> > >

Pesquisar este blog

segunda-feira, 14 de julho de 2008

BI (contradições aparentes) - BI (deuterocanônicos - Tobias)

DIDÁTICA DA REVELAÇÃO DIVINA - Deus, sumamente sábio e o melhor de todos os mestres, nada impõe. 

Apenas revela a verdade de conformidade com a capacidade de aprender de seus discípulos. 

Sua didática consiste em se manifestar segundo o grau de entendimento de seus filhos. 

Abraão e demais antigos patriarcas eram idólatras e disto podemos perceber em uma leitura mais cuidadosa do Pentateuco. 

Sabe-se, por exemplo, que nos primórdios da revelação divina, não existia nenhum sacerdote deste Deus particular de Abraão.

''
biCONTRADIÇÕES APARENTES -"Não podemos usar aparentes contradições para dizemos que livro não é canônico, se não vamos começar a retirar livros da Bíblia simplesmente porque não entendemos. Será que o autor poderia explicar a passagem bíblica de Mateus, já que ele troca o nome de Zacarias por Gerencias. (MT 27:9) - Então se realizou o que vaticinara o profeta Gerencias: Tomarou as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que certos filhos de Israel avaliaram, Outros aparentes erros: Ouviram vozes ... (At 9:7) Os homens que iam com ele pararam espantados, ouvindo a voz, mas não vendo ninguém. Ou não ouviram? (At 22:9) Os que estavam comigo viram, em verdade, a luz, e se atemorizaram muito, mas não ouviram a voz daquele que falava comigo. ... Vinte e cinco anos ... (2Cr 36:11) Era Zedequias da idade de vinte e cinco anos quando começou a reinar, e onze anos reinou em Jerusalém. ... Ou vinte e um anos? (2Rs 24:18) Tinha Zedequias vinte e um anos de idade quando começou a reinar, e onze anos reinou em Jerusalém. ... Sete ... (2Sm 24:13) Assim veio Gade a Davi, e lhe disse: Queres que sete anos de fome te venham à tua terra? Ou que por três meses fujas diante de teus inimigos, e eles te persigam? ... Ou três? (1Co 21:11) Gade veio a Davi, e lhe disse: Assim diz o Senhor: Faze a tua escolha: ou três anos de fome, ou que por três meses sejas consumido diante de teus adversários... Todas esses erros estão nas versões da Bíblia THOMPSON e versão revista e corrigida da Sociedade Bíblica do Brasil.

biCONTRADIÇÕES - OUVIRAM OU NÃO? - “Os homens que o acompanhavam enchiam-se de espanto, pois ouviam perfeitamente a voz, mas não viam ninguém.” (Atos dos Apóstolos 9,7)“Os meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz de quem falava.” (Atos dos Apóstolos 22,9)

biCRONOLOGIA E FORMAÇÃO DO CÂNON BÍBLICO - Bíblia > Bíblia e Tradição
Cronologia da Era Apostólica e o Desenvolvimento do Cânon
Esta cronologia apresenta uma seqüência dos eventos bíblicos e extrabíblicos que refletiram sobre a formação do cânon da Bíblia, tanto do Antigo quanto do Novo Testamento. Afirma-se por aí que dois pesquisadores da Bíblia não conseguem concordar sobre uma cronologia apostólica... Com efeito, a cronologia que apresentamos aqui é aceitável para alguns, mas não pode ser considerada ""universal"". Serve apenas para fornecer pontos de referência para os eventos que se sucederam e suas conseqüências [sobre o cânon das Escrituras].


EVENTODATAOBRA
Pregação de João Batista27
Vinda do Espírito Santo sobre a Igreja30
Estêvão é martirizado por lapidação36/37
Conversão de Paulo e sua primeira viagem missionária45/49
Concílio [Apostólico] de Jerusalém50
Segunda viagem missionária de Paulo50/52
511ª e 2ª Epístolas aos Tessalonicenses
Terceira viagem missionária de Paulo53/58
54-57Epístola aos Gálatas
571ª e 2ª Epístolas aos Coríntios
58Epístola aos Romanos
Viagem [de Paulo] a Roma59/60
1ª prisão de Paulo em Roma61-63
Epístola a Filemon
Epístola aos Colossenses
Epístola aos Efésios
Epístola aos Filipenses
Epístola de Tiago
65Evangelho de Marcos
1ª Epístola a Timóteo
Epístola a Tito
O apóstolo Tiago é martirizado. Paulo é levado para Roma63/64
Pedro em Roma (Pedro é o primeiro Bispo de Roma)641ª Epístola de Pedro
2ª prisão de Paulo e martírio672ª Epístola a Timóteo
Morte de Pedro. Lino é Bispo de RomaEpístola aos Hebreus
Destruição de Jerusalém68-70
70sEvangelho de Mateus
Evangelho de Lucas e Atos dos Apóstolos
Anacleto é Bispo de Roma78
70s/90sEpístola de Judas
90sEvangelho de João
1ª, 2ª e 3ª Epístolas de João
Livro do Apocalipse
Clemente é Bispo de Roma92-1011ª Epístola de Clemente
Morte do [apóstolo] João em Éfeso98
Sínodo dos rabinos/judeus em Jâmnia99-100Cânon palestinense em hebraico
1º Cânon Cristão do Antigo Testamentoc. 100Cânon alexandrino em grego
100-1252ª Epístola de Pedro
Didaqué
Melitão, bispo de Sardesc. 170Primeira tentativa cristã conhecida de relacionar o cânon do Antigo Testamento. Melitão lista os livros do AT segundo a ordem da Septuaginta, mas apresenta apenas os protocanônicos do AT, com exceção de Ester.
Ireneu, bispo de Lião185Apresenta um cânon do Novo Testamento (sem 3João, Tiago e 2Pedro)
c. 200Fragmento de Muratori apresenta um cânon semelhante ao do [Concílio de] Trento
Eusébio, bispo de Cesaréiac. 325Escreve a “História Eclesiástica”; refere-se a Tiago, Judas, 2Pedro e 2-3João como “controversos, ainda que aceitos pela maioria”
Concílio [Regional] de Laodicéiac. 360Apresenta um cânon de livros semelhante ao de Trento
Papa Dâmaso382Decreto listando os livros canônicos, da mesma forma que em Trento
Concílio [Regional] de Roma382Aceitação do decreto de Dâmaso
Concílio [Regional] de Hipona (norte da África)393Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento (igual ao de Trento)
Concílio [Regional] de Cartago (norte da África)397Aprovado um cânon do Antigo e do Novo Testamento (igual ao de Trento)
Exupério, bispo de Toulouse405Escreve ao papa Inocêncio I pedindo uma lista dos livros canônicos. Papa Inocêncio oferece uma lista idêntica ao cânon de Trento


Autor: Charles the Hammer
Fonte: Catholicapologetics.Net
Tradução: Carlos Martins Nabeto


biDETURPAM - "É o que ele faz em todas as suas cartas, nas quais fala nestes assuntos. Nelas há algumas passagens difíceis de entender, cujo sentido os espíritos ignorantes ou pouco fortalecidos deturpam, para a sua própria ruína, como o fazem também com as demais Escrituras. " (2Pd 3,16) '

biDIDÁTICA DA REVELAÇÃO DIVINA - Deus, sumamente sábio e o melhor de todos os mestres, nada impõe. Apenas revela a verdade de conformidade com a capacidade de aprender de seus discípulos. Sua didática consiste em se manifestar segundo o grau de entendimento de seus filhos. 

Abraão e demais antigos patriarcas eram idólatras e disto podemos perceber em uma leitura mais cuidadosa do Pentateuco. Sabe-se, por exemplo, que nos primórdios da revelação divina, não existia nenhum sacerdote deste Deus particular de Abraão. E, não obstante, ele pagou o dízimo ao sacerdote do "deus altíssimo" - el Elyon, do panteão Fenício -, cujo sacerdote era Melquisidec; Isac lutou corporalmente com "deus" e o venceu (?!). O verdadeiro Deus era chamado apenas de "Deus de Abraão, de Isac e de Jacó". Era, portanto, um entre tantos. A sociedade de então, certamente não era nem poderia ser como a de hoje. Os costumes admitidos pelo povo eram bárbaros. Acresce ainda que a Bíblia se expressa segundo os conhecimentos e costumes do povo da época, muitas vezes, com erros históricos, geográficos, botânicos, zoológicos, etc. Efetivamente, a Bíblia não é um livro científico!

