> > >

Pesquisar este blog

domingo, 11 de novembro de 2007

AB - AV - ANOTAÇÕES de abDIDAQUÉ avACORDO COM A IGREJA CATÓLICA



Epístola a Diogneto é um documento cristão do século II. Neste mesmo século, o apologista cristão Atenágoras frisava que os cristãos têm na conta de homicidas as mulheres que utilizam medicamentos para abortar, e condenava os assassinos de crianças, incluindo igualmente no número destas as que vivem ainda no seio materno, «onde elas já são objeto da solicitude da Providência divina».



Acessem também o 
1ª PÁGINA
[Abertura][Índice][Pg.01][Pg.02][Pg.03][Pg.04][Pg.05][Pg.06][Pg.07][Pg.08][Pg.09][Pg.10][Pg.11][Pg.12][Pg.13][Pg.14][Pg.15][Pg.16][Pg.17] [Pg.18] [Pg.19] [Pg.20] [Pg.21] [Pg.22] [Pg.23][Pg.24][Pg.25][Pg.26][Pg.27]


ab - ABORTO

abDIDACHÉ' - A Didaché, texto do século I, atribuído aos Apóstolos, considerado o primeiro catecismo da religião cristã, ensinava:

«Não matarás o fruto do ventre por aborto, e não farás perecer a criança já nascida» (Didaché 2,2).

abDIOGNETO' - Epístola a Diogneto, um documento cristão do século II. Neste mesmo século, o apologista cristão Atenágoras frisava que os cristãos têm na conta de homicidas as mulheres que utilizam medicamentos para abortar, e condenava os assassinos de crianças, incluindo igualmente no número destas as que vivem ainda no seio materno, «onde elas já são objeto da solicitude da Providência divina».

abENCÍCLICA - A discussão encerra-se oficialmente com a encíclica Apostolica Sedis (1869) na qual o papa Pio IX condena toda e qualquer interrupção voluntária da gravidez.

Resultado de imagem para EXCOMUNHÃOabEXCOMUNHÃO' - DIREITO CANÔNICO - Atualmente, segundo o cânon 1398 do Código de Direito Canônico, "quem provoca aborto, seguindo-se o efeito, incorre em excomunhão latae sententiae". Segundo o canonista Pe. Jesus Hortal, a excomunhão "atinge por igual a todos os que, a ciência e consciência, intervêm no processo abortivo, quer com a cooperação material (médico, enfermeiras, parteiras etc.), quer com a cooperação moral verdadeiramente eficaz (como o marido, o amante ou o pai que ameaçam a mulher, obrigando-a a submeter-se ao procedimento abortivo. A mulher, não raramente, não incorrerá na excomunhão por encontrar-se dentro das circunstâncias atenuantes do cân. 1324 § 1º, 3º e 5º". Tais circunstâncias podem ser: a posse apenas parcial do uso da razão, o forte ímpeto da paixão ou a coação por medo grave).

abPROVOCADO' - "Numa briga entre homens, se um deles ferir uma mulher grávida e for causa de aborto sem maior dano, ((((((o culpado))))) será obrigado a indenizar aquilo que o marido dela exigir, e pagará o que os juízes decidirem. Contudo, se houver dano grave, então pagará vida por vida, olho por olho, dente por dente, pé por pé, queimadura por queimadura, ferida por ferida, golpe por golpe". (Êxodo 21, 22-23)


ac - ANTICRISTO...

acFIM DO MUNDO -  Vai surgir antes do fim do mundo.  Leia-se 2 Tessalonicenses 2,3-7.  Vê-se que trata-se de uma pessoa a aparecer antes do fim do mundo. Será médium de Satanás.  A mediunidade é um perigo.


É também uma doutrina, um sistema.  Todo aquele que nega que Jesus é Deus faz a obra do Anticristo.  Leia-se I João 2, 22; 4,2-3 e 2 João 7.  São João Evangelista apresenta o anticristo como um grande rei e tipificado por uma fera.  Leia-se o capítulo 13 de Apocalipse.  O anticristo haverá de perseguir a todos que crêem e professam que Deus se encarnou.


ado - ADORAR, ADORAÇÃO 



adoARCA' DA ALIANÇA - "Então, Josué rasgou as suas vestes e se prostrou em terra sobre o rosto perantea arca do SENHOR até à tarde, ele e os anciãos de Israel; e deitaram pó sobre a cabeça" (Js 7,2).

adoBASTÃO' DE JOSÉ - "Foi pela fé que Jacó, estando para morrer, abençoou cada um dos filhos de José e venerou a extremidade do seu bastão." (Hebreus 11,21).

Em grego:

"πίστις Ἰακώβ ἀποθνήσκω ἕκαστος ὁ υἱός Ἰωσήφ εὐλογέω καί προσκυνέω [adorou] ἐπί ὁ [à] ἄκρον (extremidade] ὁ ῥάβδος [a vara, a barra] αὐτός [sua, dele]".

adoBEIJAR' ALGO INANIMADO - "Voluntariamente para salvar Israel, eu beijaria os vestígios de seus pés" (Ester 13, 13)



adoCIC' - Conforme definição do CIC (CATECISMO DA iGREJA CATÓLICA) - "A ADORAÇÃO é o primeiro ato da virtude da religião. Adorar a Deus é RECONHECÊ-LO COMO DEUS, como o Criador e o Salvador, o Senhor e o Dono de tudo o que existe, o Amor infinito e misericordioso" "ADORAR a Deus é, no respeito e na submissão absoluta, reconhecer "o nada da criatura", que não existe a não ser por Deus" (CIC 2096/97). Quem venera um anjo ou um santo, não RECONHECE NELE UMA DIVINDADE, pois o santo e o anjo são amigos de DEUS e não DEUSES. É verdade que por vezes a palavra ADORAR é tomada impropriamente como VENERAR, isto é, AMAR MUITO. Quem canta a Hino Nacional, dirá: "terra ADORADA'. Estará, porventura, adorando a terra? Claro que não, pois sabe que terra não é deus. Logo... está apenas VENERANDO, isto é, está simplesmente expressando um GRANDE AMOR pela sua Pátria. Reverenciar é muito distinto de adorar. A própria Bíblia distingue o sentido de cada uma destas palavras: REVERENCIAR NÃO É ADORAR - "... reverenciareis meu santuário. Eu sou Javé" (Lv 19,30) Explicar mais claro qhue isto é impossível.


adoCULTO - Os evangélicos, para terem do que nos acusar, frequentemente adulteram as acepções das palavras, tais como venerar, rezar, cultuar. A respeito desta última, em sua forma derivada: CULTO.

