> > >

Pesquisar este blog

domingo, 27 de julho de 2008

CG - EU (Grego)

CEGUEIRA ESPIRITUAL - "Jesus então disse: Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos." (São João 9,39)

 - "Alguns dos fariseus, que estavam com ele, ouviram-no e perguntaram-lhe: Também nós somos, acaso, cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado, mas agora pretendeis ver, e o vosso pecado subsiste" (São João 9,40-41)

- "Ele cegou-lhes os olhos, endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração e se convertam e eu os sare (Is 6,10)" (São João 12,40)



cc - CONCÍLIOS - CÂNONES

ccCONCÍLIO DE NICÉIA - CÂNONES:


Cânon I - Eunucos podem ser recebidos entre os clérigos, mas não serão aceitos aqueles que se castram.

Cânon II - Referente a não promoção imediata ao presbiterato daqueles que provieram do paganismo.

Cânon III - Nenhum deles deverá ter uma mulher em sua causa, exceto sua mãe, irmã e pessoas totalmente acima de suspeita.

Cânon IV - Relativo a escolha dos Bispos.

Cânon V - Relativo a excomunhão.

Cânon VI – Relativo aos patriarcas e sua jurisdição.

Cânon VII - O Bispo de Jerusalém seja honorificado, preservando-se intactos os direitos da Metrópole.

Cânon VIII - Refere-se aos novacianos.

Cânon IX - Quem quer que for ordenado sem exame deverá ser deposto, se depois vier a ser descoberto que foi culpado de crime.

Cânon X - Alguém que apostatou deve ser deposto, tivessem ou não consciência de sua culpa os que o ordenaram.

Cânon XI – Penitência que deve ser imposta aos apóstatas na perseguição de Licínio.

Cânon XII - Penitência que deve ser feita àqueles que apoiaram Licínio na sua guerra contra os cristãos.

Cânon XIII - Indulgência que deve ser dada aos moribundos.

Cânon XIV – Penitência que deve ser imposta aos catecúmenos que caíram em apostasia.

Cânon XV - Bispos, presbíteros e diáconos não se transferirão de cidade para cidade, mas deverão ser reconduzidos, se tentarem fazê-lo, para a igreja para a qual foram ordenados.

Cânon XVI - Os presbíteros ou diáconos que desertarem de sua própria igreja não devem ser admitidos em outra, mas devem ser devolvidos à sua própria diocese. A ordenação deve ser cancelada se algum bispo ordenar alguém que pertence a outra igreja, sem consentimento do bispo dessa igreja.

Cânon XVII - Se alguém do clero praticar usura deve ser excluído e deposto.

Cânon XVIII - Os diáconos devem permanecer dentro de suas atribuições. Não devem administrar a Eucaristia a presbíteros, nem tomá-la antes deles, nem sentar-se entre os presbíteros. Pois que tudo isso é contrário ao cânon e à correta ordem.

Cânon XIX – As regras a se seguir a respeito dos partidários de Paulo de Samósata que desejam retornar a Igreja.

Cânon XX - Nos dias do Senhor (refere-se aos domingos) e de Pentecostes, todos devem rezar de pé e não ajoelhados.

Nas atas do Concílio de Niceia, assinadas por todos os bispos participantes, com exceção dos dois seguidores de Ario, constou o texto da seguinte profissão de Fé:

 Credo de Niceia

“Cremos em um só Deus, Pai todo poderoso, Criador de todas as coisas, visíveis e invisíveis; E em um só Senhor, Jesus Cristo, Filho de Deus, gerado do Pai, unigênito, isto é, da substância do Pai, Deus de Deus, Luz da Luz, Deus verdadeiro de Deus verdadeiro, gerado, não criado, consubstancial do Pai, por quem todas as coisas foram feitas no céu e na terra, o qual por causa de nós homens e por causa de nossa salvação desceu, se encarnou e se fez homem, padeceu e ressuscitou ao terceiro dia, subiu aos céus e virá para julgar os vivos e os mortos; E no Espírito Santo..." 

Mas quanto àqueles que dizem: 'existiu quando não era' e 'antes que nascesse não era' e 'foi feito do nada', ou àqueles que afirmam que o Filho de Deus é uma hipóstase ou substância diferente, ou foi criado, ou é sujeito à alteração e mudança, a estes a Igreja anatematiza.

cg – CEGO, CEGUEIRA 

cgESPIRITUAL-1 - CEGUEIRA ESPIRITUAL - "Jesus então disse: Vim a este mundo para fazer uma discriminação: os que não vêem vejam, e os que vêem se tornem cegos." (São João 9,39)
'
cgESPIRITUAL-2 - CEGUEIRA ESPIRITUAL - "Alguns dos fariseus, que estavam com ele, ouviram-no e perguntaram-lhe: Também nós somos, acaso, cegos? Respondeu-lhes Jesus: Se fôsseis cegos, não teríeis pecado, mas agora pretendeis ver, e o vosso pecado subsiste" (São João 9,40-41)
'
cgESPIRITUAL-3 - CEGUEIRA ESPIRITUAL - "Ele cegou-lhes os olhos, endureceu-lhes o coração, para que não vejam com os olhos nem entendam com o coração e se convertam e eu os sare (Is 6,10)" (São João 12,40)


cm - COMUNISMO, SOCIALISMO, NAZISMO

cmORIGEM COMUM - Em divergência com as ideias da direita, Gobbels afirma no livro Kampf um Berlin (p. 19) que o movimento nacional-socialista tem um só mestre: o marxismoOutro fator que associa os nacional-socialistas com o socialismo é o próprio nome do partido nazista, que traduzido do alemão é Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães. Podemos concluir que nazi-fascistas são de esquerda: diferem dos outros por serem nacional-socialistas, enquanto o socialismo marxista é internacional-socialista. Este último deseja um único Estado, como foi na URSS. Porém, tanto nacional-socialistas e internacional-socialistas defendem um Estado forte, centralizador e gestor de tudo. Inclusive a máxima mais conhecida de Benito Mussolini é: “tudo dentro do Estado, nada contra o Estado, nada fora do Estado”. Uma oposição total a todos os ideias liberais e libertários.


cn - CONSOLAÇÕES ESPIRITUAIS


cnSOFRIMENTOS - CONSOLAÇÕES - "Com efeito, à medida que em nós crescem os sofrimentos de Cristo, crescem também por Cristo as nossas consolações" (II Coríntios 1,5)'



dc – DECÁLOGO, DEZ MANDAMENTOS

dcALTERAÇÃO - (10 Mandamentos):





Pessoas sem cultura bíblica caluniam a Igreja dizendo que ela alterou o decálogo.



Não alterou porque nunca existiu essa numeração. Capítulos e versículos da Bíblia foram colocados pela Igreja Católica. A própria Bíblia mostra que não se preocupa com a ordem numérica dos mandamentos.



Leia e confronte Êxodo 20, 1-7 com Deuteronômio 5,6-21. Principalmente Êxodo 20,17 com Deuteronômio 5,21.



A tradição Judaica antiga revela que a divisão dos mandamentos variava.



A Igreja segue a divisão feita por Santo Agostinho. Para esse grande Santo, adorar a Deus e não adorar os falsos ídolos é um único e mesmo mandamento.

dcLEIS MOSAICAS - O decálogo, os 10 mandamentos, são conhecidos como as 10 palavras do Senhor. São imutáveis, irrevogáveis. Compreendem toda a lei moral natural. Já a lei mosaica, esta sim abolida por Cristo, se refere ao código estabelecido por Moisés, resumido mais tarde nas 613 proibições e ordens dadas ao povo judeu. É a lei do talião, a lei dos escravos, dos adúlteros, etc. Era, enfim , toda a legislação, jurisdição e jurisprudência que viviam os hebreus, exposta, sobretudo, no levítico (leis cerimoniais),e no deuteronômio (leis civis).Pelo fato de Cristo ter abolido a lei mosaica, é que hoje não matamos à pedradas uma mulher que comete adultério, ou um falso profeta. Por Cristo não ter abolido nenhum dos 10 mandamentos, é que não nos é lícito matar ninguém, nem roubar- por exemplo.Em resumo, se eu não apedrejar uma adúltera (deixar de cumprir a lei mosaica), não estarei ofendendo a Deus. Se eu deixar de cumprir qualquer mandamento - estarei ofendendo a Deus.Evidentemente, a Igreja, fiel depositária da verdade, a quem o Senhor envia o Espírito Santo para que ensine a Seu povo, entende claramente, sob a luz do mesmo Espírito, como devem ser cumpridos cada um dos mandamentos de forma a não ofender ao Senhor. Entende, por exemplo, que o sábado deve ser guardado como espécie de memorial da criação - razão pela qual guarda o domingo, como memorial da nova criação em Cristo Jesus: O dia que o Senhor fez para nós. (AUTOR: Pedro Elísio em mens.ao CGF em 15-Fev-06 - 12:47

de – DEMONIO'

deANJOS - DEMÔNIO, DIABO - e seus ANJOS- "Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno preparado para o diabo e para os seus anjos" (Mt 25,41)
'
deLIMITADO - 1 - "Pois bem!, respondeu o Senhor. Tudo o que ele tem está em teu poder; mas não estendas a tua mão contra a sua pessoa. E Satanás saiu da presença do Senhor" (Jó 1,12)'
'
deLIMITADO - 2 - "O Senhor disse a Satanás: Pois bem, ele está em teu poder, poupa-lhe apenas a vida" (Jó 2,6)
'
di - DICIONÁRIO/DIVERSOS

diCATÓLICO - Acesse DICIONÁRIO CATÓLICO

diPROTESTANTE - Acesse: DICIONÁRIO PROTESTANTE CONSOLIDADO


diversos - LISTAS



1) - Andro Bereczki: -  verdade é que quando foram surgindo as Escrituras, a Biblia foi sendo montada, sola scriptura sempre existiu, mas os religiosos n aceitaram tal coisa, por a religião da Igreja que se diz ùnicca que salva , tem sua doutrina baseada em heresias humanas, e n na palavra da Bíblia.... O nome Sola Scriptura, apenas foi criado em uma época que ficou datada, mas os verdadeiros Cristãos, sabem da importancia da Biblia, e sabem tb por que os religiosos n entendem por que seguir a Biblia...

Resposta: A doutrina do Sola Scriptura não existia antes de John Wycliffe (século XIV). Em toda a literatura patrística é desconhecida. Se você não acredita na Igreja, pode até crer na Bíblia, porém isso de nada lhe servirá, porque não a obedece, pois é ela própria que o manda crer nos ensinos da Igreja sob pena de ser condenado. Veja esta passagem do Evangelho, lembrado de que na época não existia o Novo Testamento:

"Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" (Mc 16, 14-16).

2) - NA BIBLIA N  EXISTE INTERCESSÃO DE SANTOS

R. - Os que caminham nesta vida podem interceder uns pelos outros e Cristo ordena que oremos até por nossos inimigos. Então, por que os santos não podem fazer o mesmo? É verdade que está escrito que Cristo é o único intercessor entre Deus e os homens (I Timóteo 2,5), então, como se explica que nós podemos interceder? Se não sabe, é São Paulo que lhe explica: "Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreição" (Romanos 6, 5). 

- Morte semelhante à sua? 

Veja o que ensina o apóstolo dos gentios: "Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova" (Romanos 6, 3-4). 

- E daí? Que isso tem a ver com a intercessão de Cristo? 

Tudo! Os próprios evangélicos dão a solução intuindo que Cristo e nós somos uma só coisa, como ser percebe lendo as passagens já mencionadas: "Nós oramos em nome de Jesus", isto é, a prece que fazemos é a prece de Cristo, já que somos um com ele. Mas, e os santos que já moram nas Tendas Eternas? (Lucas 16,9). Claro que estando eles purificados de toda mancha do pecado, com maior perfeição estão na comunhão com Cristo, ou seja, são, com maior excelência, uma só coisa com ele, portanto, sua prece será muito mais eficaz que a nossa. Eis a razão por que recorremos às suas intercessões que são, por excelência, a intercessão de Jesus. 

- Mas os salvos de forma alguma nos podem valer! 

Podem sim. É por isso que Jesus nos aconselha:

"Eu vos digo: fazei-vos amigos com a riqueza injusta, para que, no dia em que ela vos faltar, eles vos recebam nos tabernáculos eternos" (São Lucas 16, 9).

3) - NA BIBLIA N EXISTE MARIA M'AE DE DEUS E RAINHA INTERCESSORA

INTERCESSORA: explicado acima. 

MÃE DE DEUS - Em Cristo há uma só pessoa. Os protestantes dizem que Cristo tem: "...duas naturezas constituindo uma   única pessoa a divina" (Jo 10,30 19,28). Portanto, sendo Maria mãe de Jesus, forçosamente tem que ser também mãe de Deus. 

RAINHA - É Rainha porque seu Filho é Rei e, além disso, o Novo Testamento a mostra Coroada nos Céus simbolizando Israel e a Igreja (Ap 12).

4) - NA BIBLIA N EXISTE IMAGENS DE  SANTOS

Existe sim. Por sobre a Arca da Aliança Deus mandou colocar as imagens de dois santos (Os anjos são santos!), fora os que foram colocados em diversas partes do Templo de Salomão, aprovado e abençoado com a Glória de Deus.

5) - NA BILLIA N EXISTE SANTOS INTERCESSORES

SANTOS - Todos os que lograram entrar nos céus são santos, pois sem a santidade não se pode ver a Deus (Hb 12,14).

INTERCESSORES - Mostrado acima.

6) - NA BIBLIA N EXISTE ORAÇÕES REPETITIVAS

Existe sim: "Canto dos três jovens"  (Daniel 3,51-90); o próprio Jesus é repetitivo (Mt 26,36-44).
a. Um grande número de repetições neste caso.

7) - NA BIBLIA N EXISTE O PURGATÓRIO

Há muitas passagens que deixam bem clara a existência do Purgatório. Isso não impede que você possa interpretá-las a seu modo e arbitrariamente pretender impor sua interpretação como verdadeira. Porém isso põe por terra seu próprio princípio que supõe que ninguém na terra, nem mesmo a Igreja são infalíveis. 

Além disso, nem haveria necessidade de se encontrar na Bíblia qualquer menção a respeito do purgatório, sendo para nós unicamente o ensino da Igreja que é inerrante porque, segundo a Bíblia, ela é a coluna e o sustentáculo da verdade (I Tm 3,15). A seus ensinos devemos prestar a obediência da fé, sob pena de sermos condenados:

"Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado" (Mc 16,14-16).

Eis as passagens que confirmam o ensino da Igreja sobre o Purgatório: Isa 6,5-7; Mt 5, 23-26; 12,32; 12,36; 18, 32-35; Lc 12,47; 16,9; I Cor 3,12-15.

8) - NA BIBLIA N EXISTE SUSSESSÃO APOSTÓLICA DA IGREJA

A sucessão apostólica se dava mediante a imposição das mãos (II Tm 1,6). Ela começou bem antes de ser escrito pelo menos um livro ou uma carta do Novo Testamento. Como já lhe disse: mesmo que nada houvesse, o que vale é a autoridade com que Cristo enriqueceu sua Igreja à qual devemos obedecer e crer conforme exposto acima em 7.