O Deus verdadeiro sequer era  o maior dentre os muitíssimos existentes.

Posteriormente,  ele foi se deixando conhecer, porém em escala lenta, progressiva e ascendente, sendo chamado, logo a seguir, de "Deus dos deuses" - portanto ainda se admitia a existência de outras divindades. 

Somente com Moisés é que ele se revela como o único que existe por si mesmo, isto é, "Aquele que é" (Javé, "aquele que existe", ou seja o único que existe) e isto já era um salto imenso, um senhor avanço! 

Mesmo à vista de muitíssimos sinais de milagres, prodígios e portentos, o povo mostrava grande dificuldade em absorver novas revelações,. Era-lhe sumamente difícil abandonar os demais deuses mesopotâmicos, cananeus e egípcios. Entretanto, sobre si mesmo, Deus, no transcorrer das Escrituras, ia implantando vestígios que indicavam características de sua natureza divina, por exemplo, sua trindade santíssima, quando, por exemplo, se manifesta na forma plural "Façamos o homem..."; como também os três anjos que aparecerem a Abraão, etc.. 

O próprio Cristo também pouco fala sobre si mesmo com relação à sua natureza divina, razão por que, precisamos pesquisar em várias passagens pelas quais se dá a conhecer que ele é o Filho único do Pai eterno. 

A existência do Espírito Santo quase fica na penumbra, manifestando-se, porém, com todo seu poder no Pentecostes. 

Cristo afirma que ele tinha muitas coisas a ensinar, mas que, seus discípulos não estavam ainda preparados para suportá-las. 

Revela que o Espírito Santo nos ensinaria a verdade completa e nos faria recordar tudo o que ensinou através da Igreja. (Autor: Oswaldo)

biDEUTEROCANÔNICOS - "alguns protestantes retiraram sete livros inteiros da Bíblia. Vou lhe dar uma ajuda nessa árdua tarefa:
1- Não foi por conterem erros "históricos ou geográficos" que foram removidos, pois o livro de Reis, de Crônicas, Gênesis, Êxodo também possuem este tipo de erro, e continuam na Bíblia;
2- Não foi porque os judeus não o aceitam desde o ano 90dC, pois este argumento levaria a rejeitar todo o Novo Testamento;
3- Não foi por "ensinar" "mentira, vingança" etc, que podemos colar vários trechos presentes em toda a Bíblia que "ensinam" estas coisas (obviamente somente para quem não a compreende);
4- Não foi por conter histórias repletas de simbolismo, pois vários livros da Bíblia possuem estes relatos;
5- Sobrou apenas as "heresias" da oração pelos mortos, que os judeus fazem até hoje(kadish), e os cristãos sempre fizeram; e a importância das boas obras para o fortalecimento da fé.Como vemos, apenas o item 5 é que justifica a retirada estratégica , na maior cara-de-pau, de 7 livros inteiros da Bíblia. E justamente porque ensinavam claramente doutrinas rejeitadas pelos protestantes que os removeram.
Nem Lutero cometeu tamanho despautério
................................
Então, (...), ...são estas coisas que o senhor deve explicar, ao invés de buscar infantilmente depreciar 7 livros inspirados por Deus, fazendo pior: citando apócrifos que, se a Igreja tivesse colocado na Bíblia quando a definiu, o senhor estaria citando e decorando trechos até hoje...

biDEUTEROCANÔNICOS - CESSAÇÃO DAS PROFECIAS - "... os livros deuterocanônicos "Foram produzidos depois de haver cessado as profecias, oráculos e a revelação direta do Tanach (Velho Testamento) e Flavio Josefo rejeitou-os totalmente.
_____________________________
"Então Moisés, como poderiamos saber como e quando cessaram , "as profecias, oráculos e revelação direta do Tanach"? Cite o trecho da Bíblia dizendo especificamente que depois da data tal, acabaram-se as revelações, as profecias e os oráculos de Deus...Ora, isto não consta da Bíblia. De onde você tirou isto então? Veremos mais tarde...'

biDEUTEROCANÔNICOS - CITAÇÃO DE SÃO PAULO - "Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa" (Hebreus 11,35).
Clara referência ao martírio dos 7 irmãos pelo cruel Antíoco:
"Chegado já ao último alento, disse: "Tu, celerado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do mundo nos fará ressurgir para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis" (2 Macabeus 7,9)

biDEUTEROCANÔNICOS - CITADO NO NOVO TESTAMENTO - No Novo Testamento,
1 - aparece a tríplice divisão indicada no Eclesiástico (Lc 24,44)¹.
2 - Há alusões a livros deuterocanônicos:
2.1 - Sb (Rm 1,19ss; Hb 8,14),
2.2 - Tb (Ap 8,2),
2.3 - 2Mc (Hb 11,34s),
2.4 - Eclo (Tg 1,19),
2.5 - Jt (1Cor 2,10)²
2 - e nem todos os protocanônicos são citados (Esd, Ne, Rt, Ecl, Ct, Ab, Na, Pr).
2 - Também há alusões a livros apócrifos: Salmos de Salomão, 1 e 2 Esdras, 4 Macabeus, Assunção de Moisés e o livro de Enoc.
____________________________

¹ - ECLESIÁSTICO - "Depois lhes disse: Isto é o que vos dizia quando ainda estava convosco: era necessário que se cumprisse tudo o que de mim está escrito NA LEI DE MOISÉS, NOS PROFETAS E NOS SALMOS". (São Lucas 14-44)
² - SABEDORIA: "Porquanto o que se pode conhecer de Deus eles o lêem em si mesmos, pois Deus lho revelou com evidência. Desde a criação do mundo, as perfeições invisíveis de Deus, o seu sempiterno poder e divindade, se tornam visíveis à inteligência, por suas obras; de modo que não se podem escusar. Porque, conhecendo a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças. Pelo contrário, extraviaram-se em seus vãos pensamentos, e se lhes obscureceu o coração insensato..."" (Romanos 1, 19ss);
- TOBIAS: "Eu vi os sete Anjos que assistem diante de Deus. Foram-lhes dadas sete trombeta" (Apocalipse 8,2) - Tobias : - "Eu sou Rafael, um dos sete que estão sempre presentes e têm acesso junto à Glória do Senhor" (Tobias 12,15)
- 2MACABEUS - "... extinguiram a violência do fogo, escaparam ao fio de espada, triunfaram de enfermidades, foram corajosos na guerra e puseram em debandada exércitos estrangeiros. Devolveram vivos às suas mães os filhos mortos. Alguns foram torturados, por recusarem ser libertados, movidos pela esperança de uma ressurreição mais gloriosa. Outros sofreram escárnio e açoites, cadeias e prisões. Foram apedrejados, massacrados, serrados ao meio, mortos a fio de espada. Andaram errantes, vestidos de pele de ovelha e de cabra, necessitados de tudo, perseguidos e maltratados... " Hebreus 11,34 ss)
- 2MACABEUS - "Chegado já ao último alento, disse: 'Tu, celerado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do mundo nos fará ressurgir para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis" (2Macabeus 7,9)
- ECLESIÁSTICO - "Já o sabeis, meus diletíssimos irmãos: todo homem deve ser pronto para ouvir, porém tardo para falar e tardo para se irar" (São Tiago 1,19)
- ECLESIÁSTICO - "Sê pronto para escutar, mas lento para dizer a resposta" (Eclo 5,11)
- JUDITE - "Todavia, Deus no-las revelou pelo seu Espírito, porque o Espírito penetra tudo, mesmo as profundezas de Deus" (1Coríntios 2,10)

biDEUTEROCANÔNICOS - CONCÍLIOS - Fala protestante:Somente em 8 de Abril de 1546 é que a Igreja Católica se lembrou que esses livros deveriam estar canonizados; Nesse concílio que declarou os Apócrifos como autorizados, não havia nenhuma autoridade entre eles. Havia somente 53 prelados italianos e espanhóis na sua maioria. Nenhum alemão. Era mais um concílio religioso do que ecumênico, portanto não tinha autoridade;
_________________________________________
Resposta: - Papo furado! A Igreja Católica usa os deuterocanônicos desde a era apostólica. A definição de sua inspiração já se dera oficialmente em Hipona (393) e Cartago (397 e 418), como vimos acima. Também o concílio ecumênico de Florença (1441) professou solenemente o católogo completo dos livros sagrados, pelo menos 1 século antes de Trento. A Bíblia de Guttemberg, o primeiro livro a ser impresso no mundo por volta de 1450 , também continha os deuterocanônicos.
Foi o herege Martinho Lutero, apenas em 1534, que colocou os referidos livros em apêndice, com o título de apócrifos, em sua tradução alemã da Bíblia. Pelo menos teve a decência de deixá-los por considerá-los bons e de utilidade (segundo palavras usadas pelo próprio ""rerformador"" no prólogo).