O que vemos no dicionário?

Michaellis: cul.to - 

ADJETIVO (lat cultu) 1 Que se cultivou; cultivado. 2 Ilustrado, instruído, sabedor. 3 Civilizado. 4  Esmerado: Linguagem culta. Antôn: inculto. 

SUBSTANTIVO - sm 1 Forma pela qual se presta homenagem à divindade; liturgia. 2 A religião: Culto católico, culto protestante. 3 Cerimônias religiosas. 4 Veneração. C. externo: cerimônias e festividades religiosas. C. interno: o que se rende a Deus por atos interiores da consciência.

ACEPÇÕES ALÉM DE CULTO DE ADORAÇÃO: "Cerimônias Religiosas" que não precisam necessariamente ser de adoração e sim de veneração; "Veneração" com o sentido exclusivo de "amar muito", "respeitar profundamente".

LOGO, nem todo culto tem que ser de adoração como pensam nossos irmãozinhos separados.

adoDEFINIÇÃO - Os católicos só adoram a Deus.  Leia Mateus 4,10 - (Lucas 4,8).
É proibida a adoração das Criaturas de Deus - Exemplos: Leia Atos 10, 25-16; Apocalipse 19,10.
É permitido venerar - os gestos são os mesmos mas a pessoa reconhece que aquele que recebe a veneração não é Deus.  Nesse caso não é adoração.
Exemplos:  Leia Gênesis 33, 1-3; Números 22,31; 2 Samuel 14,22; I Reis 1, 16; 2 Reis 4, 36-37; I Crônicas 29,20.
A verdadeira adoração se realiza no nosso interior e não é um mero formalismo com suas exterioridades como aconteceu com os Judeus do tempo de Cristo.  Leia João 4, 23-24 e veja que Cristo ensina que o culto da lei antiga está para ser cancelado e que o verdadeiro culto de adoração é aquele realizado conforme a vontade de Deus em estado de Graça Santificante.

Resultado de imagem para CATÓLICOS ADORAM SOMENTE DEUS
adoELISEU - José Miky - Que tal esse, Oswaldo?

"À vista disso, os discípulos dos profetas que ficaram do outro lado, em Jericó, disseram:'O espírito de Elias repousa em Eliseu.' E indo-lhe ao encontro, PROSTRARAM-SE POR TERRA e disseram: 'Estão aqui com teus servos cinquenta homens fortes, que podem ir procurar o teu amo.'(...)" 2Rs. 2, 15-16

adoESCABELO - "Exaltai ao Senhor, nosso Deus, e prostrai-vos ante o escabelo de seus pés, porque ele é Santo" (Salmos 98,5)

adoGLORIFICAR OUTREM QUE NÃO DEUS - "O rei, porém, se alegrará em Deus. Será glorificado todo o que jurar pelo seu nome, enquanto aos mendazes lhes será tapada a boca" (Salmos 62,12)

adoIDOLATRIA PROTESTANTE E VENERAÇÃO CATÓLICA - À esta altura, somente os "Crentes" (?!) acreditam que imagens e santos são tidos como deuses pelos católicos enquanto que, primeiro, os próprios católicos as têm apenas como objetos inanimados que, por si mesmos, não têm qualquer poder e virtudes; segundo, que os santos, embora amigos de Deus, semelhantes a ele, não são, porém, deuses.Sequer sabem qual é a diferença que existe entre venerar (amar) e venerar (adorar) nem, tão pouco, sabem discernir entre adorar,(amar, gostar) e adorar (prestar culto de adoração, devido somente a Deus).Entretanto,por sua presunção, sendo os evangélicos participantes da rebelião e da desobediência, eles mesmos, além de idólatras, são também feiticeiros, segundo a Bíblia. Por não obedecer à palavra de Deus proferida pelos legítimos pastores ("... quem vos ouve a mim ouve..."[São Lucas 10,16]), o culto que pretendem prestar a Deus é rejeitado por ele. Por isso, já não se trata mais de um culto a Deus, mas sim de um culto dirigido a outrem que não ele. É pura idolatria. Em virtude disso, tudo não passa de satanismo ou feitiçaria como diz a Bíblia. Por causa da sua indocilidade, presunção e rebeldia, seu culto, mais que um crime de terafim (ídolos imundos nos quais habitam os demônios), passou a ser também feitiçaria:"Agrada-se a Iahweh com holocausto e sacrifícios como se agrada a OBEDIÊNCIA à sua palavra? Sim, a OBEDIÊNCIA é melhor do que o sacrifício, a DOCILIDADE mais do que a gordura dos carneiros. Pecado de feitiçaria, eis o que é a REBELIÃO, um crime de terafim, eis o que é a PRESUNÇÃO! Porque rejeitaste a palavra de Iahweh, ele te rejeitou!" (1Sm 15, 22-23).

adoIDOLOS - APEGO - "ONDE ESTIVER O VOSSO CORAÇÃO... - Autor: Mário Vegini em 26/05/2003, 21:56:10 (enviar e-mail para o autor) Não precisa, paz e bem! Quem é idólatra: o que olha para a serpente e é curado, ou o que derruba a serpente e deixa o irmão morrer?Seu computador pode ser seu ídolo. Sua dissimulação é um ídolo. Seu dinheiro pode ser um ídolo. "Pois onde estiver vosso tesouro, ali também estará o vosso coração" (Lc 12, 34). Se o seu coração estiver nos bens materiais, você é idólatra! Sei que você não acredita nestas balelas de chamar os católicos de idólatras, você é bastante inteligente!


adoIMAGENS - Duas afirmações que sempre faço aos protestantes e eles nunca desmentem:

"Nenhum católico acha que uma imagem é um deus";

"Nenhum católico acha que um santo ou anjo é uma divindade".