9) - NA BIBLIA N EXISTE SUPREMO CHEFE DE DEUS PARA GUIAR A SUA IGREJA

Claro que existe! Primeiro Jesus promete edificar sua Igreja KEPHAS (pedra) que era o apóstolo Simão Barjonas. Em seguida lhe dá as chaves do Reino dos Céus dizendo-lhe que tudo o que ligasse na terra seria ligado também nos céus e tudo o que desligasse na terra seria igualmente desligado no céus. Observe que a Pedro ele disse isso singularmente. Quanto aos demais apóstolos também falou as mesmas palavras, mas isso em conjunto, eles teriam a mesma autoridade de Pedro, porém em conjunto já prevendo que alguns de seus sucessores poderiam decair no erro querendo com isso dizer que somente Pedro, independentemente dos demais era inerrante, tanto assim que, perto de sua Paixão, rogou ao Pai para que a fé de Pedro nunca haveria de desfalecer. Por que não rogou o mesmo para os demais? Porque quis fixar somente em Pedro o princípio da unidade da Igreja. Após sua ressurreição, Jesus procede formal e solenemente a investidura de Pedro como o APASCENTADOR universal de sua grei ordenando: 1 - Apascenta meus cordeiros (FIÉIS); 2 - Apascenta meus cordeiros (FIÉIS); 3 - Apascenta minhas ovelhas (BISPOS, PRESBÍTEROS, DIÁCONOS, etc.): "Tendo eles comido, Jesus perguntou a Simão Pedro: Simão, filho de João, amas-me mais do que estes? Respondeu ele: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe outra vez: Simão, filho de João, amas-me? Respondeu-lhe: Sim, Senhor, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta os meus cordeiros. Perguntou-lhe pela terceira vez: Simão, filho de João, amas-me? Pedro entristeceu-se porque lhe perguntou pela terceira vez: Amas-me?, e respondeu-lhe: Senhor, sabes tudo, tu sabes que te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas" (São João 21, 15-17)

10) - NA BIBLIA N EXISTE AUTORIDADE DA IGREJA PARA TRANFORMAR UM PESSOA EM SANTO

Isso não! A santidade não advém da autoridade e sim da graça de Deus e da cooperação do fiel. Para alguém ser santo não precisa da declaração do bispo ou do papa. A Canonização de Santos não consiste em "fazer santos" e sim em declarar santo aquele que já é santo. Todos os que estão no céu são santos, pois sem a santidade é impossível ver a Deus: "Procurai a paz com todos e ao mesmo tempo a santidade, sem a qual ninguém pode ver o Senhor" (Hebreus 12, 14).

11) - NA BUBLIA N EXISTE A UNICA QUE INTERPRETA A BIBLIA E AUTORIDADE ÇE A IGREJA 

A Bíblia não é de pessoal interpretação (2Pd 1,20 e II São Pedro 3,15-16). Ora, se não pode ser interpretada por qualquer um, por quem, então, deve ser interpretada? Claro que é pela Igreja, por sua legítima autoridade: "Ele é que nos fez aptos para ser ministros da Nova Aliança, não a da letra, e sim a do Espírito. Porque a letra mata, mas o Espírito vivifica" (II Coríntios 3, 6)

12) - NA BÍBLIA N EXISTE ORAÇÕES AOS MORTOS

O livro dos Macabeus ordena a oração pelos mortos, dizendo: "É um santo e salutar pensamento este de orar pelos mortos" (II Macabeus 12,42-45). Judas Macabeu, acreditando no perdão de Deus e na ressurreição, quis que se rezasse pela salvação daqueles que morreram. Há pessoas que, por ignorância, não aceitam o Segundo Livro dos Macabeus como parte integrante da Bíblia. Mas espere aí. Quem é que tem autoridade para declarar que este livro não é inspirado? E, ainda que não fosse inspirado, essas pessoas não podem negar que os hebreus daquele tempo, séc. II antes de Cristo, tinham firme convicção de que era boa coisa rezar pelos falecidos. A mesma convicção esteve entre os primeiros cristãos e permanece, entre nós até hoje. Isso nos mostra que podemos e devemos oferecer missas e orar por aqueles que já se foram. Então, se mesmo antes de Cristo havia a oração pelos mortos, os primeiros cristãos também faziam o mesmo, os católicos sempre o fizeram. SEGUE-SE QUE esta coisa de negar tal prática não passa de heresia satânica.

13) - NA BIBLIA N EXISTE  CELIBATO DE SACERDOTES

Não? E o que acha das palavras de Cristo: "...  Nem todos são capazes de compreender o sentido desta palavra, mas somente aqueles a quem foi dado. Há eunucos que se fizeram eunucos por causa do Reino dos Céus. Quem tiver capacidade para compreender, compreenda" (Lc 19,12). Quem não entender estas palavras é porque é muito carnal. São Paulo também fala do celibato daqueles que cuidam das coisas de Deus.

14) - NA BIBLIA N EXISTE SALVAÇÃO PELA IGREJA

A Igreja e Cristo são uma só coisa (Rm 6,5). Aquele que a persegue, está perseguindo o próprio Jesus: "Saulo, Saulo, por que me persegues?"  (At 9, 4). Cristo, como qualquer outro batizado, faz parte desse corpo. Ele é a cabeça desse corpo no qual está unido para sempre. Os demais membros podem ser amputados, mas não sobrevivem por não ter a essência da vida que é a graça santificante. Ora, se a Igreja não salva Cristo  também não salva.

15) -NA BIBLIA N EXISTE USO DE VELAS PARA SANTOS

Também não existe eletricidade para iluminar reuniões de hereges, nem ventiladores, assim como os amplificadores com os quais os "crentes" atormentam sua infeliz vizinhança. Igualmente não existiam as bíblias impressas, carros e coletivos para levar evangélicos a seus cultos. Mas você disse "Santos"... bem estes existem na Igreja Católica e em grande quantidade porque uma árvore boa só pode dar bons frutos.

16) -NA BIBLIA N EXISTE USO DE VELAS PARA MORTOS

A vela é o símbolo da Luz, que é Cristo. Acendemo-la como sinal de nosso amor pelos falecidos, e, já que a caridade apaga multidões de pecados: "Acima de tudo, cultivai com todo o ardor, o amor mútuo, porque o amor cobre uma multidão de pecados" (1Pd 4,8), certamente isso será de grande valia em sufrágio das almas dos falecidos.

17) - NA BIBLIA N EXISTE  AUTORDADE DA IGREJA ACIMA DA AUTORIDADE DA BIBLIA

Quem pretende ter autoridade acima da Bíblia são os protestantes que se acham no direito de estabelecer quais livros são inspirados ou não, a ponto de, em virtude de sua própria "autoridade" suprimiram 7 livros da Bíblia, baseados apenas em sua defectível razão humana, chamando-os de "apócrifos". Mas eu pergunto: quem foi que lhes deu esse poder? É isso que não está escrito na Bíblia. Pergunto ainda: Será que o raciocínio humano está acima da inspiração divina?

18) - É por éssas coisas que a Bíblia n é seguida por religiosos, para seguirem éssas coissas sem sulpa, daí o surgimento de outras escrituras, para ter dogmas que n se enquadram na Biblia.... por isso o surgimento das igrejas protestantes, para seguirem a biblia de acordp com a vredade, mas isso teb causou o surgimento de muitas igrejas hereges, assim com é a igreja que se diz úniva vredade...

Não sei o que você tem contra religiosos. Para quem se acha seguidor da Bíblia é bem estranho porque a Bíblia condena a irreligiosidade (I Tm 1,9). 

OUTRAS ESCRITURAS - Os evangélicos, em vez de proceder a um retorno à Igreja primitiva, foram além, retornando ao judaísmo, não ao do tempo de Cristo, mas ao atual bolado pela escola de Jâmnia (Javné), graças à qual, temos hoje um judaísmo muito diferente (sem sacerdotes, sem templo, altar e sacrifícios) e , por critérios relesmente humanos, sua bíblia foi adulterada faltando-lhe  os livros: Tobias, Judite, Sabedoria, Eclesiástico, Baruc, 1 Macabeus, 2 Macabeus e partes do livro de Ester e Daniel: Ester 10,4-16,24 e Daniel 3,24-90; 13-14.

DOGMAS QUE NÃO SE ENQUADRAM NA BÍBLIA - A palavra dogma quer dizer VERDADE. É uma verdade “revelada por Deus”, que pode estar na Bíblia ou na Tradição da Igreja. Não são verdades INVENTADAS pela Igreja. Isso é feito por uma definição solene da Igreja (magistério extraordinário) por um Papa quando se expressa como “pastor e doutor supremo de todos os fiéis” (CIC §891), ou pelo ensinamento do magistério ordinário. Portanto, todos os dogmas se enquadram perfeitamente na Bíblia ainda que ali não estejam contidos já que a TRADIÇÃO é também palavra de Deus a que São nos manda GUARDAR:  "Assim, pois, irmãos, ficai firmes e conservai as tradições que de nós aprendestes, seja por palavras, seja por carta nossa" (II Thess II, 15) e Jesus nos manda OBSERVAR (ainda não existia um única linha escrita do Novo Testamento):  "Ensinai-as [as nações] a observar tudo o que vos prescrevi. Eis que estou convosco todos os dias, até o fim do mundo" (São Mateus 28,20).

DAÍ AS IGREJAS PROTESTANTES PARA SEGUIREM A BÍBLIA... -. Seguem nada! Se a seguissem seriam unidos entre si, ensinariam uma única doutrina e estariam sujeitos a uma única autoridade. Entretanto o que vemos entre os protestantes é uma imensa dispersão, uma grande BABEL. E o que diz a Bíblia? Simplesmente o contrário do que são: "Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo" (Efésios 4, 5); "... haverá um só rebanho e um só pastor" (São João 10, 16).



dm - DOCUMENTOS EM GERAL 

dmCARTILHA CRIMEN SOLLICITATIONIS - Referências - VER "paOCULTAÇÃO..."


dmCUNCTOS POPULOS - VER "meCUNCTOS"


dmDECRETO GELASIANO - GELÁSIO - DÂMASO - Tradução completa ver http://www.presbiteros.com.br/Patristica/DECRETO%20GELASIANO.htm


dmNICOLAU V - BULA ROMANUS PONTIFEX - Estocado por Paulo Brabo em 9/Setembro/2006 sob a(s) rubrica(s) Fé e Crença, Documentos 1 Comment 1 – NÃO SEM GRANDE ALEGRIA chegou ao nosso conhecimento que o nosso dileto filho Infante D. Henrique, incendido no ardor da fé e zelo da salvação de almas, se esforça, como verdadeiro soldado de Cristo, por fazer conhecer e venerar em todo orbe, até os mais remotos lugares, o nome do gloriosíssimo Deus, reduzindo à sua fé não só os sarracenos inimigos dela, como também quaisquer outros infiéis; depois da conquista de Ceuta por seu pai, muito contra aqueles inimigos foi realizado pelo mesmo infante, às vezes com sua pessoal intervenção, não sem trabalhos, despesas e morte de sua gente; e sempre incansavelmente e cada vez mais animado do mesmo propósito, povoou de fiéis as ilhas desertas onde fez construir igrejas e outras casas piedosas, fez batizar e converter os habitantes de outras, para propagação da fé e aumento do culto divino. 2 – Além disso, tento este Infante conhecimento de que jamais, ao menos desde que há memória, o mar Oceano foi navegado em suas extensões orientais e meridionais, pelo que nada se sabe dos povos daquelas partes, julgou prestar grande serviço a Deus, tornando-o navegável até aqueles Índios que consta adorarem a Cristo. Assim poderia levar estes a auxiliar os cristãos contra os sarracenos, fazendo pregar o santo nome de Cristo entre os povos que a seita do nefando Mafoma infesta. Sempre munido de autoridade régia, há vinte e cinco anos que com grandes trabalhos, perigos e despesas não cessava com suas velozes naus, chamadas caravelas, devassar o mar, em direção das partes meridionais e Pólo Antártico. Aconteceu assim que foram perlustrados portos, ilhas e mares, atingida e ocupada a Guiné e portos, ilhas e mares adjacentes, navegando depois até a foz do rio reputado como o Nilo (Niger), fazendo guerra aos povos daquelas partes e apoderando-se das ilhas e mar adjacentes. Guinéus e negros tomados pela força, outros legitimamente adquiridos por contrato de compra foram trazidos ao reino, onde em grande número se converteram à fé católica, o que esperamos progrida até a conversão do povo ou ao menos de muitos mais. Guinéus e negros tomados pela força, outros legitimamente adquiridos por contrato de compra, em grande número se converteram à fé católica. 3 – Tivemos, porém, conhecimento de que o Rei (D. Afonso) e o Infante, receando que tudo quanto obtiveram com tais perigos, trabalhos e despesas e possuem como verdadeiros senhores, outros, movidos de malícia e cupidez, venham usurpar ou danar, levando aos gentios o que os habilite a resistir-lhes mais fortemente, impedindo assim, não sem ofensa de Deus, o prosseguimento de tal obra, para a isso obviar, proibiram que se navegue para aquelas Províncias e por lá se trafique a não ser em suas naus e com seus nautas, licença expressa do Rei ou do Infante e pagamento de tributo. Pode, porém, suceder que, pelo decorrer dos tempos, pessoas de outros reinos ou nações sejam arrastadas pela cobiça, inveja ou malícia a infringir tal proibição, do que poderão resultar ódios, dissensões, rancores, guerras e escândalos ofensivos a Deus e perigosos para as almas. 4 – Por isso nós, tudo pensando com devida ponderação, por outras cartas nossas concedemos ao dito rei Afonso a plena e livre faculdade, dentre outras, de invadir, conquistar e subjugar quaisquer sarracenos e pagãos, inimigos de Cristo, suas terras e bens, a todos reduzir à servidão e tudo aplicar em utilidade própria e dos seus descendentes. Por esta mesma faculdade, o mesmo D. Afonso ou, por sua autoridade, o Infante legitimamente adquiriram mares e terras, sem que até aqui ninguém sem sua permissão neles se intrometesse, o mesmo devendo suceder a seus sucessores. E para que a obra mais ardentemente possa prosseguir. 5 – De moto próprio, e depois de amadurecida reflexão, em plenitude do poder apostólico, queremos que o teor daquelas cartas se considere, palavra por palavra, inserto nesta com todas e cada uma das cláusulas nelas contidas, vigorando até para quanto foi adquirido antes da data daquela faculdade, como para quanto posteriormente pode ou possa ser conquistado aos infiéis e pagãos, províncias e ilhas, portos e mares, incluindo ainda a conquista desde os cabos do Bojador e Não até toda a Guiné e, além dela, toda a extensão meridional; tudo declaramos pertencer de direito in perpetuum aos mesmos D. Afonso e seus descendentes, e ao Infante. Concedemos ao dito rei Afonso a plena e livre faculdade, dentre outras, de invadir, conquistar e subjugar quaisquer sarracenos e pagãos, inimigos de Cristo, suas terras e bens, a todos reduzir à servidão e tudo aplicar em utilidade própria e dos seus descendentes. 6 – Determinamos e declaramos que o mesmo Rei Afonso, e seus sucessores, e o Infante poderão livremente e licitamente estabelecer naqueles, tal como nos outros seus domínios, proibições, estatutos e leis mesmo penais, assim como tributações, tanto nas terras já adquiridas como nas que venham a adquirir. 7 – Poderão eles ou as pessoas a quem o tenham permitido contratar ou negociar como convier com os sarracenos e infiéis em tudo que não sejam armas, naus, ferramentas, cordame, para o que vigoram os indultos já anteriormente concedidos. 8 – Poderão fundar nessas terras igrejas ou mosteiros para lá enviar eclesiásticos seculares e, com autorização dos superiores, regulares das ordens mendicantes, sendo lícito a tais eclesiásticos ali exercer suas funções e juridição própria. 9 – E a todos e cada um dos fiéis e eclesiásticos seculares e regulares, de qualquer categoria ou dignidade, exortamos e rogamos em nome de Deus que não transportem para os infiéis destas terras, adquiridas ou conquistadas, armas, ferro ou cordame. Tudo declaramos pertencer de direito in perpetuum aos mesmos D. Afonso e seus descendentes, e ao Infante. 10 – E também que sem especial licença do mesmo Rei Afonso e seus sucessores e Infante ninguém, direta ou indiretamente, se intrometa na atividade do tráfego ou navegação dessas partes, ou por qualquer forma tente impedir a sua pacífica posse. 11. Se alguém, indivíduo ou coletividade, infringir estas determinações, seja excomungado, só podendo ser absolvido se, satisfeitos o Rei Afonso e seus sucessores ou Infante, eles nisso concordarem. Papa Nicolau V, 8 de janeiro de 1454 

