------------------