Ora já foi demonstrado pela Bíblia que prostrar-se, inclinar, ajoelhar diante de uma criatura a que não se reconhece como uma divindade, por isto mesmo, jamais é uma adoração. Mesmo que alguém prostre à frente de uma imagem de Maria Santíssima, Mãe de Deus, e sabendo que sua imagem não é um deus e que a própria virgem Maria também não é deus, por isto mesmo, isto não é, e jamais será, uma adoração. É claro que não alimento a esperança de que tais noções sobre o que é ou que não é adoração poderá penetrar na cabeça de uma pessoa facciosa, a menos que para isto lhes ilumine o poder do Espírito Santo.

adoJOSUÉ PROSTRA-SE ANTE UM ANJO: - "Ele respondeu: Não; venho como chefe do exército do Senhor. Josué prostrou-se com o rosto por terra, e disse-lhe: Que ordena o meu Senhor a seu servo?" (Josué 5, 13-15)

adoMONTE SAGRADO - Se prostração fosse sinônimo inequívoco de adoração (à divindade), então, seria difícil explicar o trecho bíblico que diz: “Prostrai-vos perante o seu monte sagrado” (Sl 99(98),5). Mas nós (católicos), que temos a perfeita ciência, sabemos que a prostração, aqui, que também tem um caráter religioso, é apenas uma reverência. [Com certeza, no salmo, não se está mandando adorar, como se fora um deus, aquela montanha sagrada. Podemos, sim, reverenciar (ou venerar) o que é sagrado; mas adorar (no sentido estrito) somente ao Criador, que é divino ou deidade]

adoNEM SEMPRE É ADORAR 

1. AJOELHAR, PROSTRAR-SE, INCLINAR-SE, ENCURVAR:

SÓ VERSÍCULOS: Rs 1,31; 2Rs 1,13; Ap 3, 9; Jz 7, 6; Mt 27,29; Gn 37,10; 1Sm 2,36; 2Sm 15, 5; 2Cr 24,17; Is 60,14; Gn 33, 3; Gn 48,12; Nm, 22.31; 1Sm 24, 9; 2Sam 28,14; 2Sm 1, 2.

Betsabéia Rs 1,31(não é R$ 1,31); 
o oficial - 2Rs 1,13; 
carta a Filad.- Ap 3, 9; 
para beber Água Jz 7, 6;
zombaria - Mt 27,29; 
Isaque a José - Gn 37,10; 
para mendigar - 1Sm 2,36; 
povo a Absalão -2Sm 15, 5; 
chefes ao Rei - 2Cr 24,17; 
opressores a Jerusalm - Is 60,14
Jacó a Isaú - Gn 33, 3; 
José a Jacó.- Gn 48,12; 
Balaão ao Anjo - Nm, 22.31; 
Davi ante Saul - 1Sm 24, 9; - 
Saul ante Samuel - 1Sam 28,14; 
Amalecita/Davi - 2Sm 1, 2.

2. Como também nem sempre é adorar: LOUVAR, GLORIFICAR, BENDIZER, HONRAR:

SÓ VERSÍCULOS: Gênesis 49,8; Deuteronômio 32,43; Is 60, 9; Sl 91,15; Eclo 45,3; Rm 8,30; 2Cr 23,13; 1Pd 2,14; Lc 16,8; Eclo 38,16; Mt 15,6; Tt 2,10; Dt 26,19; 2Cr 16,14; Rm 2,10.

a Judá (Gênesis 49,8); 
ao povo de Deus (Deuteronômio 32,43); 
a Jerusalém - (Is 60, 9); 
ao Justo - (Sl 91,15); 
a Moisés - (Eclo 45,3); 
ao justificado - (Rm 8,30); 
ao rei - (2Cr 23,13); 
aos governados (1Pd 2,14); 
ao administrador (Lc 16,8); 
ao túmulo (Eclo 38,16); 
ao Pai e Mãe - (Mt 15,6); 
à doutrina - (Tt 2,10); 
ao povo Hebreu - (Dt 26,19); 
ao rei Asa - (2Cr 16,14); 
ao Gentio, Grego (Rm 2,10).

adoNEM SEMPRE É ADORAR - (só citações): - AJOELHAR-SE, PROSTRAR-SE, INCLINAR etc.:

Rs 1,31; 2Rs 1,13; Ap 3, 9; Jz 7, 6; Mt 27,29; Gn 37,10; 1Sm 2,36; 2Sm 15, 5; 2Cr 24,17; Is 60,14; Gn 33, 3; Gn 48,12; Nm, 22.31; 1Sm 24, 9; 1Sam 28,14; 2Sm 1, 2;

Como também nem sempre é adorar: LOUVAR, GLORIFICAR, BENDIZER, HONRAR:

Is 60, 9; Sl 91,11; Eclo 45,3; Rm 8,30; 2Cr 23,13; 1Pd 2,14; Lc 16,8; Eclo 38,16; Mt 15,6; Tt 2,10; Dt 26,19; 2Cr 16,14; Rm 2,10.

adoNEM SEMPRE É ADORAR (só citações): - AJOELHAR-SE, PROSTRAR-SE, INCLINAR etc.:

Rs 1,31; 2Rs 1,13; 
Ap 3, 9; 
Jz 7, 6; 
Mt 27,29; 
Gn 37,10; 
1Sm 2,36; 
2Sm 15, 5; 
2Cr 24,17; 
Is 60,14; 
Gn 33, 3; 
Gn 48,12; 
Nm, 22.31; 
1Sm 24, 9; 
1Sam 28,14; 
2Sm 1, 2

Como também nem sempre é adorar: LOUVAR, GLORIFICAR, BENDIZER, HONRAR:
Is 60, 9; 
Sl 91,11; 
Eclo 45,3; 
Rm 8,30; 
2Cr 23,13; 
1Pd 2,14; 
Lc 16,8; 
Eclo 38,16; 
Mt 15,6; 
Tt 2,10; 
Dt 26,19; 
2Cr 16,14; 

Rm 2,10.

adoOBJETOS' - IMAGENS - "Entremos em sua morada, prostremo-nos diante do escabelo de seus pés." (Salmos 131,7)

adoPROSTRAR - SINAGOGA DE SATANÁS - "Eu te entrego adeptos da sinagoga de Satanás, desses que se dizem judeus, e não o são, mas mentem. Eis que os farei vir prostrar-se aos teus pés e reconhecerão que eu te amo" (Apocalipse 3,9)

adoREVERENCIAR NÃO É ADORAR - "... reverenciareis meu santuário. Eu sou Javé" (Lv 19,30)

adoSMILINGUIDO - Os "crentes" dizem que adoram o SMILINGUIDO. São apenas onze referências quando procuramos no Orkut com as palavras "ADORO SMILINGUIDO", isto somente na primeira do total de mais de 80 páginas encotnradas.