-------------------------------------------------------------------------------- 

do - DOMINGO

doAPOCALIPSE - "Num domingo, fui arrebatado em êxtase, e ouvi, por trás de mim, voz forte como de trombeta..." (Apocalipse 1,10)
'
doBARNABÉ - A Epístola de Barnabé, não é um escrito considerado pela Igreja como inspirado. O que fala ali pode ser tanto aceito como rejeitado. Não nos interessa isto. O que nos interessa é o testemunho do escritor que nos diz que naquela época os cristãos observavam o DOMINGO cristão e não o SÁBADO judeu.Diante de uma prova desta a você somente sobra a alternativa de provar que este documento é falso, o que absolutamente não pôde provar nem poderá.Além disso, no ano de 57/58, por exemplo, em Trôade, na Ásia Menor, os cristãos se reuniam no primeiro dia da semana, conforme At 20, 7, para celebrar a Eucaristia. Em 1Cor 16, 2, S. Paulo recomenda aos fiéis a coleta em favor dos pobres no primeiro dia da semana - o que supõe uma assembléia religiosa realizada naquele dia.

doCRÍTICA POR CAUSA DO SÁBADO - "Ninguém, pois, vos critique por causa de comida ou bebida, ou espécies de festas ou de luas novas ou de sábados. " (Colossenses 2,16)

doDÉCIMO DIA - 10º DIA DO SÉTIMO MÊS, o sábado é o - Esta será para vós uma lei perpétua: no sétimo mês, no décimo dia do mês, jejuareis e não fareis trabalho algum, tanto o nativo como o estrangeiro que habita nomeio de vós, porque nesse dia se fará a expiação por vós, para que vos purifiqueis e sejais livres de todos os vossos pecados diante do Senhor. Será um SÁBADO, UM DIA DE DESCANSO para vós, durante o qual jejuareis. Esta é uma instituição perpétua. (Levítico 16, 29-31)

doDEFESA DO DOMINGO PELOS PROTESTANTES - Centro Apologético Cristão de Pesquisas - CONCÍLIO DE LAUDICÉIA E O DOMINGO Introdução Consideremos agora a asserção dos sabatistas, de ter sido o Papa quem mudou a guarda do sábado para domingo epor conseguinte é "o sinal da besta" (Apoc. 13:16) . Isto também não tem nenhuma base bíblica ou histórica. Basta frisar que até hoje ainda não puderam provar isto pela história e dizer o nome do papa que fez a mudança! senão por meio de uma interpretação capciosa de qualquer referência papal ao domingo. O Sr. Waggoner, uns dos sabatistas mais eminentes, depois da pressão que D,M Canright (ex-pastor adventista) lhe fez, recebeu a incumbência hercúlea de ver se poderia catar o nome e o tempo do célebre papa que fez tal edito. Para isso ele viajou por toda a Europa e América do Norte, pesquisando as melhores bibliotecas, mas nada encontrou!... Finalmente, ele estabeleceu o Concilio de Laodicéia, A. D. 364, como lugar e tempo da mudança do sábado. Dai para diante todos os sabatistas repetem essa descoberta a miúdo como prova esmagadora daquilo que dizem! Mas, examinemos o fato.O Cânon 29 desse concílio diz assim:"Os cristãos não devem judaizar e descansar no sábado, mas trabalhar nesse dia; devem preferir o Dia do Senhor e descansar, se for possível, como cristãos. Se eles, portanto, forem achados judaizando, sejam malditos de Cristo."É, pois, este o célebre edito que, no dizer dos adventistas, fez ruir por terra a lei de Deus e estabeleceu a lei da "besta", trazendo consigo toda a iniquidade e "sinal da besta". Waggoner diz que esse concilio foi "um concilio católico". E todos eles ensinam hoje que foi a Igreja Católica que mudou o sábado e isto pela autoridade do Papa. Fala Canright sobre os seguintes fatos:(1) Se o sábado foi mudado para o domingo nessa ocasião, pelo Papa, então certamente não foi mudado antes ou depois em qualquer outro lugar! Se foi o Papa nesse tempo quem fez a mudança, claro é que não foi Constantino em 321 A. D. ou vice-versa.(2) Conforme a asserção citada, os sabatistas admitem logicamente que Constantino não fez coisa alguma para mudar o sábado.(3) Temos já provado sobejamente, que todos os cristãos, muito antes desta data, eram unânimes em observar o dia do Senhor. Este fato prova o absurdo extremo da pretensão de ter sido mudado o sábado em Laodiceia, 364 A. D., ou pelo Papa em qualquer outro tempo.(4) Eusébio, bispo de Cesareia, na Palestina, escreveu a sua célebre "História do Cristianismo" no ano 324, justamente 40 anos antes deste concilio. E ele diz: "Todas as coisas que eram do dever fazer-se no sábado temos transferido para o dia do Senhor, muito mais honrável do que o sábado." É esta, pois, a posição da Igreja 43 anos antes do concilio. Quanta verdade, pois, há na declaração de que foi o Concilio de Laodiceia que mudou o sábado É uma vergonha tal perversão da verdade. Além disso consideremos outras coisas a respeito do Concílio de Laodiceia em 364 A. D.(5) Laodiceia não é Roma . Estava situada na Ásia Menor, a mais de mil milhas para leste de Roma; e a Ásia Menor fica na Ásia e não na Europa; era uma cidade oriental e não latina ocidental, grega e não romana.(6) O bispo (ou seja o Papa) de Roma não esteve presente nesse concilio: nem mesmo mandou um delegado ou uma pessoa que o representasse. O fato é que nem a Igreja Católica nem o Papa tinham que fazer alguma coisa com esse concilio. Ele foi realizado mesmo sem o seu conhecimento ou consentimento.(7) Outro fato estupendo é que, nessa data, 364 A D. , os papas, ou antes os bispos de Roma, não tinham ainda autoridade alguma sobre outros bispos e igrejas. Esta autoridade eles só adqum cerca de 200 aniriraos depois dessa data.[OBSERVAÇÃO: Uma grande mentira! Irineu de Lyon, quase duzentos anos antes já dizia: "... Com esta comunidade, de fato, dada a sua autoridade superior, é necessário que esteja de acordo toda comunidade, isto é, os fiéis do mundo inteiro..." (Ireneu de Lião, 180 dC., Contra as Heresias III,3,2-3)]. Mesmo no século VI a sua autoridade era contestada no oriente, onde se realizou o tal concilio . Os próprios sabatistas admitem este fato. Como é então possível um papa sem autoridade, senão numa igreja local, decretar alguma coisa universal a quem não lhe está sujeito e logo ser Obedecido universalmente?! É absurdo!(8) Libério era bispo em Roma, no tempo do concilio. E ele foi degredado do seu ofício, banido e tratado com o maior vitupério. E para poder ficar livre do seu exílio, escreveu um pedido com a maior submissão aos bispos do oriente" (Bower's History of the Popes Vol. 1, pág. 64). Foi esse o Papa que mudou o sábado num concilio composto desses mesmos "bispos do oriente", a mil milhas distante, a que ele nunca assistiu!!!(9) O Concilio de Laodicéia foi um concilio somente local, pequeno e sem importância e não um concilio geral. O Sr. Waggoner, como também os sabatistas em geral, hoje elevam-no a um concilio geral, católico, o que é inteiramente falso. Bower, na sua obra extensa sobre a "história dos Papas", descreve todos os concílios gerais, os concílios locais importantes e todos aqueles que estão relacionados com Roma ou os papas, mas nem sequer menciona o Concilio de Laodicéia. Ele diz: "houve diversos concílios entre os anos 363 e 368, dos quais não temos uma descrição particular" (Vol. 1, pág. 79) . A Enciclopédia de McClintock e Strong diz: "Estiveram presentes trinta e dois bispos das diferentes províncias da Ásia Menor", portanto, eram todos bispos da igreja do oriente, e nenhum da Igreja Romana!! E ainda foi este o tempo e o lugar quando e onde a Igreja Romana e o Papa mudaram o sábado!!!...(10) Agora imagine o leitor: um pequeno concilio local, de 32 bispos, revolucionou o mundo inteiro, fazendo-o guardar o domingo!(11) O simples fato daquele concilio é que unicamente regulou, naquela localidade, aquilo que havia muito tempo antes tinha sido a prática geral dos cristãos, como já provamos.(12) A Igreja de Laodicéia foi instruída pelo próprio apóstolo Paulo; e a ela João escreveu uma das sete cartas apocalípticas (Col. 4:13, 16; Apoc. 3:14). Portanto, ela estava bem instruída na doutrina dos apóstolos. E quase cem anos antes do Concilio de Laodicéia, 270 A. D., Anatólio, o bispo de Laodicéia, escreveu: "A nossa consideração pela ressurreição do Senhor, que se efetuou no dia do Senhor, nos leva a guardá-lo baseado no mesmo princípio" (Cânon 16). Temos, portanto, aquela igreja guardando o domingo cem anos antes do concílio!(13) Finalmente, se o Concílio de Laodicéia mudou o sábado como pregam os sabatistas, então foi a Igreja Grega e não a Romana que o mudou, e nesse tempo não existia ainda um papa na Igreja Romana que tivesse autoridade alguma sobre as igrejas do oriente! Se não foi, pois, o papa, que instituiu o domingo que há de ser então do "sinal da besta"?... Estes fatos são esmagadores. A única prova que os sabatistas apresentam, além da discutida, são as citações do Catecismo católico, que diz que foi a Igreja Católica que mudou o dia de sábado para o domingo. Se os sabatistas aceitam a declaração pretensiosa dos católicos como um fato verdadeiro, simplesmente por que ela o diz, por que então não aceitam como um fato verdadeiro a infalibilidade papal, sua sucessão na cadeira de Pedro, e que ele tem as chaves do reino dos céus?! Ela declara isto também, mas isto não lhes convém crer!Além disso, o Catecismo não diz que foi o Papa quem mudou o sábado, mas a "igreja", porque os católicos pretendem que a Igreja Católica tenha existido desde o tempo dos apóstolos e que a observância do domingo, praticado nas igrejas apostólicas, fosse instituída por ela. Isto é, pois, um outro argumento forte que prova que o domingo foi observado pelas igrejas apostólicas; se é que queremos utilizar-nos da declaração católica como fazem os sabatistas.Fonte: livro "O Sabatismo á Luz da Palavra de Deus", págs. 86-93, R. Pitrowsky - Casa Publicadora Batista - 5ª ed. 1967.

doPATRÍSTICA - HIPÓLITO (+235 d.C) - ORDENAÇÃO DO BISPO - "Deve ser ordenado bispo aquele que tenha sido eleito incontestavelmente por todo o povo. Quando for chamado por seu nome e aceito por todos, reunir-se-ão, no domingo, todo o povo, o presbitério e os bispos" (Hipólito-Bispo Católico, discípulo de Ireneu, nascido na segunda metade do século II-Escreveu "Ministérios Ordenados e Não Ordenados")



doPATRÍSTICA - INÁCIO (+107 d.C.) - VELHAS COISAS - DIA DO SENHOR - Inácio, disse: "Aqueles que estavam presos às velhas coisas vieram a uma novidade de confiança, não mais guardando o Sábado, porém vivendo de acordo com o dia do Senhor (Domingo)". (Carta aos Magnésios 9,1)

doLEIS - "Ele nos perdoou todas as nossas faltas: apagou, EM DETRIMENTO DAS ORDENS LEGAIS, o título de dívida que existia contra nós; e o suprimiu, pregando-o na cruz..." (Col 2,14-14)

doPREFIGURAÇÃO - SÁBADO, PREFIGURAÇÃO DA PRIMEIRA CRIAÇÃO - Pelo repouso do sábado os israelitas comemoravam o repouso (figurado) de Deus após haver criado o mundo e o homem. Ora, com a ressurreição de Cristo, a primeira criação tornou-se prenúncio e figura da segunda criação ou da nova criação do gênero humano que se deu quando Cristo venceu a morte e apareceu como novo Adão. Era justo, portanto, ou mesmo necessário, que os cristãos passassem a observar, como Dia do Senhor ou como sétimo dia e dia de repouso (sábado), o dia da ressurreição de Cristo" (d. Estevão Bettencourt, "Diálogo Ecumênico, p.250). A própria carta aos Hebreus acentua a índole figurativa do sábado, afirmando que o repouso do sétimo dia era apenas uma imagem do verdadeiro repouso que fluiremos na presença de Deus :"Nós, porém, se tivermos fé, haveremos de entrar no descanso. Ele disse: Eu jurei na minha ira: não entrarão no lugar do meu descanso. Ora, as obras de Deus estão concluídas desde a criação do mundo; pois, em certa passagem, falou do sétimo dia o seguinte: E, terminado o seu trabalho, descansou Deus no sétimo dia (Gn 2,2). Se, pois, ele repete: Não entrarão no lugar do meu descanso, é sinal de que outros são chamados a entrar nele. E como aqueles a quem primeiro foi anunciada a promessa não entraram por não ter tido a fé, Deus, após muitos anos, por meio de Davi, estabelece um novo dia, um hoje, ao pronunciar as palavras mencionadas: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações. Se Josué lhes houvesse dado repouso, não teria depois disso falado dum outro dia. Por isso, resta um repouso sabático para o povo de Deus. E quem entrar nesse repouso descansará das suas obras, assim como descansou Deus das suas. Assim, apressemo-nos a entrar neste descanso para não cairmos por nossa vez na mesma incredulidade." (Hb 4,l3-11)

doRECEITA - PUDIM DE ASNO - Fornecida pelo Henrique:
Receita de Natal... Pudim de asno
Para apreciar um pudim de asno, primeiramente tem que ser biblicista e adepto da sola scriptura e gostar do Velho Testamento, agir pelo Velho Testamento, para ser um completo neo-fariseu gentio, como um cachorrinho, lacaio de judeus, que come as sobras e restos que caeam da mesa dos judeus.
.
Primeiro = Tem que andar com uma pá.
.
A pá é essencial, fundamental.
Onde for, tem que carregar uma pá. Pois é a pá que irá ajudar na elaboração da comida e do defecar.
Deuteronômio 23:
13 - Providencie um lugar fora do acampamento para suas necessidades.
14 Junto com o equipamento, tenha sempre uma pá. Quando você sair para fazer as necessidades, cave com ela e, ao terminar, cubra as fezes.
.
Segundo = Agora use a pá para preparar o pudim de asno
.
Ezequiel 4:12 E o que comeres será como bolos de cevada, e cozê-los-ás sobre o esterco que sai do homem, diante dos olhos deles.
.
É assim que agem os cachorrinhos biblicistas que seguem o Velho Testamento, e que se contentam com as sobras e migalhas que caem da mesa dos judeus, pois Jesus ainda não chegou para eles.
.
Eles andam com pá para cobrir suas fezes e como asnos comem cevada em bolos preparados com fezes humanas.