biDEUTEROCANÔNICOS - DIZ-SE DOS LIVROS DO VELHO TESTAMENTO declarados canônicos pelo Concílio de Trento, os quais se encontram na versão grega (Septuaginta), mas não fazem parte do texto hebraico.


biDEUTEROCANÔNICOS - IGREJA ORTODOXA - fala protestante: - A Igreja Católica Ortodoxa sempre fez restrições aos Apócrifos;

____________________________


Resposta: - Outra inverdade, que demonstra desconhecimento histórico e eclesiológico. O Concílio de Trulos, reunindo padres da Igreja Oriental em 692, também considerou os livros deuterocanônicos como inspirados. O mesmo ocorreu nos sínodos de Constantinopla (1638), de Yassi (1642) e de Jerusalém (1672) - após a Reforma Protestante.

biDEUTEROCANÔNICOS - MACABEUS - CITADO POR SÃO PAULO - "Outros foram esquartejados, recusaram o resgate para chegar a uma ressurreição melhor" (Hb 11,35-refere-se a 2Mc 7)

biDEUTEROCANÔNICOS - REFERÊNCIAS aos Livros Deuterocanônicos no Novo Testamento. A seguir apresentamos uma exaustiva lista de referências do Novo Testamento aos livros deuterocanônicos do Antigo Testamento (aqueles que os protestantes retiraram de suas Bíblias). O estudo foi feito pelo prof. Carlos Ramalhete e liberado para livre cópia e difusão.