01 - Comunidade no Orkut - ADORO SMILINGUIDO!!!
02 - Idem - SLIMINGUIDO
03 - LUZ E VIDA - SMILINGUIDO - com muitos "adoro"


adoTODA HONRA E TODA GLÓRIA" - Eta repetição interminável e sem cabimento! -
EVANGÉLICO: - "Esse livro atribui a Maria toda a honra e toda a glória que a Bíblia confere ao Senhor Jesus Cristo"

A honra que se presta unicamente ao Criador é a de ADORAÇÃO. Em nenhum livro católico você encontrará a afirmação de que prestamos à mãe de Deus o culto de adoração. Embora somente Deus é perfeitamente digno de toda honra e toda glória isto não impede que prestemos aos seus santos estes mesmos tributos que, inclusive, é ensinado em profecia na própria Bíblia: "... porque olhou para sua pobre serva. Por isto, desde agora, me proclamarão bem-aventurada todas as gerações" (São Lucas 1,48). Sobretudo na Biblia apenas existe proibição de prestarmos ADORAÇÃO, e apenas ADORAÇÃO, a outrem que não seja ao próprio Deus. A Bíblia nos ensina que devemos ou podemos louvar, glorificar, bendizer, louvar, honrar a outras criaturas:

A Jerusalém - (Is 60, 9); a Moisés - (Eclo 45,3); ao Justo - (Sl 91,15); "Glorificou-o na presença dos reis, prescreveu-lhe suas ordens diante do seu povo, e mostrou-lhe a sua glória" (Eclesiástico 45,3) ao justificado - (Rm 8,30); ao rei - (2Cr 23,13); aos governados (1Pd 2,14); ao administrador (Lc 16,8); a túmulo (Eclo 38,16); - Pai e Mãe - (Mt 15,6); à doutrina - (Tt 2,10); ao povo Hebreu - (Dt 26,19); a Asa, Rei - (2Cr 16,14); ao Gentio, Grego (Rm 2,10).

adoVENERAR - As palavras "Adorar" e "Venerar" não são equivalentes, podendo entretanto serem empregadas ora ADORAR como se fosse VENERAR, ou VENERAR como se fosse ADORAR. Exemplo de palavras ADORAR empregada no sentido de VENERAR: "Eu adoro minha terra". Aqui, pelo sentido empregado não significa ADORAR porque "terra" não é deus e o culto de adoração implica sempre no reconhecimento de que o objeto do culto seja Deus; segundo exemplo:"Os pagãos veneram seus ídolos". Aqui sim, venerar não tem seu sentido intrínseco mas, de fato, o sentido de adorar porque se trata realmente de uma adoração exatamente porque o objeto de culto é considerado deus. Posso até falar: "Eu adoro N.S.Aparecida" sem nenhum medo de estar falando heresia, pois aqui o sentido é apenas venerar, pois N.S.Aparecida não é deus.

adoVENERAR O SÁBADO - "Se te abstiveres de calcar aos pés o sábado, de cuidar de teus negócios no dia que me é consagrado, se achares o sábado um dia maravilhoso, se achares respeitável o dia consagrado ao Senhor, se tu o venerares não seguindo os teus caminhos, não te entregando às tuas ocupações e às conversações... (Isaías 58,13)

al – ALMA

alBELEZA - BELEZA e DIGNIDADE DE NOSSAS ALMAS - “Pedindo hoje a Nosso Senhor que falasse por mim, pois não achava assunto, nem sabia por onde começar, a fim de cumprir esta obediência, veio-me à mente o que agora vou explicar. Servirá para tudo o que disser.Consideremos nossa alma como um castelo, feito de um só diamante ou de limpidíssimo cristal. Neste castelo existem muitos aposentos, assim como no céu há muitas moradas. (Jo 14,1. Cf. lAp 21, 10-23). Se refletirmos bem, irmãs, veremos que a alma do justo é nada menos que um paraíso, onde o Senhor, como ele mesmo diz, acha suas delícias. (Pr 8,31).

Resultado de imagem para BELEZA DA ALMA

Que vos parece? Como será o aposento onde se compraz um Rei tão poderoso, tão sábio, tão puro, tão rico de todos os bens? Nada posso imaginar comparável à beleza de uma alma e a sua imensa capacidade. Por agudas que sejam as nossas inteligências não chegam a compreendê-la verdadeiramente, assim como não compreendem a Deus. É ele próprio quem diz nos ter criado à sua imagem e semelhança (Gn 1,26). Se assim é – e nisto não há dúvida – não nos cansemos tentando descrever a formosura deste castelo. Entre ele e Deus existe a diferença que vai da criatura ao Criador. Em suma, em coisa criada. Mas basta Sua Majestade afirmar que a fez à sua imagem para termos uma longínqua idéia da grande dignidade e beleza da alma”.
Autora: Santa Teresa d’Ávila - Castelo Interior – Cap.1, 1.Nota: Deus habita no mais íntimo da alma. Tal verdade – compreendida por ela através de experiência – é das formulações mais antigas de seu pensamento.