doSÁBADO CRISTÃO - SÉTIMO DIA - "Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros" (Êxodo 20,10)

doSEMANA - DIAS DA SEMANA EM DIVERSAS LÍNGUAS
VER http://pt.wiktionary.org/wiki/Apêndice:Dias_da_Semana#Espanhol

doSENHOR DO SÁBADO - "Porque o Filho do Homem é senhor também do sábado. " (Mt 12,8)"... e, para dizer tudo, o Filho do homem é senhor também do sábado." (Mc 2,28)"E ajuntou: O Filho do Homem é senhor também do sábado. " (Lc 6,5)

doSÉTIMO DIA - Qual é o sétimo dia? A palavra 'sábado' não exprime o dia determinado da semana, mas, em hebraico, quer dizer: cessação, repouso (shabath). Quando deve ser este dia de repouso? Deus nunca determinou. O que ele quer é que, após seis dias, o sétimo lhe seja consagrado.Da lei antiga, distinguem-se quatro espécies de preceitos: o dogma, a moral, as cerimônias e as leis nacionais.Destes preceitos, só permanecem, com o advento do Novo Testamento, o dogma, completado por Nosso Senhor Jesus Cristo, e a moral, aperfeiçoada por ele.Quanto as cerimônias, elas eram figurativas, e as figuras desaparecem diante da realidade. As cerimônias da Igreja substituem suas pré-figuras (ver Hb 4, 3-11). As leis nacionais também já não mais se aplicam.Outro argumento de alguns estudiosos: na semana judaica, a contagem dos dias começa na primeira-feira e não na segunda-feira, sendo o sétimo dia a nossa sexta-feira e o sábado, o nosso domingo. CUIDADO! 1ª Feira (1); 2ª feira (2)....6ª feira (6); 7ª feira (7)?????Mas, ainda que fosse o sábado o sétimo dia, a Igreja teria o poder de alterá-lo, não sendo ele, como demonstrado, superior ao "Corpo Místico de Cristo" (colossenses 2, 16). O próprio Deus encarnado concedeu este poder à sua Igreja: "Tudo o que ligares na terra, será ligado no Céu e tudo o que desligares na terra, será desligado no Céu". São palavras de Nosso Senhor Jesus Cristo aos seus discípulos.

doSÉTIMO DIA (SÁBADO) E DIA DO SENHOR - "Mas no sétimo dia, que é um repouso em honra do Senhor, teu Deus, não farás trabalho algum, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem teu servo, nem tua serva, nem teu animal, nem o estrangeiro que está dentro de teus muros" (Êxodo 20,10)

doTRADIÇÃO - POVO HEBREU - POVO CATÓLICO - VER trDOMINGO

ec - ENCICLOPEDIA

ecCATÓLICA POPULAR - VER:http://www.ecclesia.pt/catolicopedia/
em - E-MAIL


emHISTÓRIA DA IGREJA - Pe. Inácio José do Vale Pároco da Paróquia São Paulo Apóstolo Professor de História de Igreja -  pe.inacio.jose@gmail.com

ep – ESPIRITIMO – ESPÍRITA

epBÍBLIA - Léon Denis, outra autoridade do espiritismo, assim se expressa sobre o valor da Bíblia: "... não poderia a Bíblia ser considerada " a palavra de Deus " nem uma revelação sobrenatural. O que se deve nela ver é uma compilação de narrativas históricas ou legendárias, de ensinamentos sublimes, de par com pormenores às vezes triviais" (Léon Denis, Cristianismo e Espiritismo, FEB, São Paulo, s.d., 7a. ed., pág. 267).

epCATÓLICO PODE SER ESPÍRITA? - FREI DAVI OCD
Vamos analisar alguns pontos de convergência que existem em comum entre Católicos e espíritas e que podem confundir e levar muitos Católicos a procurarem centros espíritas:
Católicos e espíritas concordam que:
- O mundo não é só matéria.
- Deus existe, que é eterno, único, onipotente, justo e bom.
- Os valores do espírito são superiores aos da matéria.
- Temos uma alma de natureza espiritual.
- Depois da morte, nossa alma continua viva e consciente.
- A vida, depois da morte, depende de como a aproveitamos agora no corpo.
- Há espíritos perfeitos que vivem com Deus.
- Esses espíritos podem nos socorrer e ajudar.
- Há espíritos maus que podem nos perturbar e prejudicar.
- Ambos, Catolicismo e espiritismo, proclamam a extraordinária figura de Jesus
- Que pregou e insistiu sobre a Caridade.
- Fora da Caridade não há salvação.
- Devemos fazer o bem e fugir do mal, etc. Por causa dessas coisas em comum, muitos Católicos, alguns até bem intencionados, começam a frequentar centros espíritas e, com isso, ficam contaminados.
Agora, vejamos por quê os Católicos não podem e não devem frequentar centros espíritas:
a) No espiritismo existe a prática da evocação dos espíritos, condenada pela Bíblia Sagrada diversas vezes (Cfe. Deuteronômio, cap.18). Essa prática da evocação dos mortos para deles receber conhecimento é antiga. Chama-se necromancia e vem do grego (necrós = falecido e manteia = adivinhação). No entanto, o espiritismo só começou no século passado.
b) Para os Católicos, os livros da Bíblia Sagrada são Divinamente inspirados. Isso é dogma. Para os espíritas, não. Os espíritas aceitam só partes da Bíblia. O Evangelho deles não é segundo Nosso Senhor Jesus Cristo e, sim, segundo o espiritismo e a seu bel-prazer.
c) Alan Kardec (O codificador do espiritismo) ignora a Santíssima Trindade. Os espíritas não aceitam Jesus como Deus. Dizem que é invenção da Igreja. Chegam até a dizer que Jesus não era nem Deus e nem homem.
d) Os espíritas também não aceitam a Doutrina da Redenção e Santificação dos homens, por isso, contestam os meios instituídos por Jesus Cristo para a salvação e santificação. São eles:
1º BATISMO - Jesus manda os Apóstolos irem por todo o mundo, batizar em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Para os espíritas, isso não tem sentido.
2º EUCARISTIA - Na última Ceia, Jesus instituiu a Eucaristia e disse aos Apóstolos que o fizessem em 'Minha Memória'. E foi bem claro, quando disse 'Isto é o Meu Corpo' e não 'isto representa o Meu Corpo. Mas, para os espíritas, o Mistério Pascal não tem valor de sacrifício pelos pecados dos homens.
e) SACRAMENTOS - Para os espíritas, os Sacramentos não existem, pois o espiritismo não tem culto, nem ritos e nem templos.
f) Dizem, também, que não existem demônios e ridicularizam o inferno. Os Evangelhos citam os demônios em diversas passagens. Até Jesus, que é Deus, foi tentado pelo demônio três vezes.
g) Eles, os espíritas, repudiam os privilégios de Maria, Mãe do Filho de Deus e, por isso, Filha Predileta do Pai e Sacrário do Espírito Santo. Ora, por esses privilégios, Ela supera de muito, todas as outras criaturas celestes e terrestres.
h) Os espíritas não admitem o pecado original e não aceitam o purgatório. Reprovam a Ressurreição da carne e desdenham o Juízo Final. Negam a existência do pecado. Então Deus deu os Dez Mandamentos para quê?... Enfim, os espíritas negam todo o Credo Cristão. Por conseguinte, o espírita não é cristão. A única religião cristã, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo e não por homens é a Católica Apostólica Romana, quando ele disse a São Pedro: 'Tu és Pedro e sobre esta pedra fundarei a Minha Igreja (ou edificarei Minha Igreja) e as portas do inferno não prevalecerão contra ela.
Portanto, a primeira Religião Cristã é a Católica; as outras religiões cristãs vieram depois, fundadas por contestadores da Católica. Aí surgiu uma infinidade de seitas. São Pedro foi o Primeiro Papa da Igreja Católica Apostólica Romana. Os Católicos têm unidade por terem um único chefe. Os espíritas não dão nenhum valor a Pedro e seus sucessores e nem à Igreja. A CNBB (Conselho Nacional dos Bispos do Brasil), em 1955, disse que o espiritismo no Brasil é o desvio doutrinário mais perigoso, pois nega todas as verdades da nossa fé. Não é possível conciliar Catolicismo com espiritismo. O espírita é considerado herege.
Olhe bem o que você é ou deseja ser. Católico ou espírita? Pertencer a duas religiões antagônicas não é possível. Veja bem: Deus proíbe a evocação dos mortos desde o Antigo Testamento. Não confundir evocação com Invocação. Invocação é chamar por Deus, por Nossa Senhora, pelos Santos. Evocação é chamar pelos mortos ou at&eac te; maus espíritos. E os mortos não vêm e não voltam. Há um abismo intransponível entre o Céu, a Terra e o inferno. Para constatar, leia a Parábola do rico epulão e do pobre Lázaro. Também não confundir reencarnação com Ressurreição. Reencarnação = nascer varias vezes; Ressurreição = ressurgir dos mortos, ressuscitar no Juízo Final com o Corpo Glorioso. O vocábulo reencarnação não aparece nos Evangelhos.
Os espíritas não são admitidos à recepção dos Sacramentos desde 1915. Se tomarem a Sagrada Comunhão será sacrílega; estarão comendo e bebendo a própria condenação.
Para conservarem a aparência de cristãos, os espíritas repetem as palavras de Jesus sobre a Caridade e proclamam o principio de que 'fora da caridade não há salvação.' Isto é certo.
A Igreja não condena o espiritismo por causa desse principio. Aliás, a Igreja Católica é a pregoeira máxima da Caridade Cristã. Há muitas instituições mantidas, dirigidas ou inspiradas pela Igreja que se dedicam à Caridade. O erro dos espíritas não é pregar a Caridade. Mas, veja bem, Jesus que foi o Evangelista da Caridade, também foi o da Fé. Espírita tem Caridade, mas não tem Fé nas verdades do Evangelho. Jesus disse aos Apóstolos: 'Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo, o que não crer será condenado.' Concluindo, a Caridade é necessária, mas a Fé deve existir. Sem Fé é impossível agradar a Deus. Mas só a Fé não basta, pois os Evangelhos dizem que os demônios creem e tremem, mas não obedecem a Deus.
O verdadeiro Cristão Católico deve ter Fé e Caridade e nunca frequentar sessões espíritas, nem mesmo por curiosidade, para não se contaminar. Fé é a qualidade de crer além da razão e Caridade é amor, é obra, é doação.
Para a cura dos nossos males físicos e espirituais, temos Jesus Vivo, Deus Verdadeiro, Presente na Eucaristia. Busquemos também a ajuda de Maria que é nossa Mãe solícita, Sacrário Vivo de Jesus e Onipotência suplicante junto ao Pai.
'Nas horas de incerteza, vem, ó Mãe, nos ajudar. Que eu sinta confiança na paz do teu olhar.'
Louvado seja Jesus!



frei Davi OCD

epNECROMACIA - "O homem ou mulher em que houver espírito pitônico [mediunidade] ou de adivinho, sejam punidos de morte" (Lv 20,6)

epSAMUEL APARECE DEPOIS DE MORTO - "Depois disso Samuel morreu e apareceu ao rei (Saul), e levantou-se a sua voz de debaixo da terra, profetizando, para destruir a impiedade do povo" (Eclo 46, 23).

epTRANSPLANTE DE ÓRGÃOS - Veja como alguns "espiritualistas" vêem o transplante de órgãos.
"... A operação pioneira do Dr. Barnard abre espaço para a consolidação da mentira do século, a de que os transplantes de órgãos são intervenções úteis e não causam danos a doadores e receptores. As imensas dificuldades de rejeição e os inúmeros problemas pós-operatórios são apresentados como detalhes sem importância, desagradáveis estorvos passageiros. Raros são os que vêem nesses sinais advertências claras da natureza, e praticamente ninguém se preocupa com possíveis danos anímicos e espirituais decorrentes dessas práticas. E, no entanto, esses danos existem! E são gravíssimos, tanto para doadores como para receptores de órgãos! Goebbels contou com um Ministério da Propaganda para iludir uma nação durante uma década. Dr. Barnard precisou apenas de uma entrevista coletiva para enganar o mundo inteiro por trinta anos. Que diferença faz se ambos sempre estiveram convencidos da nobreza e justeza de suas causas, corroboradas, a seus olhos, pelo inquestionável apoio popular e voluntária propaganda governamental em suas respectivas épocas? Crime é sempre crime, independentemente de sua motivação.Os transplantes são, sim, crimes contra as leis da natureza, e todos os que participam desses experimentos macabros têm o seu quinhão de culpa, sejam médicos, doadores, receptores ou simples apologistas de causas alheias.A suposição de que doar órgãos é um ato nobre e altruísta e de que o transplante é uma fantástica conquista da ciência, não constitui uma circunstância atenuante para esse crime, e sim agravante, já que contribui para que o delito seja aceito socialmente e praticado indefinidamente. Quem compartilha dessa crença dá mostras de que aceita sem refletir qualquer novidade que surja à sua frente, bastando que lhe seja apresentada numa bela forma. É o cunho da incapacidade ou preguiça de pensar por si mesmo, e de analisar tais assuntos com a seriedade que eles requerem.Roberto C. P. Júnior Roberto C. P. Júnior é espiritualista, mestre em ciências e autor dos livros on-line:"Vivemos os Últimos Anos do Juízo Final" e "Visão Restaurada das Escrituras".Roberto é membro da Ordem do Graal na Terra.

er - ESCRAVIDÃO


es – ESPÍRITO SANTO

esATRIBUTO DIVINO - ONIPRESENÇA E ONISCIÊNCIA -  "Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus" (I Cor 2,10) 

esDEUS - "Pedro, porém, disse: Ananias, por que tomou conta Satanás do teu coração, para que mentisses ao Espírito Santo e enganasses acerca do valor do campo? Acaso não o podias conservar sem vendê-lo? E depois de vendido, não podias livremente dispor dessa quantia? Por que imaginaste isso em teu coração? Não foi aos homens que mentiste, mas a Deus" (At 5,3-5) qui 25/02/2010 11:41

esDOM DE LÍNGUAS - O VERDADEIRO DOM DE LÍNGUAS - Acrescento alguns detalhes concretamente sobre o "Dom das Línguas". Há que distinguir três classes:

1) O que os Pentecostais, várias seitas, os carismáticos, etc. chamam Dom de Línguas, na realidade é glossolalia.

2) A xenoglossia parapsicológica.

3) O verdadeiro Dom de Línguas, sobrenatural.

A glossolalia, termo psiquiátrico, é mera histeria. 