REFERÊNCIAS POR ORDEM DO NOVO TESTAMENTO
• Evangelho segundo Mateus
Mt 4,4 = Deut 8,3;Mt 4,15 = 1Mc 5,15;Mt 5,18 = Br 4,1;Mt 5,28 = Eclo 9,8;Mt 5,2-4 = Eclo 25,7-12;Mt 5,4 = Eclo 48,24;Mt 6,7 = Eclo 7,14;Mt 6,9 = Eclo 23,1.4;Mt 6,10 = 1Mc 3,60;Mt 6,12 = Eclo 28,2;Mt 6,13 = Eclo 33,1;Mt 6,20 = Eclo 29,10-11;Mt 6,23 = Eclo 14,10;Mt 6,33 = Sb 7,11;Mt 7,12 = Tb 4,15 / Eclo 31,15;Mt 7,16 = Eclo 27,6;Mt 8,11 = Br 4,37;Mt 8,21 = Tb 4,3;Mt 9,36 = Jdt 11,19;Mt 9,38 = 1Mc 12,17;Mt 10,16 = Eclo 13,17;Mt 11,14 = Eclo 48,10;Mt 11,22 = Jdt 16,17;Mt 11,25 = Tb 7,17 / Eclo 51,1;Mt 11,28 = Eclo 24,19 / Eclo 51,23;Mt 11,29 = Eclo 6,24-25 / Eclo 6,28-29 / Eclo 51,26-27;Mt 12,4 = 2Mc 10,3 ;Mt 12,5 = Eclo 40,15;Mt 13,44 = Eclo 20,30-31;Mt 16,18 = Sb 16,13;Mt 16,22 = 1Mc 2,21;Mt 16,27 = Eclo 35,22;Mt 17,1 = Eclo 48,10;Mt 18,10 = Tb 12,15;Mt 20,2 = Tb 5,15;Mt 22,13 = Sb 17,2;Mt 23,38 = Tb 14,4;Mt 24,15 = 1Mc 1,54 / 2Mc 8,17;Mt 24,16 = 1Mc 2,28;Mt 25,35 = Tb 4,17;Mt 25,36 = Eclo 7,32-35;Mt 26-38 = Eclo 37,2;Mt 27,24 = Dn 13,46;Mt 27,43 = Sb 2,13 / Sb 18-20.• Evangelho segundo MarcosMc 1,15 = Tb 14,5;Mc 4,5 = Eclo 40,15;Mc 4,11 = Sb 2,22;Mc 5,34 = Jdt 8,35;Mc 6,49 = Sb 17,15;Mc 8,37 = Eclo 26,14;Mc 9,31 = Eclo 2,18;Mc 9,48 = Jdt 16,17;Mc 10,18 = Eclo 4,1;Mc 14,34 = Eclo 37,2;Mc 15,29 = Sb 2,17.• Evangelho segundo LucasLc 1,17 = Eclo 48,10;Lc 1,19 = Tb 12,15;Lc 1,19 = Tb 12,15;Lc 1,42 = Jdt 13,18;Lc 1,52 = Eclo 10,14;Lc 2,29 = Tb 11,9;Lc 2,37 = Jdt 8,6;Lc 6,35 = Sb 15,1;Lc 7,22 = Eclo 48,5;Lc 9,8 = Eclo 48,10;Lc 10,17 = Tb 7,17;Lc 10,19 = Eclo 11,19;Lc 10,21 = Eclo 51,1;Lc 12,19 = Tb 7,10;Lc 12,20 = Sb 15,8;Lc 13,25 = Tb 14,4;Lc 13,27 = 1Mc 3,6;Lc 13,29 = Br 4,37;Lc 14,13 = Tb 2,2;Lc 15,12 = 1Mc 10,29[30] / Tb 3,17;Lc 18,7 = Eclo 35,22;Lc 19,44 = Sb 3,7;Lc 21,24 = Tb 14,5;Lc 21,24 = Eclo 28,18;Lc 21,25 = Sb 5,22;Lc 24,4 = 2Mc 3,26;Lc 24,31 = 2Mc 3,34;Lc 24,50 = Eclo 50,20-21;Lc 24,53 = Eclo 50,22-23.• Evangelho segundo JoãoJo 1,3 = Sb 9,1;Jo 3,8 = Eclo 16,21;Jo 3,12 = Sb 9,16 / Sb 18,15-16;Jo 3,13 = Br 3,29;Jo 3,28 = 1Mc 9,39;Jo 3,32 = Tb 4,6;Jo 4,9 = Eclo 50,25-26;Jo 4,48 = Sb 8,8;Jo 5,18 = Sb 2,16;Jo 6,35 = Eclo 24,21;Jo 7,38 = Eclo 24,40 / Eclo 43,30-31;Jo 8,44 = Sb 2,24;Jo 8,53 = Eclo 44,19;Jo 10,20 = Sb 5,4;Jo 10,22 = 1Mc 4,59;Jo 14,15 = Sb 6,18;Jo 15,9-10 = Sb 3,9;Jo 17,3 = Sb 15,3;Jo 20,22 = Sb 15,11.• Atos dos ApóstolosAt 1,10 = 2Mc 3,26;At 1,18 = Sb 4,19;At 2,4 = Eclo 48,12;At 2,11 = Eclo 36,7;At 2,39 = Eclo 24,32;At 4,24 = Jdt 9,12;At 5,2 = 2Mc 4,32;At 5,12 = 1Mc 12,6;At 5,21 = 2Mc 1,10;At 5,39 = 2Mc 7,19;At 9,1-29 = 2Mc 3,24-40;At 9,2 = 1Mc 15,21;At 9,7 = Sb 18,1;At 10,2 = Tb 12,8;At 10,22 = 1Mc 10,25 / 1Mc 11,30.33 etc.;At 10,26 = Sb 7,1;At 10,30 = 2Mc 11,8;At 10,34 = Eclo 35,12-13;At 10,36 = Sb 6,7 / Sb 8,3 etc.;At 11,18 = Sb 12,19;At 12,5 = Jdt 4,9;At 12,10 = Eclo 19,26;At 12,23 = Jdt 16,17;At 12,23 = Eclo 48,21 / 1Mc 7,41 / 2Mc 9,9;At 13,10 = Eclo 1,30;At 13,17 = Sb 19,10;At 14,14 = Jdt 14,16-17;At 14,15 = Sb 7,3;At 15,4 = Jdt 8,26;At 16,14 = 2Mc 1,4;At 17,23 = Sb 14,20 / Sb 15,17;At 17,24 = Tb 7,17 / Sb 9,9;At 17,24-25 = Sb 9,1;At 17,26 = Sb 7,18;At 17,27 = Sb 13,6;At 17,29 = Sb 13,10;At 17,30 = Eclo 28,7;At 19,7 = Sb 3,17;At 19,28 = Dn 14,18.41;At 20,26 = Dn 13,46;At 20,32 = Sb 5,5;At 20,35 = Eclo 4,31;At 21,26 = 1Mc 3,49;At 22,9 = Sb 18,1;At 24,2 = 2Mc 4,6;At 26,18 = Sb 5,5;At 26,25 = Jdt 10,13.• Epístola aos RomanosRm 1,19-32 = Sb 13-15;Rm 1,21 = Sb 13,1;Rm 1,23 = Sb 11,15 / Sb 12,24;Rm 1,28 = 2Mc 6,4;Rm 2,4 = Sb 11,23;Rm 2,11 = Eclo 35,12-13;Rm 2,15 = Sb 17,11;Rm 4,13 = Eclo 44,21;Rm 4,17 = Eclo 44,19;Rm 5,5 = Eclo 18,11;Rm 5,12 = Sb 2,24;Rm 9,4 = Eclo 44,12 / 2Mc 6,23;Rm 9,19 = Sb 12,12;Rm 9,21 = Sb 15,7;Rm 9,31 = Eclo 27,8 / Sb 2,11;Rm 10,7 = Sb 16,13;Rm 10,6 = Br 3,29;Rm 11,4 = 2Mc 2,4;Rm 11,15 = Eclo 10,20-21;Rm 11,33 = Sb 17,1;Rm 12,15 = Eclo 7,34;Rm 13,1 = Eclo 4,27;Rm 13,1 = Sb 6,3-4;Rm 13,10 = Sb 6,18;Rm 15,4 = 1Mc 12,9;Rm 15,8 = Eclo 36,20.• 1ª Epístola aos Coríntios1Cor 1,24 = Sb 7,24-25;1Cor 2,9 = Eclo 1,10;1Cor 2,16 = Sb 9,13;1Cor 4,13 = Tb 5,19;1Cor 4,14 = Sb 11,10;1Cor 6,2 = Sb 3,8;1Cor 6,12 = Eclo 37,28;1Cor 6,13 = Eclo 36,18;1Cor 6,18 = Eclo 23,17;1Cor 7,19 = Eclo 32,23;1Cor 9,19 = Eclo 6,19;1Cor 9,25 = Sb 4,2;1Cor 10,1 = Sb 19,7-8;1Cor 10,20 = Br 4,7;1Cor 10,23 = Eclo 37,28;1Cor 11,7 = Eclo 17,3 / Sb 2,23;1Cor 11,24 = Sb 16,6;1Cor 15,29 = 2Mc 12,43-44;1Cor 15,32 = Sb 2,5-6;1Cor 15,34 = Sb 13,1.• 2º Epístola aos Coríntios2Cor 5,1.4 = Sb 9,15;2Cor 12,12 = Sb 10,16.