alESPÍRITO - ALMA e ESPÍRITO - DIVISÃO EM CORPO ALMA E ESPÍRITO - Na linguagem comum, costumamos usar estas duas palavras como sinônimas, designando, através delas, o elemento espiritual, imortal, de cada um de nós, assim como lemos no cântico de Maria (Lucas 1, 46 - 47) “A minha alma glorifica o senhor, o meu espírito exulta em Deus meu salvador”. Citamos, algumas passagens Bíblicas em que a palavra “espírito” é também, empregada como sinônima de “alma”:  “o pó volta à terra como o era, e o espírito volta a Deus, que o deu” (Ec 12,7) “...no qual também foi, e pregou aos espíritos em prisão” (1 Pedro 3, 19); “E apedrejaram a Estevão, que orava e dizia: senhor Jesus, recebe o meu espírito” (Atos 7, 59). E agora citamos outras passagens em que, ao contrário, a palavra “alma” é usada como sinônimo de “espírito”. “Não temais os que matam o corpo, e não podem matar a alma” (que não é o sangue) (Mateus 10, 28) “Porque não deixarás a minha alma no Hades nem permitirás que aquele que te é leal veja a corrupção” (Atos 13, 35) “Porque vós não abandonareis minha alma na habitação dos mortos, nem permitireis que vosso Santo conheça a corrupção”.(Salmos 15, 10). “E quando abriu o quinto selo, vi por baixo do altar (junto de Deus) as almas dos que tinham sido mortos por causa da palavra de Deus” (Apocalipse 6, 9); “e vi as almas (que não é o sangue) daqueles que foram executados com o machado pelo testemunho de Jesus” (Apocalipse 20, 4). Alma e espírito, visto serem de uma só substância e natureza, formam um único elemento, uma entidade (indivíduo) única, imortal. Quando o corpo morre, esta entidade, alma (que não é o sangue) e espírito num só e único elemento, porque imortal, volta para Deus onde terá julgamento (Romanos 14, 10) (2 Coríntios 5, 10) na esperança da ressurreição da carne (manifestação pública de todos). Outras passagens Bíblicas parecem estabelecer distinção entre o corpo e o elemento que compõe espírito e alma, como se lê na carta aos Tessalonicenses (1Tessalonicenses 5, 23). Neste conjunto, corpo alma e espírito não parecem o sangue que é substância integrante do corpo, e que perece unido ao corpo. Podemos ver na Bíblia que alma tem o mesmo sentido de espírito. Exemplos: “Estendeu-se em seguida sobre o menino por três vezes, invocando de novo o Senhor: Senhor, meu Deus, rogo-vos que a alma deste menino volte a ele. O Senhor ouviu a oração de Elias: a alma do menino voltou a ele, e ele recuperou a vida”. (1 Reis 17,21-22) “É somente por ele que sua carne sofre; sua alma só se lamenta por ele”. (Jó 14,22) “Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena”. (Mateus 10,28) “Aliás, temos na terra nossos pais que nos corrigem e, no entanto, os olhamos com respeito. Com quanto mais razão nos havemos de submeter ao Pai de nossas almas, o qual nos dará a vida?” (Hebreus 12,9) “Porque não reconheceu aquele que o formou, aquele que lhe inspirou uma alma ativa e lhe insuflou o espírito vital”. (Sabedoria 15,11). É errado dividir o homem em corpo, alma e espírito, como fazem a maioria dos protestantes. Leia (Gênesis 2,7) e compare com (Eclesiastes 12,7) leia (Mateus 10,28) e compare com (1Coríntios 5,3) leia (Gênesis 25,7-8) e compare com (1Coríntios 7, 34) ler ainda (Gênesis 25,17) e compare com (Atos 7,59). Como vimos, a Bíblia em certas passagens, fala só de espírito e em outras fala só de alma. Contudo, o ser humano é corpo e alma, não pode ser dividido em três, mas sim em dois. 

Autor: Jaime Francisco de Moura

alIMORTAL - "... matam o corpo, mas não podem matar a alma... " (Mt 10, 28)" 

alIMORTAL - " ... Javé, meu Deus, eu te peco, faze voltar a ele a alma deste menino" (1Rs 17,21)

alIMORTAL - DEUS DOS VIVOS - DEUS DOS DEUSES - Está escrito que Deus não é Deus dos mortos, senão dos vivos e diz também que era Deus de Abraão, Isaque e Jacó, que tinhyam morrido há muitos séculos antes. Além disso, é dito que Deus é Deus dos deuses: Dt 10,17; Sl 83,8;135,2; Dn 2,47; 3,90;11,36.

alIMORTAL - NUVEM DE TESTEMUNHAS - "Desse modo, cercados como estamos de uma tal nuvem de testemunhas, desvencilhemo-nos das cadeias do pecado. Corramos com perseverança ao combate proposto, com o olhar fixo no autor e consumador de nossa fé, Jesus" (Hb 12,1)

alIMORTAL 1 - " ... Javé, meu Deus, eu te peco, faze voltar a ele a alma deste menino" (1Rs 17,21)

alIMORTAL 2 - "Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó (Êx 3, 6)? Ele não é Deus de mortos, senão de vivos. Portanto, estais muito errados" (Mc 12,16-17).

alIMORTAL 3 - "Não temais aqueles que matam o corpo, mas não podem matar a alma; temei antes aquele que pode precipitar a alma e o corpo na geena!" (São Mateus 10,28)

alIMORTAL 4 - "Quanto a ti, irás em paz juntar-se aos teus pais, e serás sepultado numa ditosa velhice". (Gn 15,15).

alIMORTAL 5 - "e [Abraão] entregou sua alma, morrendo numa ditosa velhice, em idade avançada e cheio de dias, e foi unir-se aos seus" (Gn 25,8).

alIMORTAL 6 - "A duração da vida de Ismael foi de cento e trinta e sete anos, e depois ele entregou sua alma, e foi unir-se aos seus" (Gn 25,17)

alIMORTAL 7 - "Todos os seus filhos e filhas vieram consolá-lo [a Jacó], mas ele não aceitou nenhuma condolência: “É chorando, disse ele, que descerei para junto de meu filho na habitação dos mortos.” Foi assim que o seu pai o chorou.

alIMORTAL 8 - "O Senhor disse a Moisés: Eis que vais repousar com teus pais, e esse povo irá prostituir-se aos deuses estrangeiros, entre os quais vai habitar. Ele me abandonará e violará a aliança que fiz com ele." (Dt 31,16)

alIMORTAL 9 -
 "Davi adormeceu com seus pais e foi sepultado na cidade de Davi." (1Rs 2,10)

Resultado de imagem para MORTE PELO PECADO
alMORTE PELO PECADO - "Não temais os que matam o corpo, mas não podem matar a alma. Temei antes aquele que pode destruir a alma e o corpo na geena" (Mt 10,28)

alMORTE PROVISÓRIA COM O CORPO - Segundo esta heresia nos tempos de Orígenes acreditava-se que qa alma também morria com o corpo provisoriamente, m
as que recuperaria a vida com a ressurreição do mortos. Orígenes combateu com êxito esta heresia (H.E, livro IV, 37)

alMORTO APARECE A PEDRO, TIAGO E JOÃO CONVERSANDO COM CRISTO: "Moisés, o servo do Senhor, morreu ali na terra de Moab, como o Senhor decidira.*" (Dt 34,5)