Embora São Paulo não tenha autoridade em Ciência, só em Doutrina Religiosa Revelada, é útil lembrar que por usar grande sensatez, termina por compreender que a glossolalia é desequilíbrio: 

"Quando vos reunis, quem dentre vós tem... um discurso em línguas... que isso se faça de modo a edificar. Se há quem fala em línguas, não falem se não dois ou três, quando muito e cada um por sua vez, e haja alguém que interprete. Se não houver interprete fiquem calados na reunião... Por quanto Deus não é Deus de confusão...Se alguém se julga profeta ou agraciados com dons espirituais, reconheça que as coisas que vós escrevo é o mandamento do senhor... Faça se tudo com dignidade e ordem" (1Cor 15,26-40). "Se numa assembléia da Igreja todos falarem em línguas, se entrarem homens simples ou pagãos, não dirão que estais loucos?"[]i] (1Cor 14,23).

A xenoglossia supra-normal (Milagre) é enormemente superior (impossível confundir) com a xenoglossia parapsicológica, ou com o que o povo pensa ser o Dom de Línguas (falar frases ou palavras sem sentido).  17 nov (2 dias atrás)     excluir  OSWALDO '  
São Pedro, no dia de Pentecostes falou, ao mesmo tempo, em 18 línguas diferentes! Ou nenhuma; ou numa só! Mas, foi entendido em 18 línguas diferentes, contando as 3.000 pessoas que se batizaram e as que não se batizaram.

São Vicente Ferrer falou em todas as línguas e dialetos da Europa de seu tempo. Ia a um lugar e pregava o dia inteiro, sem sotaque, na língua daquela nação. No dia seguinte ia a outro lugar, a mesma coisa. Ia a um lugarejo e pregava no seu dialeto, sem sotaque, o dia inteiro. Em todas as línguas e dialetos de todos os lugares que visitou. Isso é milagre!

São Francisco Xavier falou em QUATROCENTAS línguas da Índia de sua época! Pregava o dia inteiro em um lugar. Ia a outro lugar, a língua dele... 400 línguas e dialetos!

São Antônio de Pádua, no Consistório, falou, ao mesmo tempo, em latim, grego, hebraico, italiano, francês, alemão, russo, inglês, espanhol, português e outras muitas línguas da época. Repito, falou ao mesmo tempo em todas essas línguas; ou em nenhuma, ou numa só! Mas foi entendido em todas! Isso é o Dom de Línguas!!!

Isso de ficar "blablablá" (repetindo frases ou palavras sem sentido, que ninguém entende, balbuciando) , é xenoglossia de todas as épocas, povos e ambientes (ocorre em todos os ambientes, sendo um tipo de transe). Não tem nada haver com espíritos dos mortos, demônios, etc... todas as religiões têm isso! 

Agora, casos como esses que citei, milagres, só o catolicismo! Pela ordem na história: ambiente Judaico-Cristão-Católico.

Pe. Oscar G. Quevedo S.J qui 19/11/2009 15:36

esENSINO/GUIA - "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. " (São João 16,13) sáb 29/11/2008 13:21

esLÍNGUAS - Este tinha o dom de línguas:
SANTO ANTÔNIO DE LISBOA, mais conhecido como SANTO ANTÔNIO DE PÁDUA - Era português, falava nossa língua, tendo nascido em Lisboa-Portugal. Sua mãe chamava-se Maria Teresa de Taveiro e o pai, Martinho de Bulhões.

Corria o mês de fereiro de 1228. As estradas encontram-se ainda cobertas de neve. Sobre os campos repousa um nevoeiro denso, mas Antônio não coloca entraves. Acompanhado por frei Lucas e de pés descalços, parte de Pádua e chega a Roma em março desse mesmo ano.

O ministro geral pede-lhe conselhos sobre algumas dúvidas relativas à Regra de sua ordem. Terminada a consulta, o desejo de Antônio era regressar de imediato a Pádua para continuar a redação dos sermões.

Mas o Papa Gregório IX - já então amigo de frei Francisco -, que havia sucedido a Honório III, exprime o desejo de escutar também frei Antônio. Um dia o Papa afirma perante o colégio dos cardeais:

- Chegou até nós a fama deste frei Antônio de Lisboa, um frade menor. Não sabemos se esta fama é exagerada ou se realmente se trata de um homem de Deus. Convidêmo-lo a vir aqui pregar para nós. O povo facilmente cria os santos. Nós, como homens prudentes, avaliaremos a ciência deste frade. Também vós, veneráveis irmãos, dareis o vosso juízo.

O Papa pede ao ministro geral que lhe envie Frei Antônio de Lisboa, homem - segundo o parecer de muitos - profundo na doutrina.

Antônio apresenta-se perante a cúria papal. O Consistório é formado por homens de diversas nações. Há aí gregos, franceses, alemães, eslavos e ingleses. E ainda, portugueses, italianos, espanhóis... Todos os cardeais conhecem perfeitamente o latim e é em latim que Antônio, convidado a falar, se dirige a eles e ao Papa.

Extrai das Escrituras significados profundos e singulares. Conserva os olhos baixos por respeito à Assembléia tão qualificada. 
  
Porém, por momentos os seus olhos brilham como se estivessem iluminados por uma luz interior. O Papa e os cardeais estão surpresos com suas palavras. Escutam com ardente devoção e muitos têm lágrimas no olhos.

No fim do sermão o Papa abraça Antônio e diz-lhe:

- A fama que você adquiriu, frei Antônio, não é injusta. Você vale muito mais do que se anda dizendo por aí.

- E além disso - intervém um cardeal inglês - conhece perfeitamente a minha língua. Onde é que a aprendeu?

- Não se pode fazer uma afirmação dessas - rebate solenemente um cardeal francês - uma vez que o nosso Antônio fez o sermão na minha língua.

- Mas eu o ouvi falar em grego - rebate um cardeal da Grécia.

- Não foi em inglês, nem em francês, nem em grego que ele falou - afirma um cardeal alemão - mas sim em minha língua.

E a disputa continua. E todos os cardeais se interrogam uns aos outros: - Mas este que falou não é português? Como é que o ouvimos na nossa própria língua materna?

O Papa interrompe com um gesto a discussão dos cardeais e diz:

- Irmãos, este homem, inspirado pelo Espírito Santo, falou na realidade em latim. Mas propôs a palavra de Deus de um modo tão eficaz, piedoso e sutil, suave e claro que todos nós aqui presentes no consistório, embora de diferentes línguas, compreendemos as suas palavras distintiamente como se este homem de Deus tivesse falando a língua de cada um de nós. Na verdade este homem é a Arca do Testamento e o Cofre da Escritura Divina.

E os cardeais ficaram admirados, porque parecia que se tinha renovado o antigo milagre dos apóstolos no tempo de Pentecostes, os quais tinham sido ouvidos na língua própria de cada um dos ouvintes por força do Espírito Santo.

O Papa pede a Antônio que fique alguns meses em Roma para pregar aos peregrinos que viriam por causa da Páscoa.

Finalmente ele pode deixar a cidade e dirige-se para Pádua acompnhado por Frei Lucas Belludi. 

A 16 de julho desse ano de 1228 chega a Assis e encontra a cidade em festa. O Papa Gregório IX havia proclamado santo, precisamente nesse dia, a Francisco de Assis, antes de se terem completado dois anos do dia da sua morte.

Após alguns dias, Antônio deixa a cidade do "Povorello" e continua a subir a penísula, a fim de alcançar Pádua. qui 19/11/2009 15:34

esPECADOS CONTRA O E.SANTO -

1. Desespero da salvação;

2. Presunção de salvação sem merecimentos;

3. Negar a verdade conhecida como tal;

4. Ter inveja das graças que Deus dá aos outros;

5. Obstinação no pecado;

6. impenitência final

================

O comentário que segue está contido no site indicado abaixo:

Cabe notar: os pecados contra o Espírito Santo não têm perdão,  não porque sejam "imperdoáveis", mas porque a pessoa, por empedernida, não quer pedir perdão por eles, pois nem os considera pecado. 

Ninguém confessa pecado contra o Espírito Santo. Se alguém chega a confessar tal pecado, é sinal claro que não o cometeu, porque, se o tivesse cometido, não pediria nunca perdão por ele. 

Portanto, não tenham medo de ter pecado contra o Espírito Santo. O seu próprio receio de ter ofendido a Deus já é prova que você não o cometeu.

Alguém poderá duvidar da misercórdia de Deus? Claro que não! 

http://recantodasletras.uol.com.br/artigos/1449607


esESPERANÇA - "... Estai sempre prontos a responder para vossa defesa a todo aquele que vos pedir a razão de vossa esperança, mas fazei-o com suavidade e respeito" (I São Pedro 3,15) qua 01/09/2010 17:32 Bíblia

esPROFECIA - "Quando vier o Paráclito, o Espírito da Verdade, ensinar-vos-á toda a verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá o que ouvir, e anunciar-vos-á as coisas que virão. " (São João 16,13)

esRECORDARÁ - "Mas o Paráclito, o Espírito Santo, que o Pai enviará em meu nome, ensinar-vos-á todas as coisas e vos recordará tudo o que vos tenho dito" (Jo 14,26) dom 28/03/2010 08:29

esRESISTÊNCIA - "... Vós sempre resistis ao Espírito Santo. Como procederam os vossos pais, assim procedeis vós também!" (Atos dos Apóstolos 7,51) sáb 11/06/2011 14:36 Bíblia

esSUPORTAR - "Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora. Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir." (Jo 16, 12-13)

esUNIDADE - Sede solícitos em conservar a unidade do Espírito no vínculo da paz. (Efésios 4, 3)


esVERDADE - O ESPÍRITO DA VERDADE - "Ele é o Espírito da Verdade, que o mundo não pode acolher, porque não O vê, nem O conhece. Vós conhecei-l'O, porque Ele mora convosco e estará convosco" (São João 14,17) seg 01/03/2010 21:19

et – ESTATÍSTICA

etADEPTOS - Número de adeptos por religião
Fonte: Adherents.com
Cristianismo : 2,1 bilhões
Islão: 1,3 bilhões
Hinduísmo: 900 milhões
Religião tradicional chinesa: 394 milhões
Budismo: 376 milhões
Religiões tradicionais africanas: 100 milhões
Sikhismo: 23 milhões
Espiritismo: 15 milhões
Judaísmo: 14
Baha'i: 7 milhões
Jainismo: 4,2 milhões
Ateus/Agnósticos/Sem religião: 1,1 bilhões
Fonte B: David B. Barrett
Islão: 1,3 bilhões
Igreja Católica Romana: 1,1 bilhões
Hinduísmo: 870 milhões
Sem religião: 769 milhões
Religião tradicional chinesa: 405 milhões
Igrejas Protestantes: 376 milhões
Igreja Ortodoxa: 220 milhões
Igreja Anglicana: 80 milhões
Budismo: 379 milhões
Sikhismo: 25 milhões
Judaísmo: 15 milhões
Religiões tradicionais africanas: 100 milhões
Novas religiões: 108 milhões

etALEMANHA - protestantes (34%), católicos (34%), muçulmanos (3,7%), não filiados ou outras religiões (34%). 

etESTADOS UNIDOS - COMEÇA A DESFAZER-SE MAIORIA PROTESTANTES - Maioria protestante começa a se desfazer nos EUA
1. Maioria protestante começa a se desfazer nos EUA
Autor: Agente X em 21/07/2004, 08:54:41 (e-mail não disponível)
Mundo Terça-feira, 20 de julho de 2004
Maioria protestante começa a se desfazer nos EUA
Nova York - Os Estados Unidos deixarão de ser uma nação majoritariamente protestante ao longo dos próximos anos, devido a um declínio acentuado na filiação a muitas igrejas, mostra pesquisa. Entre 1993 e 2002, a parcela de americanos que se declaram protestantes caiu de 63% para 52%, depois de anos de relativa estabilidade, constatou uma sondagem promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa de Opinião da Universidade de Chicago.
Ao mesmo tempo, o número de pessoas que dizem não ter religião subiu de 9% para 14%, sendo que muitos deles são ex-protestantes, disseram os autores da pesquisa. O estudo compara resultados de questões de identificação religiosa ao longo das últimas três décadas, feitas pelo instituto Pesquisa Social Geral.
Os Estados Unidos "eram vistos como brancos e protestantes", comentou Tom Smith, diretor do Pesquisa Social Geral. "Não seremos majoritariamente protestantes por muito tempo."
O número de católicos permaneceu relativamente estável ao longo dos últimos anos, em torno de 25% da população americana. O número de judeus ficou em cerca de 2%, também estável. O número de seguidores de outras religiões - como islamismo e cristianismo ortodoxo - aumentou de 3% para 7%.
AP
http://www.click21.com.br/

etCATÓLICOS/MUÇULMANOS - "... Os muçulmanos podem estar prestes a ultrapassar os católicos em número de fiéis no mundo, segundo uma comparação dos dados de levantamentos sobre a evolução das religiões nas últimas décadas.

etESTADOS UNIDOS - CATÓLICOS MAIOR GRUPO RELIGIOSO - As estatísticas oficiais sobre grupos religiosos nos EUA não são mais divulgadas pelas autoridades norte-americanas. Há, no entanto, várias pesquisas realizadas por entidades acadêmicas. Dentre elas, a mais recente foi feita pela "City University of New York" (American Religious Identity Survey-ARIS/2001). De acordo com os resultados obtidos pela ARIS, o maior grupo religioso é formado pelos católicos, com 24,5% da população. Entre os grupos protestantes destacam-se os batistas (16,3%), os metodistas (6,8%), os luteranos (4,6%), os presbiterianos (2,7%), os pentecostais (2,1%) e os episcopalianos (1,7%). As religiões não-cristãs mais numerosas são o judaísmo (1,3%) e o islã (0,5%). Outras pesquisas indicam números significativamente mais elevados de judeus e muçulmanos. Segundo o Departamento de Estado (equivalente ao Ministério das Relações Exteriores brasileiro), o islamismo é uma das religiões que mais crescem nos EUA. Estima-se que, por volta de 2010, a população muçulmana norte-americana superará a população judaica, tornando o islã a segunda maior religião naquele país, depois do cristianismo.
'
etMÉXICO - MUNDO - Apesar dos ataques da imprensa, imagem da Igreja no México desfruta de boa saúde:MÉXICO, quinta-feira, 23 de fevereiro de 2006 (ZENIT.org-El Observador).- Uma pesquisa nacional levada a cabo pela empresa Ipsos-BIMSA demonstra a consistência nos níveis de confiança na Igreja Católica por parte da população mexicana.A Igreja Católica, segundo a pesquisa realizada ao final do ano passado e dada a conhecer neste mês de fevereiro, goza de uma imagem predominantemente positiva no México, pois 78% da população têm uma boa opinião sobre a mesma.Não obstante os ataques constantes da imprensa secular e de alguns intelectuais, a Igreja Católica segue ocupando o primeiro lugar em níveis de confiança cidadã, seguida pelo Exército. As mulheres (81%) confiam mais na Igreja que os homens (75%). Somente 8% dos mexicanos têm uma má opinião da Igreja Católica.Os três atributos que durante a pesquisa mais se associam com a Igreja Católica no México são: ordem (70%); solidariedade (67%) e respeito aos direitos humanos (66%).Durante 2005, a empresa fez uma pesquisa internacional, tomando em conta dez países da América, Europa e Ásia, na qual o México, junto com os Estados Unidos, revelaram-se países onde maior porcentagem de pessoas consideram a religião como uma parte muito importante de sua vida (85% em ambos casos).Também nesta pesquisa internacional sobre religiosidade, o México ocupou o primeiro lugar entre os países pesquisados no que diz respeito a não ter dúvidas da existência de Deus, pois 80% da população assim o consideram (contra 22%, por exemplo, da população alemã).Um dado muito interessante é que somente 1% da população mexicana manifestou sua absoluta convicção de que Deus não existe em absoluto.ZP06022312