• Epístola aos GálatasGl 2,6 = Eclo 35,13;Gl 4,4 = Tb 14,5;Gl 6,1 = Sb 17,17.• Epístola aos EfésiosEf 1,6 = Eclo 45,1 / Eclo 46,13;Ef 1,17 = Sb 7,7;Ef 4,14 = Eclo 5,9;Ef 4,24 = Sb 9,3;Ef 6,12 = Sb 5,17;Ef 6,14 = Sb 5,18;Ef 6,16 = Sb 5,19.21.• Epístola aos FilipensesFl 4,5 = Sb 2,19;Fl 4,13 = Sb 7,23;Fl 4,18 = Eclo 35,6.• Epístola aos ColossensesCl 2,3 = Eclo 1,24-25.• 1ª Epístola aos Tessalonicenses1Ts 3,11 = Jdt 12,8;1Ts 4,6 = Eclo 5,3;1Ts 4,13 = Sb 3,18;1Ts 5,1 = Sb 8,8;1Ts 5,2 = Sb 18,14-15;1Ts 5,3 = Sb 17,14;1Ts 5,8 = Sb 5,18.• 2ª Epístola aos Tessalonicenses2Ts 2,1 = 2Mc 2,7.• 1ª Epístola a Timóteo1Tm 1,17 = Tb 13,7.11;1Tm 2,2 = 2Mc 3,11 / Br 1,11-12;1Tm 6,15 = Eclo 46,5 / 2Mc 12,15 / 2Mc 13,4.• 2ª Epístola a Timóteo2Tm 2,19 = Eclo 17,26 / Eclo 23,10 (vl) / Eclo 35,3;2Tm 4,8 = Sb 5,16;2Tm 4,17 = 1Mc 2,60.• Epístola a TitoTt 2,11 = 2Mc 3,30;Tt 3,4 = Sb 1,6.• Epístola aos HebreusHb 1,3 = Sb 7,25-26;Hb 2,5 = Eclo 17,17;Hb 4,12 = Sb 18,15-16 / Sb 7,22-30;Hb 5,6 = 1Mc 14,41;Hb 7,22 = Eclo 29,14-16;Hb 11,5 = Eclo 44,16 / Sb 4,10;Hb 11,6 = Sb 10,17;Hb 11,10 = Sb 13,1 / 2Mc 4,1;Hb 11,17 = 1Mc 2,52 / Eclo 44,20;Hb 11,27 = Eclo 2,2;Hb 11,28 = Sb 18,25;Hb 11,35 = 2Mc 6,18-7,42;Hb 12,4 = 2Mc 13,14;Hb 12,9 = 2Mc 3,24;Hb 12,12 = Eclo 25,23;Hb 12,17 = Sb 12,10;Hb 12,21 = 1Mc 13,2;Hb 13,7 = Eclo 33,19 / Sb 2,17.• Epístola de TiagoTg 1,1 = 2Mc 1,27;Tg 1,2 = Eclo 2,1 / Sb 3,4-5;Tg 1,13 = Eclo 15,11-20;Tg 1,19 = Eclo 5,11;Tg 1,21 = Eclo 3,17;Tg 2,13 = Tb 4,10;Tg 2,23 = Sb 7,27;Tg 3,2 = Eclo 14,1;Tg 3,6 = Eclo 5,13;Tg 3,9 = Eclo 23,1.4;Tg 3,10 = Eclo 5,13 / Eclo 28,12;Tg 3,13 = Eclo 3,17;Tg 4,2 = 1Mc 8,16;Tg 4,11 = Sb 1,11;Tg 5,3 = Jdt 16,17 / Eclo 29,10;Tg 5,4 = Tb 4,14;Tg 5,6 = Sb 2,10 / Sb 2,12 / Sb 2,19.• 1ª Epístola de Pedro1Pd 1,3 = Eclo 16,12;1Pd 1,7 = Eclo 2,5;1Pd 2,25 = Sb 1,6;1Pd 4,19 = 2Mc 1,24 etc.;1Pd 5,7 = Sb 12,13.• 2ª Epístola de Pedro2Pd 2,2 = Sb 5,6;2Pd 2,7 = Sb 10,6;2Pd 3,9 = Eclo 35,19;2Pd 3,18 = Eclo 18,10.• 1ª Epístola de João1Jo 5,21 = Br 5,72.• Epístola de JudasJd 1,13 = Sb 14,1.• Livro do ApocalipseAp 1,18 = Eclo 18,1;Ap 2,10 = 2Mc 13,14;Ap 2,12 = Sb 18,16[15];Ap 2,17 = 2Mc 2,4-8;Ap 4,11 = Eclo 18,1 / Sb 1,14;Ap 5,7 = Eclo 1,8;Ap 7,9 = 2Mc 10,7;Ap 8,1 = Sb 18,14;Ap 8,2 = Tb 12,15;Ap 8,3 = Tb 12,12;Ap 8,7 = Eclo 39,29 / Sb 16,22;Ap 9,3 = Sb 16,9;Ap 9,4 = Eclo 44,18 etc.;Ap 11,19 = 2Mc 2,4-8;Ap 17,14 = 2Mc 13,4;Ap 18,2 = Br 4,35;Ap 19,1 = Tb 13,18;Ap 19,11 = 2Mc 3,25 / 2Mc 11,8;Ap 19,16 = 2Mc 13,4;Ap 20,12-13 = Eclo 16,12;Ap 21,19-20 = Tb 13,17.REFERÊNCIAS POR ORDEM DE DEUTEROCANÔNICOS• Acréscimos de DanielDn 13,46 = Mt 27,24 / At 20,26;Dn 14,18.41 = At 19,28.• Profeta BarucBr 1,11-12 = 1Tm 2,2;Br 3,29 = Jo 3,13 / Rm 10,6;Br 4,1 = Mt 5,18;Br 4,7 = 1Cor 10,20;Br 4,35 = Ap 18,2;Br 4,37 = Mt 8,11 / Lc 13,29;Br 5,72 = 1Jo 5,21.• Eclesiástico (ou Sirácida)Eclo 1,8 = Ap 5,7;Eclo 1,10 = 1Cor 2,9;Eclo 1,24-25 = Cl 2,3;Eclo 1,30 = At 13,10;Eclo 2,1 = Tg 1,2;Eclo 2,2 = Hb 11,27;Eclo 2,5 = 1Pd 1,7;Eclo 2,18 = Mc 9,31;Eclo 3,17 = Tg 1,21 / Tg 3,13;Eclo 4,1 = Mc 10,18;Eclo 4,27 = Rm 13,1;Eclo 4,31 = At 20,35;Eclo 5,3 = 1Ts 4,6;Eclo 5,9 = Ef 4,14;Eclo 5,11 = Tg 1,19;Eclo 5,13 = Tg 3,6 / Tg 3,10;Eclo 6,19 = 1Cor 9,19;Eclo 6,24-25 = Mt 11,29;Eclo 6,28-29 = Mt 11,29;Eclo 7,14 = Mt 6,7;Eclo 7,32-35 = Mt 25,36;Eclo 7,34 = Rm 12,15;Eclo 9,8 = Mt 5,28;Eclo 10,14 = Lc 1,52;Eclo 10,20-21 = Rm 11,15;Eclo 11,19 = Lc 10,19;Eclo 13,17 = Mt 10,16;Eclo 14,1 = Tg 3,2;Eclo 14,10 = Mt 6,23;Eclo 15,11-20 = Tg 1,13;Eclo 16,12 = 1Pd 1,3;Eclo 16,12 = Ap 20,12-13;Eclo 16,21 = Jo 3,8;Eclo 17,3 = 1Cor 11,7;Eclo 17,17 = Hb 2,5;Eclo 17,26 = 2Tm 2,19;Eclo 18,1 = Ap 1,18 / Ap 4,11;Eclo 18,10 = 2Pd 3,18;Eclo 18,11 = Rm 5,5;Eclo 19,26 = At 12,10;Eclo 20,30-31 = Mt 13,44;Eclo 23,1.4 = Mt 6,9 / Tg 3,9;Eclo 23,10 (vl) = 2Tm 2,19;Eclo 23,17 = 1Cor 6,18;Eclo 24,19 = Mt 11,28;Eclo 24,21 = Jo 6,35;Eclo 24,32 = At 2,39;Eclo 24,40;43,30-31 = Jo 7,38;Eclo 25,7-12 = Mt 5,2-4;Eclo 25,23 = Hb 12,12;Eclo 26,14 = Mc 8,37;Eclo 27,6 = Mt 7,16;Eclo 27,8 = Rm 9,31;Eclo 28,2 = Mt 6,12;Eclo 28,7 = At 17,30;Eclo 28,12 = Tg 3,10;Eclo 28,18 = Lc 21,24;Eclo 29,10 = Tg 5,3;Eclo 29,10-11 = Mt 6,20;Eclo 29,14-16 = Hb 7,22;Eclo 31,15 = Mt 7,12;Eclo 32,23 = 1Cor 7,19;Eclo 33,1 = Mt 6,13;Eclo 33,19 = Hb 13,7;Eclo 35,3 = 2Tm 2,19;Eclo 35,6 = Fl 4,18;Eclo 35,12-13 = At 10,34;Eclo 35,12-13 = Rm 2,11;Eclo 35,13 = Gl 2,6;Eclo 35,19 = 2Pd 3,9;Eclo 35,22 = Mt 16,27 / Lc 18,7;Eclo 36,7 = At 2,11;Eclo 36,18 = 1Cor 6,13;Eclo 36,20 = Rm 15,8;Eclo 37,2 = Mt 26,38;Eclo 37,2 = Mc 14,34;Eclo 37,28 = 1Cor 6,12 / 1Cor 10,23;Eclo 39,29 = Ap 8,7;Eclo 40,15 = Mt 12,5 / Mc 4,5;Eclo 44,12 = Rm 9,4;Eclo 44,16 = Hb 11,5;Eclo 44,18 etc. = Ap 9,4;Eclo 44,19 = Jo 8,53 / Rm 4,17;Eclo 44,20 = Hb 11,17;Eclo 44,21 = Rm 4,13;Eclo 45,1 = Ef 1,6;Eclo 46,5 = 1Tm 6,15;Eclo 46,13 = Ef 1,6;Eclo 48,5 = Lc 7,22;Eclo 48,10 = Mt 11,14 / Mt 17,11 / Lc 1,17 / Lc 9,8;Eclo 48,12 = At 2,4;Eclo 48,21 = At 12,23;Eclo 48,24 = Mt 5,4;Eclo 50,20-21 = Lc 24,50;Eclo 50,22 = Lc 24,53;Eclo 50,25-26 = Jo 4,9;Eclo 51,1 = Mt 11,25 / Lc 10,21;Eclo 51,23 = Mt 11,28;Eclo 51,26-27 = Mt 11,29.