alSENTIDO - Tem o mesmo sentido de Espírito - Leia-se I Reis 17,21; Jó 14,22; Mateus 10,28; 16,25.  É errado dividir o ser humano em corpo, alma e espírito.  Corpo e alma é o ser humano.  Leia-se Gênesis 2,7 compare com Eclesiastes 12,7 e Mateus 10,28; I Coríntios 5,3; 7,34.
Cada ser humano possui uma alma individual e imortal.  Leia-se Gênesis 15,15; 25, 8-17; 37,35; Deuteronômio 31,16; 1 Reis 2,10; Sabedoria 2,23; Mateus 10,28.
É heresia o ensino sobre a morte ou aniquilamento da alma.  Leia-se Mateus 10,39; 16,25; Lucas 16,19 ss; João 12,25; Atos 7,59; 2 Coríntios 5,6-8; Filipenses 1,23.
A alma é de origem divina, está vinculada à geração natural.
É errado o ensino da pré-existência da alma, ou seja, de sua existência antes da união com o corpo.
É errado dizer que a alma é uma emanação, uma parte de Deus, como ensinam os rosacruzes, os gnósticos e os panteístas.
É portanto errado dizer que a alma é uma chispa divina, isto é, uma partícula de Deus.
É errado dizer que a alma é gerada pelos pais em seu ato "Criador".  Nossos pais não nos transmitem um sêmen orgânico no qual existe uma partícula anímica e nem mesmo um chamado sêmen espiritual.
A verdade: cada alma é criada diretamente por Deus do nada no instante de sua união com o corpo.  No momento exato da concepção.  Leia-se Sabedoria 15,11; Eclesiastes 12,7; Hebreus 12,9.
É terrível heresia o que ensina os rosacruzes quando afirmam que a alma só entra no corpo com a primeira respiração quando o bebê sai do corpo da mãe.

anj - ANJOS

anjCOMO OS ANJOS - "Na ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como os anjos nos céus. (São Marcos 12,25) Bíblia

anjDE PEDRO "Disseram-lhe: Estás louca! Mas ela persistia em afirmar que era verdade. Diziam eles: Então é o seu anjo"  (Jo 21, 15-17)

anjGUARDA/MEDIADORES - Todos os seres humanos têm um Anjo da Guarda.  Leia-se Mateus 18,10; Hebreus 1,14; Êxodo 23, 20-21.  Os anjos são mediadores entre nós e Deus, conforme Apocalipse 8, 3-4; Zacarias 1,12. Devemos pedir o auxílio dos anjos. Leia-se Gênesis 48,16; Oséias 12, 4-5; Apocalipse 1,1.
anjIGUAIS AOS ANJOS - "Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados. (Lc 20,36)

anjPEQUENINOS - "Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que o seus anjos nos céus vêem CONTINUAMENTE a face de meu Pai que está nos céus" (Mt 18,10)
anjSABEM TODAS AS COISAS -  "Sim, foi o teu servo Joab quem me deu instruções e sugeriu à tua serva tudo o que ela disse. Foi para dar a esse assunto uma nova feição que Joab fez isso. Porém tu, ó rei, meu senhor, és tão sábio como um anjo de Deus, para saber tudo o que se passa na terra!  (2Samuel 14,19-20)

anjSANTOS - Versículos: Mc 8,38; Lc 9,26; Ap 14,10.

anjSATANÁS - "E não é de estranhar! Pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz" (2Cor 11,14)
anjSEMELHANTES AOS ANJOS - "Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados. (São Lucas 20,36)

anjSERVEM AOS HOMENS - "Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?" (Hebreus 1,14) 

anjSERVIÇO - ESTÃO A SERVIÇO DE DEUS E DOS SANTOS - "Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?" (Hebreus 1,14) Bíblia

anjSERVIÇOS - QUESTÃO: "Na cultura grega existiam deuses para chuva, mar, sol, guerra, etc. Na cultura católica há santos para mar, caminhoneiros, pagar contas (Santa Edwiges), etc.

anj – ANJOS

anCOMO OS ANJOS - "Na ressurreição dos mortos, os homens não tomarão mulheres, nem as mulheres, maridos, mas serão como os anjos nos céus". (São Marcos 12,25)


anDE PEDRO - "Disseram-lhe: Estás louca! Mas ela persistia em afirmar que era verdade. Diziam eles: Então é o seu anjo" (Atos dos Apóstolos 12,15)

anGUARDA/MEDIADORES Todos os seres humanos têm um Anjo da Guarda.  Leia-se Mateus 18,10; Hebreus 1,14; Êxodo 23, 20-21.  Os anjos são mediadores entre nós e Deus, conforme Apocalipse 8, 3-4; Zacarias 1,12. Devemos pedir o auxílio dos anjos. Leia-se Gênesis 48,16; Oséias 12, 4-5; Apocalipse 1,1.

anIGUAIS AOS ANJOS - "Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados". (São Lucas 20,36)

anPEQUENINOS - "Não desprezeis nenhum desses pequeninos, porque eu vos digo que o SEUS ANJOS nos céus vêem continuamente a face de meu Pai que está nos céus" (Mt 18,10)

anSABEM TODAS AS COISAS - "Sim, foi o teu servo Joab quem me deu instruções e sugeriu à tua serva tudo o que ela disse. Foi para dar a esse assunto uma nova feição que Joab fez isso. Porém tu, ó rei, meu senhor, és tão sábio como um anjo de Deus, para saber tudo o que se passa na terra! (2Samuel 14,19-20)

anSANTOS - O anjos são santos: "Porque, se nesta geração adúltera e pecadora alguém se envergonhar de mim e das minhas palavras, também o Filho do homem se envergonhará dele, quando vier na glória de seu Pai com os seus santos anjos" (São Marcos 8,38)

anSATANÁS - "E não é de extranhar! Pois o próprio Satanás se transforma em anjo de luz" (2Cor 11,14)

anSEMELHANTES AOS ANJOS - "Eles jamais poderão morrer, porque são iguais aos anjos e são filhos de Deus, porque são ressuscitados". (São Lucas 20,36)

anSERVEM AOS HOMENS - Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?" (Hebreus 1,14) 

anSERVIÇO - ESTÃO A SERVIÇO DE DEUS E DOS SANTOS - "Não são todos os anjos espíritos ao serviço de Deus, que lhes confia missões para o bem daqueles que devem herdar a salvação?" (Hebreus 1,14)

Resultado de imagem para ANJOS A SERVIÇO DE DEUSanSERVIÇOS - QUESTÃO - "Na cultura grega existiam deuses para chuva, mar, sol, guerra, etc. Na cultura católica há santos para mar, caminhoneiros, pagar contas (Santa Edwiges), etc.