etRELIGIÃO NO MUNDO EM 2000
===============================================
País Religião (% de cada religião) Ano
===============================================
Albânia islamismo 38,8%, cristianismo 35,4% (católicos 16,8%, ortodoxos 16,1%, outros 2,6%), sem religião 16,6%, ateísmo 9%, bahaísmo 0,2% 2000
===============================================
Alemanha cristianismo 75,8% (protestantes 37%, católicos 34,9%, outros 6,7% - dupla filiação 2,8%), sem religião 17,2%, outras 4,8%, ateísmo 2,2% 2000
===============================================
Andorra cristianismo 93,4% (católicos 89,2%, outros 4,3%), sem religião 5%, outras 1,5% 2000
===============================================
Angola cristianismo 94,1% (católicos 62,1%, protestantes 15%, outros 16,9%), crenças tradicionais 5%, sem religião e ateísmo 0,9% 2000
===============================================
Arábia Saudita islamismo 93,7%, cristianismo 3,7% (católicos 2,9%, outros 0,9%), outras 2%, sem religião 0,6% 2000
===============================================
Argentina cristianismo 92,9% (católicos 91,2%, outros 14,7% - dupla filiação 13%), outras 4%, sem religião 2,3%, ateísmo 0,8% 2000
===============================================
Austrália cristianismo 79,3% (católicos 28,6%, anglicanos 21,5%, protestantes 13,9%, sem filiação 12,6%, outros 9,4% - dupla filiação 6,7%), sem religião 14,5%, outras 4,4%, ateísmo 1,7% 2000
===============================================
Áustria cristianismo 89,8% (católicos 75,5%, outros 14,2%), sem religião 6,8%, outras 2,5%, ateísmo 0,8% 2000
===============================================
Bahamas cristianismo 92,3% (protestantes 54,5%, católicos 15,6%, anglicanos 8,9%, outros 13,2%), sem religião 5,3%, outras 2,3% 2000
===============================================
Barein islamismo 82,4%, cristianismo 10,5% (independentes 4,4%, católicos 4,1%, outros 2%), hinduísmo 6,3%, sem religião 0,5%, outras 0,4% 2000
===============================================
Belarus cristianismo 70,3% (ortodoxos 48,7%, católicos 13,2%, sem filiação 5,9%, outros 2,5%), sem religião 24%, ateísmo 4,9%, outras 0,9% 2000
===============================================
Bélgica cristianismo 88,3% (católicos 80,9%, outros 7,3%), sem religião 5,8%, outras 4,1%, ateísmo 1,7% 2000
===============================================
Belize cristianismo 90,8% (católicos 56,8%, protestantes 16,4%, sem filiação 9%, outros 8,7%), bahaísmo 2,9%, hinduísmo 2,3%, outras 3,2%, sem religião 0,8% 2000
===============================================
Benin crenças tradicionais 51,5%, cristianismo 28% (católicos 20,8%, outros 7,2%), islamismo 20%, sem religião e ateísmo 0,3%, outras 0,3% 2000
===============================================
Bolívia cristianismo 94,1% (católicos 88,3%, protestantes 6,4%, outros 3,9% - dupla filiação 4,5%), outras 4,1%, sem religião e ateísmo 1,7% 2000
===============================================
Bósnia-Herzegóvina islamismo 60%, cristianismo 35% (ortodoxos 17,6%, católicos 17,2%, outros 0,2%), sem religião e ateísmo 5% 2000
===============================================
Brasil cristianismo (católicos 73,6%, evangélicos 15,4%), espiritismo, judaismo, cultos afro-brasileiros e outros (10,8%) 2000
===============================================
Burkina Fasso islamismo 48,6%, crenças tradicionais 34,1%, cristianismo 16,7% (católicos 9,5%, outros 7,2%), sem religião 0,7% 2000
===============================================
Burundi cristianismo 91,7% (católicos 57,2%, sem filiação 14,7%, protestantes 12%, outros 7,8%), crenças tradicionais 6,7%, outras 1,6%, sem religião 0,1% 2000
===============================================
Cabo Verde cristianismo 95,1% (católicos 97,4%, outros 7,7% - dupla filiação 10%), outras 4,1%, sem religião 0,8% 2000
===============================================
Camarões cristianismo 54,2% (católicos 26,5%, protestantes 20,7%, outros 7%), crenças tradicionais 23,7%, islamismo 21,2%, sem religião e ateísmo 0,4%, bahaísmo 0,4% 2000
===============================================
Canadá cristianismo 79,5% (católicos 41,8%, protestantes 17,2%, sem filiação 14,5%, outros 11,3% - dupla filiação 5,3%), sem religião 10,9%, crenças populares chinesas 2,5%, ateísmo 1,7%, outras 5,4% 2000
===============================================
Catar islamismo 82,7%, cristianismo 10,4% (católicos 6%, outros 4,3%), outras 4,6%, sem religião 2,3% 2000
===============================================
Chade islamismo 59,1%, cristianismo 22,8% (protestantes 10,2%, católicos 6,6%, outros 6%), crenças tradicionais 17%, bahaísmo 1,1%, sem religião 0,1% 2000
===============================================
Chile cristianismo 89,2% (católicos 77,6%, independentes 25,1%, outros 7% - dupla filiação 20,5%), sem religião 7%, ateísmo 2,5%, outras 1,2% 2000
===============================================
Colômbia cristianismo 96,7% (católicos 96,1%, outros 4,6% - dupla filiação 2,8%, desfiliados 1,1%), outras 1,9%, sem religião e ateísmo 1,4% 2000
===============================================
Congo cristianismo 91,2% (católicos 49,3%, protestantes 17%, outros 24,9%), crenças tradicionais 4,8%, sem religião e ateísmo 2,1%, outras 2% 2000
===============================================
Costa do Marfim crenças tradicionais 37,6%, cristianismo 31,8% (católicos 14,8%, independentes 9,3%, outros 7,7%), islamismo 30,1%, sem religião 0,3%, outras 0,3% 2000
===============================================
Costa Rica cristianismo 96,6% (católicos 91%, outros 13,2% - dupla filiação 7,6%), outras 1,8%, sem religião e ateísmo 1,7% 2000
===============================================
Croácia cristianismo 95,2% (católicos 88,5%, outros 6,8%), outras 2,4%, sem religião e ateísmo 2,4% 2000
===============================================
Cuba cristianismo 44,5% (católicos 39%, outros 5,4%), sem religião 29,8%, espiritismo 17,9%, ateísmo 7,2%, outras 0,6% 2000
===============================================
Dominica cristianismo 94,8% (católicos 79,3%, protestantes 15,8%, outros 6,4% - dupla filiação 6,7%), outras 5%, sem religião 0,1% 2000
===============================================
El Salvador cristianismo 97,6% (católicos 91,2%, outros 21,9% - dupla filiação 15,5%), sem religião e ateísmo 1,6%, outras 0,8% 2000
===============================================
Emirados Árabes Unidos islamismo 75,6%, cristianismo 11,1% (católicos 5,1%, ortodoxos 2,9%, outros 3,1%), hinduísmo 7,6%, outras 4,6%, sem religião e ateísmo 1,2% 2000
===============================================
Equador cristianismo 97,6% (católicos 94,1%, outros 5,5% - dupla filiação 2%), sem religião e ateísmo 1,5%, outras 0,8% 2000
===============================================
Eslováquia cristianismo 85,6% (católicos 67,9%, protestantes 11,1%, outros 6,5%), sem religião 10,6%, ateísmo 3,7%, judaísmo 0,1% 2000
===============================================
Eslovênia cristianismo 92,1% (católicos 83,5%, sem filiação 4,7%, outros 3,9%), sem religião 5,2%, ateísmo 2,6%, islamismo 0,1% 2000
===============================================
Espanha cristianismo 93,6% (católicos 96,1%, outros 1,7% - dupla filiação 0,7%, desfiliados 3,5%), sem religião e ateísmo 5,7%, islamismo 0,5% 2000
===============================================
Estados Unidos cristianismo 84,7% (independentes 28,2%, protestantes 23,2%, católicos 20,8%, outros 22,4% - dupla filiação 9,9%), sem religião 9%, outras 6%, ateísmo 0,4% 2000
===============================================
Filipinas cristianismo 89,7% (católicos 82,4%, independentes 18,9%, outros 8,1% - dupla filiação 19,7%), islamismo 6,2%, outras 3,2%, sem religião e ateísmo 0,9% 2000
===============================================
França cristianismo 70,7% (católicos 82,3%, outros 6,5% - dupla filiação 5,6%, desfiliados 12,5%), sem religião 15,6%, islamismo 7,1%, ateísmo 4%, outras 2,6% 2000
===============================================
Gabão cristianismo 90,6% (católicos 60,8%, protestantes 19%, independentes 14,7%, outros 2,7% - dupla filiação 6,6%), islamismo 4,6%, outras 3,7%, sem religião e ateísmo 1,2% 2000
===============================================
Granada cristianismo 97% (católicos 56,3%, protestantes 20,4%, anglicanos 15,4%, outros 5,7% - dupla filiação 0,8%), outras 2,5%, sem religião 0,5% 2000
===============================================
Guatemala cristianismo 97,7% (católicos 84,3%, protestantes 12,7%, outros 14,4% - dupla filiação 13,7%), sem religião e ateísmo 1,8%, outras 0,4% 2000
===============================================
Guiana cristianismo 51% (protestantes 19,6%, católicos 10,1%, anglicanos 8,9%, sem filiação 7,6%, outros 4,8%), hinduísmo 32,5%, islamismo 8,1%, outras 6,4%, sem religião e ateísmo 1,9% 2000
===============================================
Guiné Equatorial crenças tradicionais 45,2%, islamismo 39,9%, cristianismo 13,2% (católicos 11,6%, outros 3,8% - dupla filiação 2,2%), sem religião e ateísmo 1,6% 2000
===============================================
Guiné-Bissau cristianismo 88,4% (católicos 86,3%, outros 8,9% - dupla filiação 6,8%), islamismo 4,1%, sem religião e ateísmo 4,9%, outras 2,7% 2000
===============================================
Haiti cristianismo 95,8% (católicos 79,3%, protestantes 17,5%, outros 10% - dupla filiação 11%), outras 2,7%, sem religião 1,4% 2000
===============================================
Holanda (Países Baixos) cristianismo 80,4% (católicos 34,5%, protestantes 26,9%, sem filiação 15,3%, outros 3,9%), sem religião 12,9%, islamismo 3,8%, outras 1,6%, ateísmo 1,3% 2000
===============================================
Honduras cristianismo 97% (católicos 86,2%, outros 14,3% - dupla filiação 3,5%) outras 1,9%, sem religião e ateísmo 1,1% 2000
===============================================
Hungria cristianismo 87,3% (católicos 63,1%, protestantes 25,5%, outros 3% - dupla filiação 4,3%), sem religião 7,4%, ateísmo 4,2%, outras 1,1% 2000
===============================================
Ilhas Salomão cristianismo 95,7% (anglicanos 38,2%, protestantes 35,8%, católicos 10,8%, outros 10,9%), outras 3,9%, sem religião 0,3% 2000
===============================================
Irlanda cristianismo 97,2% (católicos 84,7%, outros 12,4%), sem religião e ateísmo 2,5%, outras 0,3% 2000
===============================================
Israel judaísmo 77,1%, islamismo 12%, cristianismo 5,8% (católicos 2,7%, outros 3,1%), sem religião e ateísmo 4,8%, bahaísmo 0,3% 2000
===============================================
Itália cristianismo 82,1% (católicos 97,2%, outros 2,6% - dupla filiação 0,7%, desfiliados 17%), sem religião 13,2%, ateísmo 3,4%, outras 1,4% 2000
===============================================
Kiribati cristianismo 94,4% (católicos 52,9%, protestantes 44,4%, outros 5,4% - dupla filiação 8,3%), bahaísmo 5,2%, sem religião 0,4% 2000
===============================================
Kuweit islamismo 83%, cristianismo 12,7% (católicos 8,9%, outros 3,9%), outras 3,3%, sem religião 1,1% 2000
===============================================
Lesoto cristianismo 91% (católicos 37,5%, sem filiação 23,9%, outros 29,7%), crenças tradicionais 7,7%, outras 1,1%, sem religião 0,2% 2000
===============================================
Letônia cristianismo 66,9% (protestantes 23,8%, ortodoxos 23,6%, católicos 20,8%, outros 5,1% - dupla filiação 6,4%), sem religião 26%, ateísmo 6%, outras 1% 2000
===============================================
Líbano islamismo 62,4% (xiitas 34%, sunitas 21,3%, druzos 7,1%), cristianismo 37,6% (católicos 25,1%, ortodoxos 11,7%, protestantes 0,5%) 2000
===============================================
Liechtenstein cristianismo 93% (católicos 74,2%, sem filiação 10,5%, outros 8,1%), sem religião 3,9%, outras 3,1% 2000
===============================================
Lituânia cristianismo 87,6% (católicos 84,6%, outros 5,3% - dupla filiação 2,3%), sem religião 10,9, ateísmo 1,1%, outras 0,4% 2000
===============================================
Luxemburgo cristianismo 93,9% (católicos 94,4%, outros 3,7% - dupla filiação 4,2%), sem religião e ateísmo 4,5%, outras 1,6% 2000
===============================================
Madagáscar cristianismo 49,5% (protestantes 25,7%, católicos 23%, outros 7% - dupla filiação 6,2%), crenças tradicionais 48%, outras 2,3%, sem religião 0,3% 2000
===============================================
Malauí cristianismo 76,8% (católicos 24,7%, protestantes 19,6%, independentes 16,8%, outros 15,7%), islamismo 14,8%, crenças tradicionais 7,8%, outras 0,4%, sem religião 0,3% 2000
===============================================
Malta cristianismo 98,3% (católicos 94,5%, outros 3,7%), sem religião e ateísmo 1,1%, outras 0,6% 2000
===============================================
Maurício hinduísmo 44%, cristianismo 32,6% (católicos 26,8%, outros 11,1% - dupla filiação 5,3%), islamismo 16,9%, outras 4%, sem religião e ateísmo 2,6% 2000
===============================================
México cristianismo 96,3% (católicos 93,8%, outros 9,9% - dupla filiação 7,4%), sem religião e ateísmo 3,2%, outras 0,5% 2000
===============================================
Micronésia cristianismo 93,1% (católicos 62,8%, protestantes 39,6%, outros 5,8% - dupla filiação 15,1%), crenças tradicionais 3,5%, outras 2,8%, sem religião 0,7% 2000
===============================================
Moçambique crenças tradicionais 50,4%, cristianismo 38,4% (católicos 15,8%, protestantes 8,9%, outros 13,8%), islamismo 10,5%, outras 0,7%, ateísmo 0,1% 2000
===============================================
Mônaco cristianismo 93,2% (católicos 89,3%, outros 3,9%), sem religião 4,4%, outras 2,3% 2000
===============================================
Namíbia cristianismo 92,3% (protestantes 47,5%, católicos 17,7%, sem filiação 14,1%, outros 12,9%), crenças tradicionais 6%, sem religião 1,1%, outras 0,6% 2000
===============================================
Nauru cristianismo 75% (protestantes 50,8%, católicos 25,4%, outros 9% - dupla filiação 10,2%), crenças populares chinesas 10,5%, bahaísmo 9,4%, sem religião 3,5%, budismo 1,4% 2000
===============================================
Nicarágua cristianismo 96,3% (católicos 85,1%, protestantes 11,6%, outros 4,9% - dupla filiação 5,3%), outras 2,2%, sem religião e ateísmo 1,4% 2000
===============================================
Nova Zelândia cristianismo 83,5% (protestantes 24,1%, anglicanos 21,4%, sem filiação 17,1%, católicos 12,8%, outros 8,1%), sem religião 12,7%, outras 2,8%, ateísmo 0,9% 2000
===============================================
Palau cristianismo 95,7% (católicos 44,3%, protestantes 28,9%, independentes 21,1%, outros 4,6% - dupla filiação 3,2%), outras 2,6%, sem religião 1,8% 2000
===============================================
Panamá cristianismo 88,2% (católicos 77,4%, protestantes 11,9%, outros 7,1% - dupla filiação 8,2%), islamismo 4,4%, outras 4,4%, sem religião e ateísmo 3% 2000
===============================================
Papua Nova Guiné cristianismo 95,1% (protestantes 56,6%, católicos 30%, outros 25,8% - dupla filiação 17,3%), crenças tradicionais 3,6%, outras 1,1%, sem religião 0,3% 2000
===============================================
Paraguai cristianismo 97,7% (católicos 90,1%, outros 9,3% - dupla filiação 0,7%, desfiliados 1%), sem religião e ateísmo 1,3%, outras 1,1% 2000
===============================================
Peru cristianismo 97,2% (católicos 95,7%, outros 9,9% - dupla filiação 6,3%, desfiliados 2,1%), outras 1,3%, sem religião e ateísmo 1,4% 2000
===============================================
cristianismo 97,4% (católicos 92,2%, outros 5,3%), sem religião e ateísmo 2,5% 2000
Portugal cristianismo 92,4% (católicos 90,8%, outros 5,6% - dupla filiação 4%), sem religião e ateísmo 6,5%, outras 1% 2000 ===============================================
Quênia cristianismo 79,3% (católicos 23,3%, independentes 22%, protestantes 21,2%, outros 17,2% - dupla filiação 4,4%), crenças tradicionais 11,5%, islamismo 7,3%, outras 1,8%, sem religião 0,1% 2000
===============================================
República Centro-Africana cristianismo 67,8% (sem filiação 23,3%, católicos 18,4%, protestantes 14,4%, outros 11,8%), islamismo 15,6%, crenças tradicionais 15,4%, sem religião 0,9%, bahaísmo 0,3% 2000
===============================================
República Democrática do Congo cristianismo 95,4% (católicos 50,9%, independentes 23,3%, protestantes 20,3%, outros 5,7% - dupla filiação 4,8%), outras 4,1%, sem religião 0,4% 2000
===============================================
República Dominicana cristianismo 95,2% (católicos 88,6%, outros 7,2% - dupla filiação 0,6%), sem religião e ateísmo 2,5%, outras 2,4% 2000
===============================================
República Tcheca cristianismo 63% (católicos 40,4%, sem filiação 16%, outros 6,6%), sem religião 31,9%, ateísmo 5%, judaísmo 0,1% 2000
===============================================
Romênia cristianismo 88% (ortodoxos 85,1%, católicos 14,5%, outros 12,8% - dupla filiação 24,4%), sem religião 7,4%, ateísmo 3,3%, islamismo 1,3% 2000
===============================================
Ruanda cristianismo 82,7% (católicos 51%, protestantes 21%, outros 10,8%), crenças tradicionais 9%, islamismo 7,9%, outras 0,4% 2000
===============================================
Samoa cristianismo 96,6% (protestantes 71,1%, católicos 21,9%, outros 13,5% - dupla filiação 9,9%), bahaísmo 2,3%, sem religião 1,1% 2000
===============================================
San Marino cristianismo 92,2% (católicos 88,7%, outros 3,5%), sem religião 5,1%, ateísmo 1,8%, bahaísmo 0,9% 2000
===============================================
Santa Lúcia cristianismo 96,1% (católicos 75,1%, protestantes 13,2%, outros 8,5% - dupla filiação 0,7%), outras 3,7%, sem religião 0,2% 2000
===============================================
São Tomé e Príncipe cristianismo 95,8% (católicos 75,3%, independentes 10,5%, outros 9,9%), outras 3,3%, sem religião 1% 2000
===============================================
Seicheles cristianismo 96,9% (católicos 90,4%, outros 13,8% - dupla filiação 7,3%), sem religião 1,9%, outras 1,2% 2000
===============================================
Senegal islamismo 87,6%, crenças tradicionais 6,2%, cristianismo 5,5% (católicos 4,7%, outros 0,9%), sem religião 0,4%, bahaísmo 0,2% 2000
===============================================
Sri Lanka budismo 68,4%, hinduísmo 11,3%, cristianismo 9,4% (católicos 6,7%, outros 2,7%), islamismo 9%, sem religião e ateísmo 2,3%, outras 0,4% - dupla filiação 0,8% 2000
===============================================
Sudão islamismo 70,3%, cristianismo 16,7% (católicos 10,7%, outros 11,8% - dupla filiação 5,8%), crenças tradicionais 11,9%, sem religião e ateísmo 1,2% 2000
===============================================
Suíça cristianismo 88,4% (católicos 44,1%, protestantes 41,2%, outros 5,6% - dupla filiação 2,5%), sem religião 7,1%, outras 3,4%, ateísmo 1,1% 2000
===============================================
Suriname cristianismo 50,4% (católicos 22,3%, protestantes 17,1%, outros 11,1%), hinduísmo 17,8%, islamismo 13,9%, sem religião e ateísmo 4,9%, novas religiões 4,8%, espiritismo 3,5%, outras 4,6% 2000
===============================================
Tanzânia cristianismo 50,4% (católicos 24,7%, protestantes 16,5%, outros 13,4% - dupla filiação 4,2%), islamismo 31,8%, crenças tradicionais 16,1%, outras 1,4%, sem religião e ateísmo 0,4% 2000
===============================================
Timor-Leste cristianismo 86% (católicos 100%), islamismo e crenças tradicionais 14% (1997) 2000
===============================================
Togo cristianismo 42,6% (católicos 24,3%, protestantes 10,4%, outros 8%), crenças tradicionais 37,7%, islamismo 18,9%, outras 0,7%, sem religião 0,2% 2000
===============================================
Tonga cristianismo 92,9% (protestantes 42,9%, independentes 21%, cristãos de fronteira 14,5%, católicos 14%, outros 2,6% - dupla filiação 2,1%), bahaísmo 6,7%, sem religião 0,2%, outras 0,2% 2000
===============================================
Trinidad e Tobago cristianismo 64,6% (católicos 30,7%, protestantes 13,8%, anglicanos 11,9%, outros 8,2%), hinduísmo 22,8%, islamismo 6,8%, outras 3,6%, sem religião 2,2% 2000
===============================================
Uganda cristianismo 88,7% (católicos 41,9%, anglicanos 39,4%, outros 8,3% - dupla filiação 0,9%), islamismo 5,2%, crenças tradicionais 4,4%, outras 1,1%, sem religião e ateísmo 0,6% 2000
===============================================
Uruguai cristianismo 65,3% (católicos 78,2%, outros 9,1% - dupla filiação 4%, desafiliados 18%), sem religião 26,8%, ateísmo 6,3%, outras 1,6% 2000
===============================================
Vanuatu cristianismo 93% (protestantes 53,7%, anglicanos 18,2%, católicos 15,5%, outros 13,1% - dupla filiação 7,5%), crenças tradicionais 3,5%, outras 3,2%, sem religião 0,4% 2000
===============================================
Vaticano cristianismo 100% (católicos 98%, sem filiação 2%) 2000
===============================================
Venezuela cristianismo 94,8% (católicos 94,4%, outros 5,6% - dupla filiação 5,2%), outras 3%, sem religião e ateísmo 2,2% 2000
===============================================
Vietnã budismo 49,5%, sem religião 13,5%, novas religiões 11,3%, crenças tradicionais 8,5%, cristianismo 8,3% (católicos 6,7%, outros 1,5%), ateísmo 7%, outras 2,2% - dupla filiação 0,3% 2000
===============================================
Zâmbia cristianismo 82,4% (católicos 33,5%, protestantes 29,5%, independentes 17,2%, outros 12,1% - dupla filiação 9,9%), crenças tradicionais 14,3%, outras 3%, sem religião e ateísmo 0,4% 2000