• Livro da SabedoriaSb 1,6 = Tt 3,4 / 1Pd 2,25;Sb 1,11 = Tg 4,11;Sb 1,14 = Ap 4,11;Sb 2,5-6 = 1Cor 15,32;Sb 2,10 = Tg 5,6;Sb 2,11 = Rm 9,31;Sb 2,12 = Tg 5,6;Sb 2,13 = Mt 27,43;Sb 2,16 = Jo 5,18;Sb 2,17 = Hb 13,7;Sb 17-18 = Mc 15,29;Sb 2,18-20 = Mt 27,43;Sb 2,19 = Fl 4,5 / Tg 5,6;Sb 2,22 = Mc 4,11;Sb 2,23 = 1Cor 11,7;Sb 2,24 = Jo 8,44 / Rm 5,12;Sb 3,4-5 = Tg 1,2;Sb 3,7 = Lc 19,44;Sb 3,8 = 1Cor 6,2;Sb 3,9 = Jo 15,9-10;Sb 3,17 = At 19,27;Sb 3,18 = 1Ts 4,13;Sb 4,2 = 1Cor 9,25;Sb 4,10 = Hb 11,5;Sb 4,19 = At 1,18;Sb 5,4 = Jo 10,20;Sb 5,5 = At 20,32 / At 26,18;Sb 5,6 = 2Pd 2,2;Sb 5,16 = 2Tm 4,8;Sb 5,17 = Ef 6,12;Sb 5,18 = Ef 6,14;Sb 5,18 = 1Ts 5,8;Sb 5,19.21 = Ef 6,16;Sb 5,22 = Lc 21,25;Sb 6,3-4 = Rm 13,1;Sb 6,7 = At 10,36;Sb 6,18 = Jo 14,15 / Rm 13,10;Sb 7,1 = At 10,26;Sb 7,3 = At 14,15;Sb 7,7 = Ef 1,17;Sb 7,11 = Mt 6,33;Sb 7,18 = At 17,26;Sb 7,22-30 = Hb 4,12;Sb 7,23 = Fl 4,13;Sb 7,24-25 = 1Cor 1,24;Sb 7,25-26 = Hb 1,3;Sb 7,27 = Tg 2,23;Sb 8,3 etc. = At 10,36;Sb 8,8 = Jo 4,48 / 1Ts 5,1;Sb 9,1 = Jo 1,3 / At 17,24-25;Sb 9,3 = Ef 4,24;Sb 9,9 = At 17,24;Sb 9,13 = 1Cor 2,16;Sb 9,15 = 2Cor 5,1.4;Sb 9,16 = Jo 3,12;Sb 10,6 = 2Pd 2,7;Sb 10,16 = 2Cor 12,12;Sb 10,17 = Hb 11,6;Sb 11,10 = 1Cor 4,14;Sb 11,15 = Rm 1,23;Sb 11,23 = Rm 2,4;Sb 12,10 = Hb 12,17;Sb 12,12 = Rm 9,19;Sb 12,13 = 1Pd 5,7;Sb 12,19 = At 11,18;Sb 12,24 = Rm 1,23;Sb 13-15 = Rm 1,19-32;Sb 13,1 = Rm 1,21 / 1Cor 15,34 / Hb 11,10;Sb 13,6 = At 17,27;Sb 13,10 = At 17,29;Sb 14,1 = Jd 1,13;Sb 14,20 = At 17,23;Sb 15,1 = Lc 6,35;Sb 15,3 = Jo 17,3;Sb 15,6 = Rm 9,21;Sb 15,8 = Lc 12,20;Sb 15,11 = Jo 20,22;Sb 15,17 = At 17,23;Sb 16,6 = 1Cor 11,24;Sb 16,9 = Ap 9,3;Sb 16,13 = Mt 16,18 / Rm 10,7;Sb 16,22 = Ap 8,7;Sb 16,26 = Mt 4,4;Sb 17,1 = Rm 11,33;Sb 17,2 = Mt 22,13;Sb 17,11 = Rm 2,15;Sb 17,14 = 1Ts 5,3;Sb 17,15 = Mc 6,49;Sb 17,17 = Gl 6,1;Sb 18,1 = At 9,7 / At 22,9;Sb 18,14 = Ap 8,1;Sb 18,14-15 = 1Ts 5,2;Sb 18,15-16 = Jo 3,12 / Hb 4,12;Sb 18,16[15] = Ap 2,12;Sb 18,25 = Hb 11,28;Sb 19,7-8 = 1Cor 10,1;Sb 19,10 = At 13,17.• TobiasTb 2,2 = Lc 14,13;Tb 3,17 = Lc 15,12;Tb 4,3 = Mt 8,21;Tb 4,6 = Jo 3,32;Tb 4,10 = Tg 2,13;Tb 4,14 = Tg 5,4;Tb 4,15 = Mt 7,12;Tb 4,17 = Mt 25,35;Tb 5,15 = Mt 20,2;Tb 5,19 = 1Cor 4,13;Tb 7,10 = Lc 12,19;Tb 7,17 = Mt 11,25 / Lc 10,17 / At 17,24;Tb 11,9 = Lc 2,29;Tb 12,8 = At 10,2;Tb 12,12 = Ap 8,3;Tb 12,15 = Mt 18,10 / Lc 1,19 / Ap 8,2;Tb 13,7.11 = 1Tm 1,17;Tb 13,17 = Ap 21,19-20;Tb 13,18 = Ap 19,1;Tb 14,4 = Mt 23,38 / Lc 13,25;Tb 14,5 = Mc 1,15 / Lc 21,24 / Gl 4,4.• JuditeJdt 4,9 = At 12,5;Jdt 8,6 = Lc 2,37;Jdt 8,26 = At 15,4;Jdt 8,35 = Mc 5,34;Jd 9,12 = At 4,24;Jdt 10,13 = At 26,25;Jdt 11,19 = Mt 9,36;Jdt 12,8 = 1Ts 3,11;Jdt 13,18 = Lc 1,42;Jdt 14,16-17 = At 14,14;Jdt 16,17 = Mt 11,22 / Mc 9,48 / At 12,23 / Tg 5,3.• 1º Livro dos Macabeus1Mc 1,54 = Mt 24,15;1Mc 2,21 = Mt 16,22;1Mc 2,28 = Mt 24,16;1Mc 2,52 = Hb 11,17;1Mc 2,60 = 2Tm 4,17;1Mc 3,6 = Lc 13,27;1Mc 3,49 = At 21,26;1Mc 3,60 = Mt 6,10;1Mc 4,59 = Jo 10,22;1Mc 5,15 = Mt 4,15;1Mc 7,41 = At 12,23;1Mc 8,16 = Tg 4,2;1Mc 9,39 = Jo 3,28;1Mc 10,25 = At 10,22;1Mc 10,29[30] = Lc 15,12;1Mc 11,30.33 etc. = At 10,22;1Mc 12,6 = At 5,12;1Mc 12,9 = Rm 15,4;1Mc 12,17 = Mt 9,38;1Mc 13,2 = Hb 12,21;1Mc 14,41 = Hb 5,6;1Mc 15,21 = At 9,2.• 2º Livro dos Macabeus2Mc 1,4 = At 16,14;2Mc 1,10 = At 5,21;2Mc 1,24 etc. = 1Pd 4,19;2Mc 1,27 = Tg 1,1;2Mc 2,4 = Rm 11,4;2Mc 2,4-8 = Ap 2,17 / Ap 11,19;2Mc 2,7 = 2Ts 2,1;2Mc 3,11 = 1Tm 2,2;2Mc 3,24 = Hb 12,9;2Mc 3,24-40 = At 9,1-29;2Mc 3,25 = Ap 19,11;2Mc 3,26 = Lc 24,4;2Mc 3,26 = At 1,10;2Mc 3,30 = Tt 2,11;2Mc 3,34 = Lc 24,31;2Mc 4,1 = Hb 11,;2Mc 4,6 = At 24,2;2Mc 4,32 = At 5,2;2Mc 6,4 = Rm 1,28;2Mc 6,18-7,42 = Hb 11,35;2Mc 6,23 = Rm 9,4;2Mc 7,19 = At 5,39;2Mc 8,17 = Mt 24,15;2Mc 9,9 = At 12,23;2Mc 10,3 = Mt 12,4;2Mc 10,7 = Ap 7,9;2Mc 11,8 = At 10,30 / Ap 19,11;2Mc 12,15 = 1Tm 6,15;2Mc 12,43-44 = 1Cor 15,29;2Mc 13,4 = 1Tm 6,15 / Ap 17,14 / Ap 19,16;2Mc 13,14 = Hb 12,4 / Ap 2,10.Autor: Prof. Carlos Ramalhete