- Na cultura grega representavam-se os deuses através de imagens de escultura. Na cultura católica representa-se os santos através de imagens de escultura.

________________________________________

N7 Dicas INCRÍVEIS para DEBATER com PROTESTANTES.


Facebook: @socicon.oficial | Instagram/Twitter: @socicon_oficial
Temos certeza... em algum momento de sua vida você já se deparou com algum protestante criticando nossa fé, costumes ou doutrinas. Muitas vezes ficamos sem resposta ou nossos nervos superam nossa razão. Sabemos também, que de acordo com São Pedro, devemos dar razão de nossa fé.


 Mas como podemos realizar essa tarefa tão importante de forma que os dois lados saiam ganhando?
confira a seguir, 7 DICAS PARA DEBATER COM PROTESTANTES.


1º ESTUDAR SOBRE O ASSUNTO 

O primeiro passo, é o mais importante para que haja um bom debate: O Estudo.
 Sem conhecimento sobre o assunto que vamos tratar, o debate não será frutuoso, pois, se não conhecemos sobre o que vamos debater, como vamos ensinar o motivo de nossa fé?

Para que possamos realmente debater, devemos estudar sobre diversos assuntos referentes à nossa Santa Igreja. Os principais e mais comuns são: Purgatório, Intercessão dos Santos, Maria, Sacerdócio, Papado, entre outros. 

Hoje em dia, existem diversos sites católicos que podemos consultar para adquirir um bom conhecimento nessa área de defesa da fé, chamada APOLOGÉTICA.
podemos citar os principais, como: ACCatólicaSOCICONParaclitusVeritatis Splendor, entre outras.

2º IDENTIFICAR O CONTEXTO

O segundo passo é identificar a situação do ouvinte. Observe se ele realmente deseja aprender, ouvir, trocar ideias, ou se deseja apenas 'atirar pedras e sair correndo'.
Se identificar o primeiro caso, siga as instruções futuras para um bom debate. 
Se perceber que se encaixa na segunda opção, procure não durar a conversa, já que ele não tem o desejo de ouvir seu ponto de vista, e possivelmente ocorrerá um conflito entre os dois.

3° ENTENDER A REALIDADE E PEDIR AJUDA 'LÁ DE CIMA'

Devemos ter em mente, que a pessoa com quem iremos debater, não comunga da mesma fé que nós  por isso diverge sobre vários pontos. Portanto, quanto mais calmo estivermos, melhor ele te entenderá.
Podemos perceber que quando alteramos nosso tom de voz e deixamos a raiva tomar conta, o debate nunca termina bem, pois, além das divergências religiosas, ficamos com raiva da pessoa em si, fazendo com que ela leve para o lado pessoal.

Além disso, ao iniciarmos um debate, silenciosamente devemos pedir a intercessão do nosso Anjo da Guarda, dos Santos e da Santíssima Virgem Maria, para que, em todos os pontos altos e baixos do debate nós possamos aprender com o outro, além de auxiliar em sua possível conversão.

4º ESTABELECER PARÂMETROS

Em suma, os evangélicos utilizam um conceito chamado 'SOLA SCRIPTURA', ou seja: Para eles estabelecerem alguma doutrina como verdadeira, ela deve ser encontrada apenas na bíblia.
Este conceito faz com que maioria deles coloquem o pensamento católico como inferior.
Por esse motivo, devemos explicá-los primeiramente  que, a Igreja Católica possui outros dois 'Pilares de Fé, como a Tradição e o Sagrado Magistério ou seja, para nós católicos, não basta apenas apontarmos qualquer doutrina na bíblia sem antes consultarmos se ela está de acordo com a Tradição e o Magistério.

5º FOCAR NAS PREMISSAS

Unindo as 4 partes acima, o debate é iniciado.
É nessa hora que devemos nos concentrar mais, pois, o nosso oponente nos dirá suas premissas.
Portanto, fique atento a pontos na fala dele e ao longo do tempo, assimile as determinadas respostas.

Procure realmente aprender o ponto de vista contrário, pois, além de poder refutá-lo facilmente, ele servirá como aprendizado para futuros debates.

6º EXERCER HUMILDADE INTELECTUAL

Ao chegar o momento de respondê-lo, faça-o com a maior humildade intelectual possível, ou seja, quando souber refutar algo, não exagere fazendo-o se sentir humilhado, pois, agindo assim, provavelmente a pessoa não desejará manter contato contigo.
Por outro lado, quando não souber a resposta de alguma questão, não minta fingindo que sabe, pois, assuntos relacionador a Santa Igreja são utilizados por centenas de milhões de católicos em todo o mundo.
Se dissermos algo falso criado pela nossa imaginação ao próximo, ele pode transmitir esse erro à outras pessoas por muito tempo. 
Então, sabendo desses pontos, utilize suas 'falhas' como oportunidade par melhorar seu método de debate, seus argumentos, e até mesmo sua vida espiritual.

7º TROCAR INFORMAÇÕES

Ao término do debate, peça ao amigo, alguma dica de material para estudo, como, algum livro que ele leu, citações, palestras, pois, será de grande valia para seus futuros debates.
Agradeça-lhe pelo debate que realizaram e esteja disposto a ajudá-lo quando surgir alguma dúvida. 



"Tudo que fizerem, façam de todo coração, como que para o Senhor e não para os homens" Colossenses 3, 23






PARA CITAR 

TÚLIO, Marcos. "7 Dicas INCRÍVEIS Para DEBATER com PROTESTANTES". Disponível em:
Desde 02/02/2019.
Confira a biografia do autor no Site https://accatolica.com/quem-somos-nos/este caso estamos de acordo com a Bíblia. O próprio Deus representava seus santos (querubins) com imagens sobre a Arca e no Templo de Salomão.

Os santos no céu são SEMELHANTES A DEUS (1Jo 3,2) e IGUAIS AOS ANJOS (São Mateus 22,30).

É costume entre os cristãos atribuirem a cada santo um tipo de serviço assim como fazem também os anjos, que, por sua vez, também são santos:
.
1 - Anjo protetor do caminheiro - (Êxodo 23,20)
2 - Anjo conselheiro (Gênesis 16,9)
3 - Anjo salvador em catástrofes (Gênesis 19,17)
4 - Anjo a serviço de peregrino (I Reis 19,5)
5 - Anjo guerreiro (II Reis 19,35)
6 - Anjo destruidor (I Crônicas 21,15)
7 - Anjo da Guarda (Salmos 90,11)
8 - Anjo protetor da Família (São Mateus 1,20)
9 - Anjo orientador (Juízes 13,9)
Etc., etc..