eu – EUCARISTIA, EUCARÍSTICO 

euADULTERAÇÃO DA BÍBLIA PROTESTANTE - "Não é possível de modo algum excusar este crime de Zwínglio; a cousa é por demais manifesta; (...) ." "Não o podeis negar nem ocultar porque andam pelas mãos de muitos os exemplares dedicados por Zwínglio a Francisco, rei de França, e impressos em Zurique no mês de março de 1525. Na aldeia de Munder, na Saxônia, no ano 60 eu vi na casa do reitor do colégio, Humberto, não sem grande maravilha e perturbação, exemplares da Bíblia alemã, impressas em Zurique, onde verifiquei que as palavras do Filho de Deus haviam sido adulteradas no sentido dos sonhos de Zwínglio. Em todos os quatro lugares (Mt., 26; Mc., 14; Lc., 22; I cor., 11) em que se referem as palavras da instituição do Filho de Deus, o texto achava-se assim falseado: "Das bedeutet meinen Leib, das bedeutet meinen Blut" ("isto significa o meu corpo, isto significa o meu sangue." (Conr. Schluesselburg, op. cit. f. 44 a.) (citações em padre Leonel Franca, op. cit., pág. 211).
'
euAGOSTINHO - Santo Agostinho escreveu:"Por que preparas os dentes e o estômago? Confiar em Cristo é comer o Pão da Vida, não se pode engolir Aquele que subiu vivo para o céu." (Ver tratado sobre João nr. VXV e Sermões nr. 131, nr.1).Interpreta-se facilmente esta passagem sem precisar negar a presença real. Santo Agostinho tem em mente aqueles com um entendimento carnal da Eucaristia, que pensam ser o pão do Céu mero alimento para o corpo, e não para a alma. Não se pode reduzir a alimento físico o próprio Deus vivo, não se pode "engolir" (como comida comum) o maná de Deus, que é Cristo.Para demonstrar como Santo Agostinho acreditava na presença real, cito aqui textos do ilustre doutor que não deixam qualquer dúvida sobre sua doutrina:"Aquele pão que vês sobre o altar, tendo sido santificado pela palavra de Deus É O CORPO DE CRISTO. Aquele cálice ou, melhor dizendo, o que está no cálice, tendo sido santificado pela palavra de Deus, É O SANGUE DE CRISTO. Através daquele pão e daquele vinho o Senhor quis nos dar SEU CORPO E SANGUE, SANGUE DERRAMADO POR NÓS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS" (Sermões 227)."O Senhor Jesus quis que aqueles cujos olhos estavam fechados o reconhecessem no partir o pão (Lc 24,16,30-35). Os fiéis sabem do que falo. Eles reconhecem Cristo quando este parte o pão. Pois nem todo o pão, mas somente aquele que recebe a benção de Cristo, CONVERTE-SE NO CORPO DE CRISTO" (Sermões 234,2)."Vedes o pão e o cálice, é o que vossos próprios olhos vos dizem. Mas vossa fé vos obriga a aceitar que O PÃO É O CORPO DE CRITO E O CÁLICE [VINHO] O SANGUE DE CRISTO" (Sermões 272)."Como isto ["E ele tomou a si mesmo em suas próprias mãos] deve ser literalmente entendido de Davi, não temos como saber, mas podemos entender como isto deve ser entendido a respeito de Cristo. POIS CRISTO TEVE A SIMESMO EM SUAS PRÓPRIAS MÃOS, QUANDO, REFERINDO-SE AO SEU PRÓPRIO CORPO, DISSE: 'ISTO É O MEU CORPO'. POIS ELE TEVE AQUELE CORPO EM SUAS MÃOS" (Explicação sobre os Salmos, Sl 33,1.10).http://www.exsurgedomini.hpg.ig.com.br/apologeticas/eucaristia/textos%20eucaristia/apologiaatransubstanciacao.htm
'
euANTROPOFAGIA/CANIBALISMO - "Quem, em plena razão, poderia dizer que, sendo assim, somos assassinos? Não é possível saciar-se de carne humana, se antes não matamos alguém. Se eles mentem quanto ao primeiro ponto, memtem também quanto ao segundo. Com efeito, se lhes é perguntado se viram o que dizem, não existe ninguém tão sem-vergonha que diga ter visto. Entretanto, temos escravos, alguns mais outros menos, para os quais não é possível ocultar-nos. No entanto, nenhum deles chegou a caluniar-nos com semelhantes coisas..." (Petição em favor dos Cristãos - Atenágoras de Atenas - livro III-§35 - 177 d.C.).

euCORRUPÇÃO DAS ESPÉCIES - A eucaristia deixa de ser com a corrupção das sacramentais. Quando não se pode dizer que as espécies são, do ponto de vista antropológico, pão e vinho, cessa a presença real. 

euDISCUSSÃO - CATÓLICO-PROTESTANTE
CATÓLICO - Nossos sentidos não são testemunhas fiéis, pois muitas vezes nos enganam...

PROTESTANTE - à parte disso: mesmo que não se aceite os sentidos como confiáveis, é inadmissível que em qualquer coisa ocorrida eles não consigam detectar as evidencias dos fatos. ora, se alguém colorir água de vermelho posso pensar que é suco de uva, mas mesmo estando errado meus sentidos captaram as evidencias de algo que ocorreu, independente da conclusão. onde estão as evidencias eucaristicas das missas?

CATÓLICO - "Nossos sentidos captaram as evidências de algo que ocorreu...". É lógico, mas somente para este caso que foi preparado exatamente para impressionar a visão. Mas veja esta contraprova: misture à água um veneno solúvel, incolor, inodoro e sem sabor... para nós poderá parecer potável quando na verdade é água envenenada.

"... onde estão as evidencias eucaristicas das missas?". As evidências aqui não são percebidas por nossos sentidos e sim pela fé. Com efeito, Cristo afirmou que o pão que nos haveria de dar seria sua própria carne (São João 6,51). Observe que, sempre que seus discípulos entendiam erradamente suas palavras imediatamente ele os corrigia explicando o verdadeiro sentido, tal como aconteceu no exemplo seguinte, referindo-se também ao pão:

Jesus disse-lhes: Guardai-vos com cuidado do fermento dos fariseus e dos saduceus. Eles pensavam: É que não trouxemos pão... Jesus, penetrando nos seus pensamentos, disse-lhes: Homens de pouca fé! Por que julgais que vos falei por não terdes pão? ... Então entenderam que não dissera que se guardassem do fermento do pão, mas da doutrina dos fariseus e dos saduceus" (São Mateus 16, 6-12)

Entretanto no caso de sua carne, embora muitos de seus discípulos o terem abandonado escandalizados, Jesus não voltou atrás explicando-lhes que haviam entendido errado. Pelo contrário, sua posição é firme chegando a propor aos doze:

"... Quereis vós também retirar-vos?" (São João 6,67)

Acrescento mais:

Foi este o sentido que os apóstolos ensinaram à ìgreja, tanto assim que não se encontra nos escritos que nos legaram os primeiros cristãos outra interpretação senão a de que o pão, depois de consagrado se torna verdadeiramente o corpo, sangue, alma e divindade de Cristo:

AGOSTINHO - "Aquele pão que vês sobre o altar, tendo sido santificado pela palavra de Deus É O CORPO DE CRISTO. Aquele cálice ou, melhor dizendo, o que está no cálice, tendo sido santificado pela palavra de Deus, É O SANGUE DE CRISTO... Através daquele pão e daquele vinho o Senhor quis nos dar SEU CORPO E SANGUE, SANGUE DERRAMADO POR NÓS PARA A REMISSÃO DOS PECADOS" (Sermões 227).