biDEUTEROCANÔNICOS - RELAÇÃO DE TODOS - "1° e 2° Esdras, Tobias, Judite, Adições a Ester, Oração de Manassés, Epístola de Jeremias, Livro de Baruque, Eclesiástico, Sabedoria de Salomão, 1° e 2° Macabeus" 
http://www.montfort.org.br/index.php?secao=cartas&subsecao=apologetica&artigo=20041006144607&lang=bra 

REFERÊNCIAS POR ORDEM DE DEUTEROCANÔNICOS• Acréscimos de Daniel Dn 13,46 = Mt 27,24 / At 20,26;Dn 14,18.41 = At 19,28.• Profeta BarucBr 1,11-12 = 1Tm 2,2;Br 3,29 = Jo 3,13 / Rm 10,6;Br 4,1 = Mt 5,18;Br 4,7 = 1Cor 10,20;Br 4,35 = Ap 18,2;Br 4,37 = Mt 8,11 / Lc 13,29;Br 5,72 = 1Jo 5,21.• Eclesiástico (ou Sirácida)Eclo 1,8 = Ap 5,7;Eclo 1,10 = 1Cor 2,9;Eclo 1,24-25 = Cl 2,3;Eclo 1,30 = At 13,10;Eclo 2,1 = Tg 1,2;Eclo 2,2 = Hb 11,27;Eclo 2,5 = 1Pd 1,7;Eclo 2,18 = Mc 9,31;Eclo 3,17 = Tg 1,21 / Tg 3,13;Eclo 4,1 = Mc 10,18;Eclo 4,27 = Rm 13,1;Eclo 4,31 = At 20,35;Eclo 5,3 = 1Ts 4,6;Eclo 5,9 = Ef 4,14;Eclo 5,11 = Tg 1,19;Eclo 5,13 = Tg 3,6 / Tg 3,10;Eclo 6,19 = 1Cor 9,19;Eclo 6,24-25 = Mt 11,29;Eclo 6,28-29 = Mt 11,29;Eclo 7,14 = Mt 6,7;Eclo 7,32-35 = Mt 25,36;Eclo 7,34 = Rm 12,15;Eclo 9,8 = Mt 5,28;Eclo 10,14 = Lc 1,52;Eclo 10,20-21 = Rm 11,15;Eclo 11,19 = Lc 10,19;Eclo 13,17 = Mt 10,16;Eclo 14,1 = Tg 3,2;Eclo 14,10 = Mt 6,23;Eclo 15,11-20 = Tg 1,13;Eclo 16,12 = 1Pd 1,3;Eclo 16,12 = Ap 20,12-13;Eclo 16,21 = Jo 3,8;Eclo 17,3 = 1Cor 11,7;Eclo 17,17 = Hb 2,5;Eclo 17,26 = 2Tm 2,19;Eclo 18,1 = Ap 1,18 / Ap 4,11;Eclo 18,10 = 2Pd 3,18;Eclo 18,11 = Rm 5,5;Eclo 19,26 = At 12,10;Eclo 20,30-31 = Mt 13,44;Eclo 23,1.4 = Mt 6,9 / Tg 3,9;Eclo 23,10 (vl) = 2Tm 2,19;Eclo 23,17 = 1Cor 6,18;Eclo 24,19 = Mt 11,28;Eclo 24,21 = Jo 6,35;Eclo 24,32 = At 2,39;Eclo 24,40;43,30-31 = Jo 7,38;Eclo 25,7-12 = Mt 5,2-4;Eclo 25,23 = Hb 12,12;Eclo 26,14 = Mc 8,37;Eclo 27,6 = Mt 7,16;Eclo 27,8 = Rm 9,31;Eclo 28,2 = Mt 6,12;Eclo 28,7 = At 17,30;Eclo 28,12 = Tg 3,10;Eclo 28,18 = Lc 21,24;Eclo 29,10 = Tg 5,3;Eclo 29,10-11 = Mt 6,20;Eclo 29,14-16 = Hb 7,22;Eclo 31,15 = Mt 7,12;Eclo 32,23 = 1Cor 7,19;Eclo 33,1 = Mt 6,13;Eclo 33,19 = Hb 13,7;Eclo 35,3 = 2Tm 2,19;Eclo 35,6 = Fl 4,18;Eclo 35,12-13 = At 10,34;Eclo 35,12-13 = Rm 2,11;Eclo 35,13 = Gl 2,6;Eclo 35,19 = 2Pd 3,9;Eclo 35,22 = Mt 16,27 / Lc 18,7;Eclo 36,7 = At 2,11;Eclo 36,18 = 1Cor 6,13;Eclo 36,20 = Rm 15,8;Eclo 37,2 = Mt 26,38;Eclo 37,2 = Mc 14,34;Eclo 37,28 = 1Cor 6,12 / 1Cor 10,23;Eclo 39,29 = Ap 8,7;Eclo 40,15 = Mt 12,5 / Mc 4,5;Eclo 44,12 = Rm 9,4;Eclo 44,16 = Hb 11,5;Eclo 44,18 etc. = Ap 9,4;Eclo 44,19 = Jo 8,53 / Rm 4,17;Eclo 44,20 = Hb 11,17;Eclo 44,21 = Rm 4,13;Eclo 45,1 = Ef 1,6;Eclo 46,5 = 1Tm 6,15;Eclo 46,13 = Ef 1,6;Eclo 48,5 = Lc 7,22;Eclo 48,10 = Mt 11,14 / Mt 17,11 / Lc 1,17 / Lc 9,8;Eclo 48,12 = At 2,4;Eclo 48,21 = At 12,23;Eclo 48,24 = Mt 5,4;Eclo 50,20-21 = Lc 24,50;Eclo 50,22 = Lc 24,53;Eclo 50,25-26 = Jo 4,9;Eclo 51,1 = Mt 11,25 / Lc 10,21;Eclo 51,23 = Mt 11,28;Eclo 51,26-27 = Mt 11,29.• Livro da SabedoriaSb 1,6 = Tt 3,4 / 1Pd 2,25;Sb 1,11 = Tg 4,11;Sb 1,14 = Ap 4,11;Sb 2,5-6 = 1Cor 15,32;Sb 2,10 = Tg 5,6;Sb 2,11 = Rm 9,31;Sb 2,12 = Tg 5,6;Sb 2,13 = Mt 27,43;Sb 2,16 = Jo 5,18;Sb 2,17 = Hb 13,7;Sb 17-18 = Mc 15,29;Sb 2,18-20 = Mt 27,43;Sb 2,19 = Fl 4,5 / Tg 5,6;Sb 2,22 = Mc 4,11;Sb 2,23 = 1Cor 11,7;Sb 2,24 = Jo 8,44 / Rm 5,12;Sb 3,4-5 = Tg 1,2;Sb 3,7 = Lc 19,44;Sb 3,8 = 1Cor 6,2;Sb 3,9 = Jo 15,9-10;Sb 3,17 = At 19,27;Sb 3,18 = 1Ts 4,13;Sb 4,2 = 1Cor 9,25;Sb 4,10 = Hb 11,5;Sb 4,19 = At 1,18;Sb 5,4 = Jo 10,20;Sb 5,5 = At 20,32 / At 26,18;Sb 5,6 = 2Pd 2,2;Sb 5,16 = 2Tm 4,8;Sb 5,17 = Ef 6,12;Sb 5,18 = Ef 6,14;Sb 5,18 = 1Ts 5,8;Sb 5,19.21 = Ef 6,16;Sb 5,22 = Lc 21,25;Sb 6,3-4 = Rm 13,1;Sb 6,7 = At 10,36;Sb 6,18 = Jo 14,15 / Rm 13,10;Sb 7,1 = At 10,26;Sb 7,3 = At 14,15;Sb 7,7 = Ef 1,17;Sb 7,11 = Mt 6,33;Sb 7,18 = At 17,26;Sb 7,22-30 = Hb 4,12;Sb 7,23 = Fl 4,13;Sb 7,24-25 = 1Cor 1,24;Sb 7,25-26 = Hb 1,3;Sb 7,27 = Tg 2,23;Sb 8,3 etc. = At 10,36;Sb 8,8 = Jo 4,48 / 1Ts 5,1;Sb 9,1 = Jo 1,3 / At 17,24-25;Sb 9,3 = Ef 4,24;Sb 9,9 = At 17,24;Sb 9,13 = 1Cor 2,16;Sb 9,15 = 2Cor 5,1.4;Sb 9,16 = Jo 3,12;Sb 10,6 = 2Pd 2,7;Sb 10,16 = 2Cor 12,12;Sb 10,17 = Hb 11,6;Sb 11,10 = 1Cor 4,14;Sb 11,15 = Rm 1,23;Sb 11,23 = Rm 2,4;Sb 12,10 = Hb 12,17;Sb 12,12 = Rm 9,19;Sb 12,13 = 1Pd 5,7;Sb 12,19 = At 11,18;Sb 12,24 = Rm 1,23;Sb 13-15 = Rm 1,19-32;Sb 13,1 = Rm 1,21 / 1Cor 15,34 / Hb 11,10;Sb 13,6 = At 17,27;Sb 13,10 = At 17,29;Sb 14,1 = Jd 1,13;Sb 14,20 = At 17,23;Sb 15,1 = Lc 6,35;Sb 15,3 = Jo 17,3;Sb 15,6 = Rm 9,21;Sb 15,8 = Lc 12,20;Sb 15,11 = Jo 20,22;Sb 15,17 = At 17,23;Sb 16,6 = 1Cor 11,24;Sb 16,9 = Ap 9,3;Sb 16,13 = Mt 16,18 / Rm 10,7;Sb 16,22 = Ap 8,7;Sb 16,26 = Mt 4,4;Sb 17,1 = Rm 11,33;Sb 17,2 = Mt 22,13;Sb 17,11 = Rm 2,15;Sb 17,14 = 1Ts 5,3;Sb 17,15 = Mc 6,49;Sb 17,17 = Gl 6,1;Sb 18,1 = At 9,7 / At 22,9;Sb 18,14 = Ap 8,1;Sb 18,14-15 = 1Ts 5,2;Sb 18,15-16 = Jo 3,12 / Hb 4,12;Sb 18,16[15] = Ap 2,12;Sb 18,25 = Hb 11,28;Sb 19,7-8 = 1Cor 10,1;Sb 19,10 = At 13,17.