Tudo conforme a Bíblia!!!!! HAHAHAHAHAHA!!!!!!!!!!!!!!!!

ap - APOLOGIA, APOLOGÉTICA

apOPOSIÇÃO - "Se surge um ponto de verdade da Palavra e um homem tenta explanar seu ponto de vista a alguém que tem um ponto de vista oposto, o ouvinte não escuta para aprender, mas escuta para contradizer o que o outro diz." (William Marrion Branham)

ar - ARCA DA ALIANÇA

arCONTEÚDO - "Aí estava o altar de ouro para os perfumes, e a Arca da Aliança coberta de ouro por todos os lados; dentro dela, a urna de ouro contendo o maná, a vara de Aarão que floresceu e as tábuas da aliança" (Hebreus 9,4)

arOZA - "... quando chegaram à eira de Nacon, Oza estendeu a mão para a arca do Senhor e susteve-a, porque os bois tinham escorregado. Então a cólera do Senhor se inflamou contra Oza; feriu-o Deus por causa de sua imprudência, e Oza morreu ali mesmo, perto da arca de Deus" (II Samuel 6,6-7)

as - APÓSTOLOS

asSIGNIFICADOA palavra significa enviados.  É aquele que é enviado por Deus com uma missão especial: proclamar que Deus se fez homem e está no meio de nós.  Leia-se João 13, 16; 2 Coríntios 8,23; Filipenses 2,25.  Cristo escolhe doze: Leia-se Marcos 3, 13-15; Lucas 6, 13-16.
Havia os apóstolos e havia os discípulos.  Foi dentre os discípulos que Jesus escolheu os apóstolos.
Enviados pelo Ressuscitado conforme João 20, 21; I Coríntios 9, 1; 15,7.
Para ser apóstolo teria que ter sido testemunha da Ressurreição do Senhor. Leia-se I Coríntios 15,7 e ter sido chamado por Ele para ser Sua testemunha.  Leia-se Mateus 28, 19; João 20,21; Romanos 1,5; I Coríntios 1, 17.
São Paulo é chamado por Cristo que lhe aparece ressuscitado e recebe a missão de ser testemunha do Senhor.  Leia-se Atos 9, 1-9; 9-27.
Os Bispos são legítimos sucessores dos Apóstolos.  A sucessão está em razão da missão que os Apóstolos receberam.
O ensino é atribuição dos Apóstolos e que exigia a sucessão conforme I Timóteo 3, 15; 2 Timóteo 2,2.
Batismo, confissão, celebração da Eucaristia que se fará até a volta de Cristo, porque Nosso Senhor afirmou solenemente aos apóstolos: "Eis que estarei convosco até a consumação dos séculos".  Mateus 28,20.

au - AUTORIDADE – AUTORIZAR

auCARGO - INSPIRAÇÃO EM FUNÇÃO DO CARGO - "... E ele [Caifaz] não disse isso por si mesmo, mas, como era o sumo sacerdote daquele ano, profetizava que Jesus havia de morrer pela nação". (Jo 11,51)

auCONSTITUÍDA PELO E. SANTO - "Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue." (Atos dos Apóstolos, 20,28).

Resultado de imagem para AUTORIDADE DELEGADO POR DEUSauDELEGADA POR DEUS - "Será como um homem que, partindo em viagem, deixa a sua casa e delega sua autoridade aos seus servos, indicando o trabalho de cada um, e manda ao porteiro que vigie" (São Marcos 13,34)

auESCRIBAS E FARISEUS - "Os escribas e fariseus estão sentados na cátedra de Moisés. Portanto, FAZEI E OBSERVAI TUDO QUANTO VOS DISSEREM" (Mt 23,2)

auLIGAR e DESLIGAR - "Em verdade vos digo: tudo o que ligardes sobre a terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes sobre a terra será também desligado no céu." (São Mateus 18,18)

auPORTA - "Em verdade, em verdade vos digo: quem não entra pela porta no aprisco das ovelhas, mas sobe por outra parte, é ladrão e salteador". (São João 10,1)

auSERVIÇO - E Jesus disse-lhes: Os reis dos pagãos dominam como senhores, e os que exercem sobre eles autoridade chamam-se benfeitores.  Que não seja assim entre vós; mas o que entre vós é o maior, torne-se como o último; e o que governa seja como o servo" (Lc 22,25-26)




av - ADVENTISMO - ADVENTISTAS

advACORDO - ACORDO CATÓLICO/ADVENTISTA - OPINIÃO DO PROF. AZENILTO - http://www.adventistas.com/jun2000/debatejun.htm. Católico Também é Cristão. E daí? Por que esse estardalhaço todo? Não diz a notícia que a documentação foi publicada? Então, não há nada secreto, mas plena transparência, o que é muito positivo. Não podemos dialogar, trocar idéias, expor pontos em comum e em divergência com outros? E se fosse com a Igreja Católica? Que problema haveria? Meu irmão, por que essa 'xenofobia' denominacional? Vamos evoluir. Deixar de lado esses preconceitos tolos. . . Ninguém está acatando ideia de ninguém, apenas buscando mútua compreensão. Isso é necessário num mundo globalizado. Como alguém que tem especial interesse no tema de justificação pela fé, adoraria examinar esse livro. Como poderia obtê-lo? O anticatolicismo arraigado do adventismo chega a ser algo doentio, tolo, infundado, infrutífero. Vamos buscar o diálogo, o entendimento, a compreensão. Isso não significa absolutamente estar acatando idéias alheias, heresias condenáveis, posições de superioridade de ninguém. Temos que tratar os demais religiosos com amor, compreensão e entendimento, pois com isso todos se beneficiam. Temos pontos em comum com os luteranos, a preciosa herança de Lutero, e por que não podemos ter um bom relacionamento com esses nossos irmãos? Apenas uma opinião despretensiosa. Azenilto G. Brito


Nenhum comentário:

.............................CABEÇALHO
------------------------------------------------------------------------------



1) - ANOTAÇÕES APOLOGÉTICAS (27 Páginas)



2) -
MENTIRAS PROTESTANTE (Vai para outro site)



3) - ARTIGOS DIVERSOS



------------------------------------------------------------------------------