Vejamos ainda, o cristão primitivo São Justino (que faleceu em 165), na Apologia, após descrever a missa do século II tal qual a conhecemos hoje, diz sobre a comunhão:

"Designamos este alimento eucaristia. A ninguém é permitido dele participar, sem que creia na verdade de nossa doutrina, que já tenha recebido o batismo de remissão dos pecados e do novo nascimento, e viva conforme os ensinamentos de Cristo. Pois não tomamos estas coisas como pão ou bebida comuns; senão, que assim como Jesus Cristo, feito carne pela palavra de Deus, teve carne e sangue para salvar-nos, ASSIM TAMBÉM O ALIMENTO FEITO EUCARISTIA (...) É A CARNE E O SANGUE DE JESUS ENCARNADO. Assim nos ensinaram." (Primeiro livro das Apologias de S. Justino, pág. 65-67).
'
euDIVORCIADOS - PARTICIPAÇÃO NA EUCARISTIA - A seguir elenca cinco casos possíveis em que poderiam receber a Eucaristia:1. Quando tivessem sido abandonados de modo totalmente injusto, embora se tivessem esforçado sinceramente para salvar o matrimônio precedente celebrado na Igreja;2. Quando estivessem convencidos da nulidade do matrimônio anterior, mesmo não podendo demonstrá-la no foro externo;3. Quando já tivesse transcorrido um longo período de reflexão e de penitência;4. Quando não pudessem, por motivos moralmente válidos, satisfazer à obrigação da separação;5. "Em alguns lugares também se propôs que, para examinar objetivamente a sua efetiva situação, os divorciados novamente casados deveriam encetar um colóquio com um sacerdote criterioso e entendido. Mas este sacerdote teria de respeitar a eventual decisão de consciência deles de se abeirarem da Eucaristia, sem que isso implicasse uma autorização oficial" (Carta, n. 3).

euDOIS CÁLICES - OS TEXTOS DA CEIA SÃO: MATEUS 26:26 A 30; MARCOS 14:22 A 26;LUCAS 22:17 A 20. E EM TODOS ELE DIZ: ALEGAÇÃO PROTESTANTE: - "Mat 26:29 - E digo-vos que, desde agora, não beberei deste fruto da vide, até aquele dia em que o beba de novo convosco no reino de meu Pai. Mar 14:25 - Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus. Luc 22:18 - Porque vos digo que já não beberei do fruto da vide, até que venha o reino de Deus. OU SEJA, ELES ESTAVAM BEBENDO O FRUTO DA VIDE (VINHO PARA OS DESENTENDIDOS). OU JESUS TINHA FRUTO DA VIDE NAS VEIAS, OU O SANGUE DE CRISTO NASCE NAS UVAS????" RESPOSTA: - OS DOIS CÁLICES (PARA OS "DESENTENDIDOS"): O DO VINHO: "Então, tomando um cálice, deu graças e disse: 'Tomai isto e reparti entre vós; pois eu vos digo que doravante não beberei do fruto da videira, até que venha o Reino de Deus' (Lc 22,17-18) O DO SANGUE: "Este cálice é a Nova Aliança em meu sangue, que é derramado em favor de vós" (Lc 22,20) A palavra Eucaristia vem do grego Eucharistein que quer dizer "Dar Graças a Deus", c.f. LUC 22,19: "E tomou um pão, deu graças, partiu e distribuiu-o a eles, dizendo: ‘Isto é o meu corpo..." em grego: "kai labwn arton 'EUKARISTHSAV' eklasen kai edwken autoiV legwn touto estin to swma mou to uper umwn didomenon touto poieite eiV thn emhn anamnhsin (lC 22,19) Com a palavra "Eucaristia" os católicos primitivos designavam este sacramento, conforme podemos ver no texto seguinte escrito antes de 231 d.C.: "No domingo pela manhã, o bispo distribuirá a COMUNHÃO, se puder, a todo o povo com as próprias mãos, cabendo aos diáconos o partir do pão; os presbíteros também poderão parti-lo. Quando o diácono apresentar a EUCARISTIA ao presbítero, estenderá o vaso e o próprio presbítero o tomará e distribuirá ao povo pessoalmente. Nos outros dias, os fiéis receberão a EUCARISTIA de acordo com as ordens do bispo" (bispo Santo Hipólito de Roma, intransigente inimigo das heresias, martirizado entre 231 e 235 d.C.).euESPÉCIE- "Portanto, todo aquele que comer o pão ou beber o cálice do Senhor indignamente será culpável do corpo e do sangue do Senhor" (1Coríntios 11,27)

euESPÍRITO E VIDA - CATÓLICO: - Cristo jamais deu outra explicação esclarecendo sentido diverso daquele que entenderam judeus e discípulos. Tanto assim, que mesmo sob o risco de ficar só, ele perguntou aos doze que lhe permaneceram fiéis: " Quereis vós também retirar-vos?" (São João 6, 67).

EVANGÉLICO - É CLARO QUE JESUS ESCLARECEU A TODOS QUE SUAS PALAVRAS NÃO PODEM SER INTERPRETADAS LITERALMENTE QUANDO DISSE EM JOÃO 6:63 QUE SUAS PALAVRAS SÃO ESPÍRITO E VIDA, ORA SE SÃO ESPÍRITO ENTENDE-SE ENTÃO QUE JÁ NÃO SÃO LITERAIS...

CATÓLICO - Jesus não está falando se suas palavras devem ser entendidas simbólica ou literalmente:

"O espírito é que vivifica, a carne de nada serve. As palavras que vos tenho dito são espírito e vida.(São João 6,63]
Significado dessa revelação: As palavras de Jesus sobre o pão celeste revelam uma realidade divina que só o Espírito (*) pode fazer compreender (**) e que é fonte de vida para o homem.
_________
(*) - "Aquele sobre quem vires o Espírito descer e permanecer é o que batiza com o Esopírito Santo" (São João 1,33).
(**) - "Mas o Paráclito, o Espírito Santo que o Pai enviará em meu nome, vos ensinará tudo e vos recordará tudo o que eu vos disse"
_________
Há, pois, duas formas de se ouvir e de compreender as palavras de Cristo:
1 - Segundo a carne - insuficiente para penetrar o profundo alcance das palavras divinas ("... para nada serve");
2 - Segundo o Espírito - pelo qual suas palavras são fonte de vida ("são espírito e vida")

euEXAMINAR-SE A SI MESMO - "Se nos examinássemos a nós mesmos, não seríamos julgados." (I Coríntios 8,31)

euFALSIFICAÇÃO - "Não é possível de modo algum excusar este crime de Zwínglio; a cousa é por demais manifesta; (...) ." "Não o podeis negar nem ocultar porque andam pelas mãos de muitos os exemplares dedicados por Zwínglio a Francisco, rei de França, e impressos em Zurique no mês de março de 1525. Na aldeia de Munder, na Saxônia, no ano 60 eu vi na casa do reitor do colégio, Humberto, não sem grande maravilha e perturbação, exemplares da Bíblia alemã, impressas em Zurique, onde verifiquei que as palavras do Filho de Deus haviam sido adulteradas no sentido dos sonhos de Zwínglio. Em todos os quatro lugares (Mt., 26; Mc., 14; Lc., 22; I cor., 11) em que se referem as palavras da instituição do Filho de Deus, o texto achava-se assim falseado: Das bedeutet meinen Leib, das bedeutet meinen Blut, isto significa o meu corpo, isto significa o meu sangue." (Conr. Schluesselburg, op. cit. f. 44 a.) (citações em padre Leonel Franca, op. cit., pág. 211).
'
euGILÁSIO I - MENSAGEM DE ALEXANDRE (VERITATIS) ACaro Fernando,Resolvi seguir o teu conselho e pesquisei no Google, em português, italiano e inglês, os termos sugeridos. O resultado é bastante interessante conforme abaixo eu explicarei.Primeiramente, permita-me colocar aos demais leitores a controvérsia suscitada por alguns protestantes (surpreendentemente, brasileiros em sua maioria).Afirmam alguns "apologistas" protestantes que, tanto o Papa São Gelásio (que reinou de 492 até 496), quanto o Papa Gelásio II (1.118-1.119), negaram a teoria da transubstanciação, apontando esta negativa de ambos os papas como argumentos contra a fé católica. Como era de se esperar, o argumento é falho e não resiste a uma análise mais acurada.Primeiramente, vejamos o caso do Papa São Gelásio.Ao pesquisar na internet, salta aos olhos que os protestantes brasileiros faltam imensamente com a ombridade intelectual que seria necessário de interlocutores minimamente honestos. Há, de fato, um texto deste grande Papa que poderia, numa análise superficial, gerar alguma controvésia. O texto foi escrito na obra "Tratactus de Duabus Naturis in Christo, Adversus Eutychen et Nestorium".Normalmente, esta é a "citação" que os protestantes fazem desta obra:"A natureza dos elementos da Ceia não deixavam de existir depois da benção".Coloquei o termo citação entre aspas porque, se levássemos a sério o seu significado, não poderia ser aplicado àquilo que você chamou de "farra protestante" acerca da matéria. Faço a tradução do texto completo que encontrei em um site em inglês:"Certamente, o sacramento do Corpo e Sangue do Senhor é algo divino, pelo qual comemos e bebemos da Divina Natureza; ainda que a substancia do pão e do vinho não cessem de existir. E, certamente, a imagem e semelhança do Corpo e Sangue de Cristo são celebradas na ação dos mistérios. (...)Da mesma forma que eles (pão e vinho) passam à substância divina pela operação do Espírito Santo, ainda que mantendo a peculiaridade de suas naturezas, tal é o principal mistério cuja eficácia e virtude eles verdadeiramente representam."Como você mesmo pode notar, caro amigo, a "citação" dos protestantes acerca deste trecho é bastante reveladora do verdadeiro teor da apologética que eles pretendem fazer, principalmente em nosso país. É uma apologética intelectualmente desonesta e freqüentemente mentirosa.o Papa São Gelásio começa o texto chamando a Eucaristia de "sacramento do Corpo e Sangue do Senhor", deixando claro (aliás, claríssimo) que, por nela, ambos estão presentes. Convenhamos que esta seria uma forma bastante estranha de se iniciar um texto voltado (como querem os protestantes) à negativa da transubstanciação. Principalmente quando São Gelásio ainda acrescenta que este sacramento é "algo divino" (sendo que, para os protestantes, é meramente um símbolo).E mais, após o trecho que poderia dar um mínimo de sustentação à tese por eles defendida (que analisarei abaixo), São Gelásio ainda afirma que tanto o pão quanto o vinho passam à "natureza divina".Releia o trecho inteiro, caro amigo, e veja se há algum espaço para qualquer dúvida razoável acerca da crença de São Gelásio na transubstanciação.Quando muito, poder-se-ia acusar este Papa de ter usado uma terminologia equivocada ao dizer que a "substância" do pão e do vinho não cessam de existir neste divino sacramento do Corpo e Sangue de Cristo. Segundo nos ensina São Tomás de Aquino, após a consagração, ainda que remanesçam os acidentes do pão e do vinho (forma, cor, sabor, odor, etc.), na verdade as espécies consagradas são, verdadeiramente, a carne e o sangue de Cristo.Acusá-lo de negar a transubstanciação é contradizer o que ele efetivamente falou no texto acima.Há que se ter em mente, meu caro amigo, que Papa São Gelásio escreveu este texto para refutar uma heresia cristológica que afirmava ser a humanidade de Cristo totalmente absovida em Sua divindade, razão pela qual ele usou a Eucaristia como metáfora demonstrar o erro desta doutrina. Desta forma, ele não tinha em mente estabelecer doutrinas eucarísticas, mas cristológicas.Por fim, não se podia esperar, em pleno século V, que Gelásio se utilizasse de conceitos eucarísticos (como a diferença entre substância e acidentes das espécies do pão e do vinho após a consagração)que somente seriam desenvolvidos posteriormente para combater erros doutrinários também ulteriores.No que se refere ao Papa Gelásio II, todos os sites brasileiros que encontrei (e não encontrei nenhum site estrangeiro afirmando que este Papa negaria a transubstanciação), se utilizam, sempre, do seguinte texto: "Gelásio II, anos 1118-19, não aceitava a transubstanciação dizendo: 'Na eucaristia a natureza do pão e do vinho não cessam de existir e ordenava as igrejas que servissem aos fiéis o vinho e não somente o pão'.De plano, salta aos olhos uma incongruência. O texto confunde aquele que fala com aquele de quem se fala. A primeira parte da citação ("na eucaristia a natureza do pão e do vinho não cessam de existir")é uma frase atribuída pelos protestantes tupiniquins a Gelásio II (aquele que fala). A segunda parte ("e ordenava as igrejas que servissem aos fiéis o vinho e não somente o pão") não é, obviamente, uma frase do pontície, mas uma atitude atribuída a ele (de quem se fala).Se todos os sites brasileiros cometem erro tão simplista é porque todos copiaram e colaram da mesma fonte o texto em questão sem sequer citá-la e sem notar a impropriedade em que incorria. O que já basta para desconfiar da idoneidade moral destas citações.Além disto, nenhum dos sites sequer aponta em que escrito de Gelásio II ele teria negado a transubstanciação. É simplesmente impossível checar-se a exatidão do texto e do contexto.Por fim, e dado o fato de que, além dos protestantes brasileiros, ninguém mais no mundo parece conhecer esta citação de Gelásio II, arrisco-me a dizer que todos estes sites estão incorrendo em uma enorme e trágica confusão.Na verdade, a frase atribuída a Gelásio II ("na eucaristia a natureza do pão e do vinho não cessam de existir" ) é a mesma frase que eles próprios atribúem a Gelásio I. Além disto, a atitude atribuída àquele ("e ordenava as igrejas que servissem aos fiéis o vinho e não somente o pão") sabe-se que, na verdade, é uma atitude tomada por este.Foi o Papa São Gelásio I quem, para combater a heresia dos maniqueus, ordenou que a comunhão fosse dada aos fiéis sob as duas espécies.Possivelmente, portanto, os protestantes estão cometendo tomando um Gelásio pelo outro...Espero ter ajudado. Alexandre.

euGREGO, texto em - "kai labon arton 'eucaristesan' eklasen kai edoken autoin legon touto estin to soma mou to uper umon didomenon touto poieite ein ten emen anamnesin (lC 22,19). 


'IR PARA:<-^->


Nenhum comentário:

.............................CABEÇALHO
------------------------------------------------------------------------------



1) - ANOTAÇÕES APOLOGÉTICAS (27 Páginas)



2) -
MENTIRAS PROTESTANTE (Vai para outro site)



3) - ARTIGOS DIVERSOS



------------------------------------------------------------------------------