• TobiasTb 2,2 = Lc 14,13;Tb 3,17 = Lc 15,12;Tb 4,3 = Mt 8,21;Tb 4,6 = Jo 3,32;Tb 4,10 = Tg 2,13;Tb 4,14 = Tg 5,4;Tb 4,15 = Mt 7,12;Tb 4,17 = Mt 25,35;Tb 5,15 = Mt 20,2;Tb 5,19 = 1Cor 4,13;Tb 7,10 = Lc 12,19;Tb 7,17 = Mt 11,25 / Lc 10,17 / At 17,24;Tb 11,9 = Lc 2,29;Tb 12,8 = At 10,2;Tb 12,12 = Ap 8,3;Tb 12,15 = Mt 18,10 / Lc 1,19 / Ap 8,2;Tb 13,7.11 = 1Tm 1,17;Tb 13,17 = Ap 21,19-20;Tb 13,18 = Ap 19,1;Tb 14,4 = Mt 23,38 / Lc 13,25;Tb 14,5 = Mc 1,15 / Lc 21,24 / Gl 4,4.• JuditeJdt 4,9 = At 12,5;Jdt 8,6 = Lc 2,37;Jdt 8,26 = At 15,4;Jdt 8,35 = Mc 5,34;Jd 9,12 = At 4,24;Jdt 10,13 = At 26,25;Jdt 11,19 = Mt 9,36;Jdt 12,8 = 1Ts 3,11;Jdt 13,18 = Lc 1,42;Jdt 14,16-17 = At 14,14;Jdt 16,17 = Mt 11,22 / Mc 9,48 / At 12,23 / Tg 5,3.• 1º Livro dos Macabeus1Mc 1,54 = Mt 24,15;1Mc 2,21 = Mt 16,22;1Mc 2,28 = Mt 24,16;1Mc 2,52 = Hb 11,17;1Mc 2,60 = 2Tm 4,17;1Mc 3,6 = Lc 13,27;1Mc 3,49 = At 21,26;1Mc 3,60 = Mt 6,10;1Mc 4,59 = Jo 10,22;1Mc 5,15 = Mt 4,15;1Mc 7,41 = At 12,23;1Mc 8,16 = Tg 4,2;1Mc 9,39 = Jo 3,28;1Mc 10,25 = At 10,22;1Mc 10,29[30] = Lc 15,12;1Mc 11,30.33 etc. = At 10,22;1Mc 12,6 = At 5,12;1Mc 12,9 = Rm 15,4;1Mc 12,17 = Mt 9,38;1Mc 13,2 = Hb 12,21;1Mc 14,41 = Hb 5,6;1Mc 15,21 = At 9,2.• 2º Livro dos Macabeus2Mc 1,4 = At 16,14;2Mc 1,10 = At 5,21;2Mc 1,24 etc. = 1Pd 4,19;2Mc 1,27 = Tg 1,1;2Mc 2,4 = Rm 11,4;2Mc 2,4-8 = Ap 2,17 / Ap 11,19;2Mc 2,7 = 2Ts 2,1;2Mc 3,11 = 1Tm 2,2;2Mc 3,24 = Hb 12,9;2Mc 3,24-40 = At 9,1-29;2Mc 3,25 = Ap 19,11;2Mc 3,26 = Lc 24,4;2Mc 3,26 = At 1,10;2Mc 3,30 = Tt 2,11;2Mc 3,34 = Lc 24,31;2Mc 4,1 = Hb 11,;2Mc 4,6 = At 24,2;2Mc 4,32 = At 5,2;2Mc 6,4 = Rm 1,28;2Mc 6,18-7,42 = Hb 11,35;2Mc 6,23 = Rm 9,4;2Mc 7,19 = At 5,39;2Mc 8,17 = Mt 24,15;2Mc 9,9 = At 12,23;2Mc 10,3 = Mt 12,4;2Mc 10,7 = Ap 7,9;2Mc 11,8 = At 10,30 / Ap 19,11;2Mc 12,15 = 1Tm 6,15;2Mc 12,43-44 = 1Cor 15,29;2Mc 13,4 = 1Tm 6,15 / Ap 17,14 / Ap 19,16;2Mc 13,14 = Hb 12,4 / Ap 2,10.Autor: Prof. Carlos Ramalhete
'
biDEUTEROCANÔNICOS - VÁRIOS ARGUMENTOS CONTRA - "alguns protestantes retiraram sete livros inteiros da Bíblia. Vou lhe dar uma ajuda nessa árdua tarefa:1- Não foi por conterem erros "históricos ou geográficos" que foram removidos, pois o livro de Reis, de Crônicas, Gênesis, Êxodo também possuem este tipo de erro, e continuam na Bíblia;2- Não foi porque os judeus não o aceitam desde o ano 90dC, pois este argumento levaria a rejeitar todo o Novo Testamento;3- Não foi por "ensinar" "mentira, vingança" etc, que podemos colar vários trechos presentes em toda a Bíblia que "ensinam" estas coisas (obviamente somente para quem não a compreende);4- Não foi por conter histórias repletas de simbolismo, pois vários livros da Bíblia possuem estes relatos;5- Sobrou apenas as "heresias" da oração pelos mortos, que os judeus fazem até hoje(kadish), e os cristãos sempre fizeram; e a importância das boas obras para o fortalecimento da fé.Como vemos, apenas o item 5 é que justifica a retirada estratégica , na maior cara-de-pau, de 7 livros inteiros da Bíblia. E justamente porque ensinavam claramente doutrinas rejeitadas pelos protestantes que os removeram. Nem Lutero cometeu tamanho despautério................................Então, (...), ...são estas coisas que o senhor deve explicar, ao invés de buscar infantilmente depreciar 7 livros inspirados por Deus, fazendo pior: citando apócrifos que, se a Igreja tivesse colocado na Bíblia quando a definiu, o senhor estaria citando e decorando trechos até hoje...
'
biDEUTEROCANÔNICOS- TOBIAS - MENTIRA DO ANJO - Não há mentira! O anjo usa o nome Ananias (que significa "O Senhor Ajuda") em vista da sua tarefa de ajudá-lo para que fosse curado, dizendo ser o filho de "Ananias", ou seja, filho do "Senhor Bondoso". Azarias: O Senhor me sustém e me guia. Que mentira há? Aponte-a, por favor.Como se vê não há mentira nenhuma. Ao contrário do que acontece em outros livros da Bíblia.
'


IR PARA: -^->

Nenhum comentário:

.............................CABEÇALHO
------------------------------------------------------------------------------



1) - ANOTAÇÕES APOLOGÉTICAS (27 Páginas)



2) -
MENTIRAS PROTESTANTE (Vai para outro site)



3) - ARTIGOS DIVERSOS



------------------------------------------------------------------------------